Arquivos - Página 2

  • Ecologia: o cuidado pela vida
    v. 70 n. 277 (2010)

    Ecologia: consciência e responsabilidade pelo dom que somos e recebemos! Em comunhão com a Igreja e a ONU (Conferência de Copenhague), ressaltamos neste primeiro fascículo do ano a temática ecológica. Para isso, acolhemos a sugestão da Comissão Teológica Latino-Americana da ASETT (Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo), sob a orientação de José María Vigil, para fazermos parte de uma minga (palavra quêchua que indica uma tradição de trabalho comunitário para fins sociais e vigente em nosso Continente desde tempos pré-colombianos) de revistas teológicas, com o objetivo de realçar um tema considerado de especial importância e urgência na atualidade e como gesto de responsabilidade partilhada. Constituiu-se, a partir desta sugestão, uma espécie de “fundo” de textos sobre ecologia que, somados aos que as próprias revistas poderiam apresentar, ficaria à disposição das respectivas Redações. Temática, “fundo” comum e liberdade das Redações formaram a base de entendimento para a minga. Portanto, Você pode encontrar outros artigos (alguns, talvez, repetidos) nas seguintes revistas que participam do mutirão (minga): Christus, México (México); Voces del Tiempo, Guatemala (Guatemala); Alternativas, Manágua (Nicarágua); Amigo del Hogar, Santo Domingo (República Dominicana); La Antigua, USMA, Panamá (Panamá); Vínculum, da CRC, Bogotá (Colômbia); Páginas, CEP, Lima (Perú); REB, Petrópolis (Brasil)[1]; Perspectiva Teológica, Belo Horizonte (Brasil); Tiempo Latinoamericano, Córdoba (Argentina); Acción, Assunção (Paraguai); ObSur, Montevideo (Uruguai); Pastoral Popular, Santiago de Chile (Chile).

    Participando da evolução da consciência planetária a respeito dos fenômenos sociais e geofísicos que configuram a crise ecológica, Você pode acompanhar, neste fascículo, o apelo ético para que, agora, como nunca antes, cuidemos da Mãe-Terra como expressão da Vida e do Dom que é confiado a toda a humanidade, as dificuldades da tomada de consciência a respeito da partilha da responsabilidade pelo cuidado ecológico e as sinalizações que a nova cosmologia envia às narrativas religiosas. Trata-se de um conjunto de possibilidades e de desafios, que urge aproveitar e administrar com sabedoria. Juan Antonio Mejia Guerra, Gullermo Kerber, José Manuel Fajardo Salinas, Faustino Teixeira, o Celam, Pedro A. Ribeiro de Oliveira, Maria Inês Restrepo Moreno, Juan Jacobo Tancara, Leonardo Boff e José María Vigil nos estimulam nesta missão.

    Além disso e em relação ao ano sacerdotal, neste fascículo, Você tem dois destaques: o primeiro é o da eminente figura de São Vicente de Paulo que, mesmo na “altura” dos 350 anos de sua morte, com seu exemplo, orienta os sacerdotes, e a todos, no caminho de Deus e das pessoas, principalmente das mais pobres. Vinícius Augusto Ribeiro Teixeira se encarregou de fazer a reapresentação deste sacerdote, que também se consagrou à adequada formação do clero. O segundo destaque é protagonizado por um estudo sobre as implicações dos condicionamentos dos Seminários, ou de muitos eles ao menos, na formação para o ministério presbiteral. Trata-se de um assunto que merece ser avaliado, visando o ideal de realização humana da pessoa do padre, consagrado a Deus, bem como o caráter religioso do serviço a ser prestado ao Povo de Deus. Sílvio José Benelli é quem nos ajuda nesta avaliação.

    Por fim, Antônio Moser traz para nossa consideração não só o fato sociológico do aumento numérico de pessoas idosas na sociedade brasileira, mas, principalmente, a chance e o desafio de iniciativas públicas e privadas, além de eclesiais, para um envelhecimento com qualidade de vida digna do ser humano.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator


    [1] 1. Na REB, Você pode encontrar outros textos relacionados à ecologia: Vol. 69 (2009) 120-142; 314-328; 425-431; 596-617; 861-884. Vol. 68 (2008) 67-90; 772-802; 807-831. Vol. 67 (2007) 171-181. Vol. 60 (2000) 923-924. Vol. 56 (1996) 85-99. Vol. 52 (1992) 5-22; 23-44; 45-63; 64-74; 75-83; 84-91; 128-135; 692-697; 856-876. Vol. 51 (1991) 167-174; 694-699.

     

  • Simone Weil: condição humana e teologia
    v. 69 n. 276 (2009)

    Realçamos neste fascículo a centenária memória de uma extraordinária mulher: Simone Weil. Convertida à admiração e ao seguimento de Jesus Cristo, na Igreja católica, não deixou de buscar as razões da fé, através de sincero, coerente e instigante empenho intelectual. Como poucos, aproximou e articulou alguns aspectos da situação humana, notadamente os de exploração, miséria, sofrimento e morte com a encarnação, a paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, estimulando quem dela se aproxima ao diálogo fé e razão. Com efeito, emissão da teologia articular a racionalidade da fé, sem contudo reduzi-la à razão. E, se esta missão sempre foi uma bênção para o ser humano, particularmente para as Igrejas, também o é, de modo muito evidente para nossos dias, na Igreja católica. A racionalidade da fé ajuda na aproximação da verdade na caridade, como também Bento XVI acentuou em sua última encíclica. Você, leitora/or da REB, pode acompanhar este diálogo fé-razão e dele se beneficiar através dos estudos de Maria Clara Lucchetti Bingemer, Emmanuel Gabellieri, Alino Lorenzon e Carlos Roberto Loredo.

    Você também tem oportunidade de participar da reflexão em torno de um assunto polêmico e importante, até oportunamente situado no ano dedicado aos sacerdotes pela Igreja católica, qual seja: a relação entre homossexualidade e ministério ordenado. Você tem a possibilidade de acompanhar a criteriosa análise desta correlação, feita por Peter Mettler, de considerar desdobramentos humanos e eclesiais e de dar-se conta das razões administrativas tomadas, a respeito, pela Igreja católica.

    A inter-relação entre sociedade civil e religião ou, especificamente, entre sociedade civil pluralista e igrejas ou Igreja católica veio novamente à tona no mundo ocidental e, portanto, também no Brasil. Paulo Fernando Carneiro de Andrade, partindo da encíclica Octogesima Adveniens, do Papa Paulo VI, de 1971, esclarece a missão dos católicos em sua relação com a sociedade em que vivem, e articula a ação resultante desta missão. Em contraposição à privatização e ao intimismo da fé, ele relança a dimensão social não só dos católicos, mas também, dos cristãos e de toda pessoa de boa vontade.

    Devido à postura assumida, em geral, pelo ser humano em relação à “Casa” que lhe possibilita viver e conviver, levanta-se hoje a ecologia como uma questão. Uma questão preocupante, em razão das consequências nem sempre benéficas do agir humano sobre o conjunto das dádivas da Mãe-Terra, gerando várias crises derivantes que colocam em risco o presente e o futuro da vida. A Igreja, também através da voz de seus pastores, tem se mostrado atenta, contribuindo, assim, para a tomada de consciência e a busca de soluções adequadas e urgentes. Ludovico Garmus reúne e comenta os recentes pronunciamentos do magistério eclesial, em nível geral, latino-americano e brasileiro. É um significativo serviço que ele presta a quem quiser utilizar-se de ferramentas adequadas para ajudar na conservação e melhoria da vida no Planeta Terra.

    Enfim, voltamos à missão da teologia, em geral, e da/o teóloga/o, em particular. Francisco Taborda, resgatando do “baú” coisas antigas, afirma que elas também são novas, atuais, desejáveis e até indispensáveis. Analisando a aula inaugural de Tomás de Aquino para obtenção da cátedra de professor de teologia, reafirma o sumobenefício e, mesmo, a necessidade da convergência entre atividade intelectual (estudo, reflexão) e pastoral (ação): a/o teóloga/o tem a missão de comunicar sabedoria. Outrossim, o A. ajuda a esclarecer pressupostos diferenciais entre Teologia e Ciências da Religião.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Paulo de Tarso evangelizador
    v. 69 n. 275 (2009)

    A Igreja católica, particularmente na América Latina e no Caribe através da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realça, hoje, uma de suas dimensões constitutivas, congêneres e fundamentais: a de ser missionária da boa-nova de Jesus Cristo. Um sinal de apreço às suas próprias origens e de sintonia com a evolução sócio-cultural da história. A reflexão sobre a vida e a obra do Apóstolo Paulo contribui para reforçar esta consciência. Dando vez à missão do sacerdote, o ano paulino chegou a seu final. Mas São Paulo continuará, agora, certamente, ainda mais evocativo. “Ai de mim se não evangelizar”, escrevia! Evangelizar sem fronteiras, inserir-se em todos os espaços sociais e culturais, em todas as crises e buscas de caminhos, anunciando Jesus Cristo crucificado, esperança da glória, valor que ultrapassa todo e qualquer bem que se possa pretender neste mundo é missão que Paulo assumiu de modo paradigmático.

    É, pois, como fruto do ano paulino e como propósito de dar continuidade à refontalização e atualização da Igreja que a REB tem a satisfação de se fazer porta-voz de teólogos e pastoralistas que oferecem sua contribuição no discernimento do que Paulo entendia por ser humano (Valdir Marques), no discernimento de sua força motriz, ou seja, de sua espiritualidade (Carlos Mesters e Francisco Orofino), de seu impulso evangelizador (Isidoro Mazzarolo) e de sua experiência de Jesus Cristo (Michel Sakr). Assim, confirmações podem hoje ser encontradas, descobertas podem hoje ser feitas, intuições podem hoje ser percebidas e, acolhidas, iluminar a Igreja.

    Assim, ancorada em Cristo e atenta ao ser humano concretamente situado, particularmente em sua relação com a Mãe-Terra, a Igreja pode tirar de seu baú coisas novas e velhas. É neste sentido que José Wiliam Corrêa de Araújo sonda valores e desvalores do contexto sócio-cultural, designado, em sua evolução, de “modernidade” e “pós-modernidade”; e Agenor Brighenti, fazendo eco ao III Fórum Mundial de Teologia e Libertação, identifica gritos que vem da Amazônia, ou seja, interpelações éticas referentes à ação humana naquele contexto social e biológico, mas que alcançam o pensar e o agir do mesmo ser humano no mundo de hoje, seja em relação a si mesmo seja em relação à Criação.

    Retomando a pergunta pela perspectiva e pelo sentido do agir humano, peregrino do absoluto, da perfeição no amor, Vinícius Augusto Ribeiro Teixeira evoca uma das mais belas explicitações do Vaticano II (no cinquentenário de seu anúncio): a vocação universal à santidade. É o horizonte utópico (ser santos como Deus é santo) que transforma e renova o horizonte histórico. É a avenida que, na profusão da cidade humana, orienta “motoristas” e “pedestres”.

    Por fim, neste fascículo, a retomada da vocação missionária da Igreja, segundo a lúcida, corajosa e oportuna explicitação da V Conferência do Episcopado Latino-americano, em Aparecida. É Stefano Raschietti que indica a trilha desse garimpo.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Religiosidade popular: um rosto plural
    v. 69 n. 274 (2009)

    A Igreja católica na América Latina, expressando-se com autoridade na e através da V Conferência de seu Episcopado, em Aparecida, reacolhe e reassume com vigor sua missão evangelizadora. Evidentemente, a referência fontal é o mandato do Senhor, adornado pela memória de mais de 500 anos de presença neste Continente. Pressuposto este cenário, mas delimitando-se ao rosto sócio-religioso brasileiro, Pedro Rubens Ferreira de Oliveira partilha sua percepção da atualidade evangelizadora neste espaço social. Esta percepção constata uma efervescência. Uma “efervescência religiosa sem precedentes e uma ambiguidade sem limites”. CEBs, RCC e Neopentecostalismo autônomo são três manifestações desta efervescência, paradoxal no presente contexto cultural de secularização. Sendo assim, pergunta-se: trata-se de um retorno religioso? Ou, antes, de reacomodação e de manifestação de diferentes rostos de uma mesma matriz religioso-cultural, a matriz do cristianismo popular? Se assim é, estamos diante de muitos rostos, de muitas expressões que revelam a diversidade cultural de nosso povo, bem como as possibilidades e os limites da expressão cultural da religião. Ora, qual seria o efeito deste olhar benevolente e perspicaz para o testemunho e o desempenho da missão evangelizadora da Igreja no pluralismo de hoje, particularmente no Brasil e, por extensão, na América Latina?

    Muitos organismos e reuniões a nível local, regional e internacional discutem hoje o uso racional da água, movidos por sua escassez e poluição, e fazem prognósticos, não raro, alarmantes, para o futuro, estimulando, por isso, as pessoas a uma corresponsabilidade coletiva. Elisandro Fiametti e Márcio Fabri dos Anjos, retomando a temática da CP/2004, reforçam o (re)despertar ético que o uso da água coloca, hoje, de modo particular às igrejas.

    Em continuidade com as preocupações éticas de hoje e de modo abrangente em relação à vida (bioética), Leo Pessini, levanta algumas questões pertinentes à América Latina, destacando a crescente percepção com o social e, portanto, a percepção de uma ética social, uma demanda e uma contribuição da América Latina.

    Os gritantes contrastes do acesso aos bens do trabalho e da Terra em tempos de globalização neoliberal, sistema que ora passa por uma de suas mais graves crises, dão oportunidade a Claudinei Jair Lopes para rediscutir e repropor a temática de um cristianismo sensível à justiça, ao compromisso com a promoção da pessoa humana.

    Recepção de Aparecida pelas igrejas locais. Este é o assunto de Antonio Alves de Melo. Descreve e propõe o ideal (da tradição) da recepção: criativa, pois, também neste caso, o que é proposto é expressão da sinodalidade e colegialidade da Igreja católica na América Latina. Ressaltando três aspectos da proposta de Aparecida: o encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, a conversão pastoral e a opção pelos pobres e excluídos, acena para a possibilidade de uma nova era da Igreja no Continente.

    A amostra sobre a representação vocacional de canditatos/as à vida consagrada e sacerdotal consolida antigas e novas constatações e preocupações a respeito de circunstâncias do chamado, de sua natureza e do futuro das religiões institucionalizadas. É o que constata Sílvia Regina Alves Fernandes. Vale a pena conferir.

    Por fim, dando continuidade ao debate sobre a TdL e seu método, Francisco de Aquino Júnior apresenta a crítica de Clodovis Boff à tese de Jon Sobrino da Teologia como “intellectus amoris” e tece algumas ponderações à referida crítica. A discussão é importante, pois concerne a compreensão da missão da Igreja e, portanto, o modo como as discípulas e os discípulos de Jesus Cristo se apresentam no mundo, e, particularmente, na atual configuração sócio-religiosa da América Latina.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • 50 Anos depois - o Vaticano II na América Latina
    v. 69 n. 273 (2009)

    O amanhecer deste ano de 2009 nos traz a possibilidade de uma feliz e redonda recordação: 50 anos do anúncio do Concílio Vaticano II, pelo saudoso Papa João XXIII, na Basílica de São Paulo, em Roma, no dia 25 de janeiro de 1959! E o entardecer de 2008 nos possibilitou o agradecimento pela passagem dos 40 anos da realização da II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, em Medellín, na Colômbia, em 1968.

    São dois eventos eclesiais importantes, pois sinalizam a autoconsciência da Igreja católica, particularmente latino-americana, nos tempos atuais. E cremos que, nisto, guiada pelo Espírito, ela retorna, com novo vigor, às suas fontes – basicamente a Jesus Cristo – e expressa em nova linguagem sua experiência com Deus. Discerne, assim e sempre de novo, sua missão evangelizadora no contexto da evolução cultural e histórica das pessoas e das sociedades. E, na linha da particularização e a partir de Medellín, traduziu criativamente as grandes intuições do Vat. II para a América Latina, fazendo com que chegassem às pessoas e a circunscrições menores, como famílias e comunidades de fé, sem desconsiderar o movimento inverso: de pessoas, movimentos e comunidades a Medellín e ao Vaticano II. E o mais importante: a inspiração que levou a Medellín e ao Vaticano II, partindo das origens da fé e da missão recebida, é por sua natureza, criativa e permanente. Assim, a Igreja se mantém fiel ao que não passa para ser flexível no que se transforma.

    Pareceu-nos bem, pois, destacar, por ocasião dos 50 e 40 anos, os eventos eclesiais acima lembrados. Destaque modesto, significativo porém pela contribuição dos autores que sobre sua atualidade se debruçaram: Agenor Brighenti, Sinivaldo Silva Tavares, Marcelo Barros.

    A atualidade da vocação e da missão da Igreja, na tradição dos celebrados eventos, é pensada, em alguns de seus aspectos, por Mário de França Miranda e José de Anchieta Lima Costa.

    Não menos importantes, mas partindo de possibilidades que nos são apresentadas por demandas sociais e eclesiais da atualidade, como: o cuidado por nossa Mãe-Terra, os vetores da globalização, a catolicidade da mensagem cristã, o debate em torno da metodologia teológica,especificamentedaTdL,ouseja,abuscadaracionalidadedaféeaentregaconfiante a Deus são temas tratados neste fascículo, cada vez de modo específico, por Antônio Moser, Johan Konings e Solange Maria do Carmo, Ludovico Garmus, José Comblin, Hubert Lepargneur, Boaventura Kloppenburg.

    A Redação da REB deseja que esta rica e variada contribuição possa ajudar no discernimento dos caminhos de Deus e na consagração da vida, em Cristo e com Cristo, à causa do Reino de Deus ou da Evangelização, apesar de nossas fraquezas e num contexto social tão cheio de necessidades, desafios e possibilidades.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Duns Scotus
    v. 68 n. 272 (2008)

    Neste fascículo, a REB presta homenagem ao Bem-aventurado João Duns Scotus, por ocasião dos 700 anos de sua morte, e propõe a seus leitores uma “visita” a seu universo antropo-teológico.

    Talvez haja quem se admire desta homenagem a um teólogo da virada do s. XIII para o s. XIV e deste convite: homenagem e “visita” seriam relevantes para o s. XXI?!

    Pode ser que algum aspecto da linguagem escotista cause algumas “retenções”. Apesar de tudo, estamos convencidos – e certamente todos os que se aproximam de Duns Scotus – de que suas intuições são sobremaneira estimuladoras e de indiscutível incidência pastoral. Ele é reconhecido como “Doutor sutil”. Com efeito, a perspicácia de seu pensamento e a santidade de sua vida são de tal envergadura que podem estimular e orientar os discípulos e as discípulas de Jesus Cristo no cumprimento da missão evangelizadora a que Aparecida os convocou. Com suma coerência, em seu universo de compreensão Jesus Cristo é ápice da criação, da antropologia e da economia da redenção. Aborda com luminosa propriedade aspectos fundamentais do ser humano, como: unicidade, razão, vontade, liberdade, amor e a relação destas potencialidades entre si. No pano de fundo da liberdade e da gratuidade do agir de Deus, o ser humano – sua obra prima – realiza-se na liberdade e no agir em favor da justiça, ou seja, gratuitamente, por amor. Com Cristo e por Cristo, é vocacionado a se confraternizar com todas e com cada uma das criaturas e responder ao amor com amor.

    Ademais, não poucos constatam que não nos situamos numa época de mudanças – o que seria corriqueiro –, mas numa mudança de época. Em situações como a nossa, são as questões verdadeiramente relevantes que importam. É então que Duns Scotus se agiganta na busca e na exposição de um sentido de vida verdadeiramente humano, cristão, encantador que se nos apresenta surpreendentemente atual. Assim, é sumamente desejável que se configure uma proposta de vida evangélica, que encante as pessoas, particularmente os cristãos, parceiros na missão de Jesus Cristo e, portanto, chamados a anunciar a salvação.

    Cara/o leitora/or, os textos de Sinivaldo Silva Tavares, Adelmo Francisco Gomes da Silva, Johannes Baptist Freyer e Orlando Todisco dizem isto, muito mais e melhor!

    A missão, novo paradigma, legado de Aparecida, é apresentada por Paulo Suess, emergindo como a naturalidade dos discípulos de Jesus Cristo, libertador e plenificador do ser humano.

    O pensar teológico: o que tem de específico e próprio? Clodovis Boff, em “Volta ao fundamento: réplica”, discute o fundamento teológico e os caminhos da prática evangelizadora na América Latina e no Caribe.

    Por fim, mas não por último, uma despedida. Depois de 40 anos a serviço dos leitores da REB, “nosso” Ephraim Ferreira Alves, que – mais do que secretário –foi e continua sendo escritor de inteligência e memória privilegiadas, deixa a Redação! Portanto, agradecimentos pela fiel, valiosa e indelével contribuição!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

     

  • Diálogo e Comunhão
    v. 68 n. 271 (2008)

    Na função de estimular a reflexão sobre as razões e as condições da missão dos discípulos e missionários de Jesus Cristo, a REB se sente honrada em contribuir com a partilha das seguintes propostas:

    “O diálogo na Igreja e a Igreja do diálogo no Documento de Aparecida” abre as considerações. O tema, desenvolvido por Elias Wolff, situa a consciência dialogal no Documento de Aparecida. Uma consciência que se refere à própria identidade e característica dos discípulos e missionários de Jesus Cristo! Cabe-lhes, pois, esmerar-se no diálogo – requisito atualmente valorizado –, fortalecendo a estrutura relacional do ser humano, particularmente do cristão-católico. E as decorrências pastorais podem ser inferidas da imagem tradicional do pastor...

    A imagem do pastor evoca uma atitude de escuta e devotamento, tanto em relação ao Pastor, como às ovelhas. E esta atitude, própria do discípulo e missionário, pode ser aprimorada ao se fazer, como Sávio Carlos Desan Scopinho, a pergunta pelo tipo de representação que se tem de discipulado e missão. Será ela de tipo sacrificial, fria e trágica? Será de tipo encantada pela maravilha da encarnação do Pastor, percebendo a missão como anúncio da ternura e proximidade libertadoras de Deus?

    E, na busca de razoabilidade da fé e da missão, poderia-se também perguntar se os pressupostos metodológicos condizem com o caráter libertador da boa-nova do amor do Pai. Francisco de Aquino Júnior contribui para dar conta desta indagação, tendo como ponto de partida a metodologia da TdL, assim como foi articulada por Clodovis Boff. E a decorrência pastoral é decisiva.

    Especificamente, o discípulo e missionário de Jesus Cristo sente-se chamado a trabalhar em prol da família. Depara-se, então, com as mais diversificadas condições em que esta se encontra. Indo ao encontro deste desafio, Nilo Agostini delineia o que a praxe pastoral da Igreja, para permanecer centrada na boa-nova de Jesus Cristo, costuma propor em prol das famílias em condições “especiais”.

    Juventude, vítima de violência! Eis outro “lugar” específico para a atuação dos discípulos e missionários de Jesus Cristo. Que testemunho a tradição bíblica lhes oferece? Como agiria o Pastor, perguntam-se? Que “cabeça” se deveria ter, Paulo Fernando Dalla-Déa, para que a boa-nova chegue aos jovens?

    Finalmente, a carta encíclica de Bento XVI, Spe salvi. Demonstrando que a encíclica sugere o ensinamento do Concílio Vaticano II sobre a Esperança cristã, Lina Boff ressalta sobretudo a feliz relação que Bento XVI estabelece entre a certeza de, na esperança, sermos salvos e o decorrente empenho para que os males que afligem os seres humanos sejam debelados.

    Que o Espírito alimente em todos a esperança e a paciência, a gratidão e a perseverança.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Eucaristia e Anúncio
    v. 68 n. 270 (2008)

    A REB se une a Mário França de Miranda para repropor a seus queridos leitores uma afirmação cotidiana: toda boa teologia serve à pastoral, e toda boa pastoral busca um firme embasamento teológico. Faz-se desejável, pois, um salutar intercâmbio entre teologia e realidade social, bem situada. Ora, a Eucaristia possibilita de maneira privilegiada e única este intercâmbio, pois, como Aparecida reafirma, em cada celebração eucarística os cristãos morrem e ressuscitam com Cristo. Expressam sua vida de discípulos e missionários de Jesus Cristo. Neste lugar ou momento kairótico redescobrem o Senhor ao partir o pão e proclamam o mandamento do amor, como dinamismo pascal da vida (cf. DA 267). Que se relacione, criticamente, serviço e celebração eucarístico-sacramental, nunca é suficiente ou demais desejar, pois, o segredo de uma Igreja discípula e missionária situa-se neste ponto de convergência e de irradiação.

    Em seguida, propomos uma salutar discussão sobre o lugar da cristologia e da ação cristã. E perguntamos: o lugar de uma relativiza a outra? Deve-se impor á força argumentativa ou testemunhal de uma sobre a outra? São excludentes? Chegou-se a colocar o pobre no lugar de Cristo? Chegou-se a colocar um Cristo imaginado no lugar do pobre? Deveriam ser conjugadas? Como? Enfim, Deus, onde estás? Pode minha mente, meu coração, ser a medida de Tua manifestação?! Acompanhe e participe, com desdobramentos na reflexão e na práxis, o debate coordenado por Luiz Carlos Susin e Érico João Hammes, de um lado, e Clodovis Boff (REB 67 (2007) 1001-1022), de outro.

    A Conferência de Aparecida continuará sendo um marco referencial para o discipulado de Jesus Cristo e o anúncio da Boa Nova, decorrente do encontro com o Mestre. Como não poderia deixar de ser, é um referencial historicamente situado. E, para ajudar a perceber contornos das circunstâncias de Aparecida, propomos o ensaio de Carlos César dos Santos: chaves de leitura.

    Crise, mudança, decadência, prostração, reforma, re-erguimento, conversão... O que sinalizamos com estes e outros termos semelhantes, às vezes adjetivados, como crise moral, decadência religiosa, re-erguimento ético-moral? A que experiência pessoal ou social nos referimos? Sandro Roberto da Costa, abordando um personagem e uma época bem específica, nos traz uma bela ilustração.

    Inspirar-se e orientar-se a partir do princípio liberal que leva à insensível autonomia em relação aos outros ou a partir do princípio misericórdia que conduz à solidariedade social? Ou, o que um pode contribuir para o outro? Que importância adquirem estas orientações para uma corresponsabilidade em relação à vida? Em que ou quanto o olhar da fé influi? Podemos acompanhar esta candente reflexão com Rogério Jolins Martins e Márcio Fabri dos Anjos.

    Temos oportunidade de acompanhar também nosso querido Bernardino Leers, ora quase cego de vista, mas lúcido de mente, para ouvir dele que, ao menos no centro do Brasil, quem voa nas alturas não é águia, mas urubu! Falando da sociedade-família, situada na sociedade política, também situada, pondera que toda iniciativa moral deve levar em conta os seres humanos no chão que estão pisando, nas possibilidades que têm de responder às necessidades do próximo e ao chamado de Deus.

    Por fim, uma das pérolas mais brilhantes: Qual a relação entre a ciência bíblica e a leitura popular da Bíblia? Como ou em que uma dimensão pode ajudar a outra? Como uma pode ajudar a outra a distinguir claramente a roupagem ou a forma de mensageiro e a mensagem ela mesma? Temos a possibilidade de acompanhar esta interessante reflexão com Ralf Huning!

    Às leitoras e aos leitores: que a REB os estimule no seguimento e na missão!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Dizer Deus hoje
    v. 68 n. 269 (2008)

    Prossigamos no tempo, enquanto nos for dada esta graça, iniciando este novo ano em nome de Deus! Mas a que ou a quem desejamos aludir quando dizemos “Deus”? A um dado historiográfico? A uma indicação intelectual apenas? A uma experiência pessoal e coletiva de transcendência? A uma aproximação ao/do totalmente Outro? A palavra “Deus”, todas as palavras e expressões humanas são relativas e, portanto, pouco importam por elas mesmas? Num contexto cultural, particularmente em nível filosófico, onde a tradição não importa tanto quanto a experiência pessoal, é indispensável percorrer os caminhos do humano, do ato de fé na revelação do segredo da Vida. E como é bom e necessário encontrar, acolher e projetar as fontes de um estilo de vida que carregue o sentido das palavras, da Palavra, de “Deus”! Relativo e absoluto, um “diálogo” estimulante e articulado com conhecimento de causa por Tiziano Tosolini.

    A relação entre pobres e Mistério santo está presente em todas as religiões. De modo peculiar no cristianismo, por se referir a Jesus Cristo e à sua práxis libertadora. Recentemente, presente no Vaticano II, nas conferências de Medellín, Puebla, Santo Domingo, é confirmada em Aparecida como opção preferencial. Ela decorre da própria missão dos seguidores de Jesus Cristo, que identificam ou são conduzidos a perceber o convite de seu Senhor nos clamores dos pobres e excluídos e hoje. O desafio de vivenciar esta vocação é estimulado por Antônio Alves de Melo.

    Referimo-nos, acima, a Medellín. Uma referência que, em 2008, chega aos 40 anos! Uma razoável distância no tempo. A partir de tudo o que esta distância já carrega, o que ainda e mais ainda é possível perceber a cerca daquela Conferência? Faz-se ela presente, estimulante e orientadora hoje? Sinivaldo Silva Tavares no-lo assegura, acenando para a criatividade da “recepção” do Vaticano II, naquela ocasião – o que não deixa de ser uma brilhante luz.

    Há pouco, por ocasião do centenário do nascimento de Emmanuel Mounier, não poucos admiradores,trouxeramnovamenteàtonaaimportânciahumanaepastoraldeseuequilíbrio dialético entre vida interior e abertura ao social, entre vida ativa e contemplativa, e valorização da liberdade responsável. Confira com Paolo Cugini a pertinência pastoral de Mounier.

    A justiça, particularmente a justiça social, sempre foi e continua sendo um horizonte do sonho humano. Não poucos sonharam que, através do desenvolvimento científico-tecnológico, a humanidade se aproximaria da realização deste sonho. Nesse caminho, dá-se conta, porém, de descaminhos tecnológicos, como, p. ex., o efeito dos desequilíbrios ecológicos, provocados pela própria ação humana. Onde está, pois, a chave do equilíbrio ou do desequilíbrio? Flaviano Oliveira Fonseca, reporta o que o filósofo Hans Jonas tem a partilhar sobre esta chave, que ele aponta como sendo a ética da responsabilidade. Como incentivar, porém, esta consciência e este modo de se relacionar com os seres humanos e não humanos?

    Embates entre iluminismo e fé estão de volta. Na verdade, sempre estiveram presentes, pois são dimensões possíveis do ser humano. Mas, ao que tudo indica, pode-se mesmo verificar a oxigenação do assunto. À luz do caminho andado, Ferdinand Azevedo propõe uma “leitura” do conflito entre Dom Vital e o regalismo brasileiro do século XIX, chamando a atenção para os antecedentes do conflito, para o contexto, para um panorama amplo e abrangente. Uma leitura com olhos de hoje.

    Feliz 2008!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Aparecida: impulso à missão
    v. 67 n. 268 (2007)

    Aparecida, uma nova referência: luzeiro latino-americano e caribenho!

    Havia no ar o encanto de uma saudade, o desejo de partilhar uma descoberta, a vontade de condividir uma angústia, a necessidade de um reencontro. O calendário prometia. A esperança acelerou e alçou vôo. Todos então se preparavam. Bento XVI indicou o local e, enfim, a representantes foram confiadas as esperanças.

    E a Igreja latino-americana e caribenha, trazendo seus cântaros, encontrou-se aos pés de Maria! Veio com a sede do peregrino e bebeu prazerosamente. Bebeu da própria fonte da água viva, Jesus Cristo, acolhendo com gratidão e amor a multiforme manifestação da vida neste continente. Um evento! Um kairós!

    Regressou com água viva nos cântaros. – Venham ver quem encontrei! Ele me disse tantas coisas! – Conta, conta o que experimentaste! – Assim pareceu bem a nós e ao Espírito decidir...

    Mensagem iluminada pela luz da fé e da razão; mensagem aquecida pelo ardor do coração. Anúncio e recepção criativos. Encarnados nas circunstâncias das pessoas, desde os mais isolados rincões até os centros urbanos mais globalizados. Discípulos e missionários do Senhor, a fonte da água que jorra para a plenitude da vida.

    A REB tem a satisfação de ser porta-voz de vários autores que se debruçam sobre o evento-Aparecida. Eles partilham o horizonte que deste foco vêem se abrir. Incrementam sua recepção, desejosos de que “nele nossos povos tenham vida”. Em grandes passadas, recordam o “pré-texto” e contexto do evento; delineiam as grandes intuições que poderão inspirar e dinamizar a ação da Igreja católica nestas terras nos próximos anos; indicam lacunas, razão para sempre manter a busca da face de Deus; recordam o fundamento ou a natureza da Igreja; indicam sua razão de ser: evangelizar um continente, rico em religiosidade e marcado pela injustiça e pelo sofrimento, no encanto do Amor que transforma os corações na perspectiva da plenitude do Reino.

    Quem bebe desta água nunca esquecerá a fonte. Nunca esquecerá o lugar. Voltará sempre, simbólica e espiritualmente. Aparecida, uma nova fonte! Uma nova estrela a iluminar este abençoado e sofrido chão latino-americano e caribenho!

    A V Conferência Geral do Episcopado latino-americano e caribenho mais perto de Você!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Matrimônio e questão de gênero
    v. 67 n. 267 (2007)

    Este fascículo da REB coloca em destaque a relação entre cultura e Evangelho. Relação às vezes amistosa e convergente; outras vezes, tensa e divergente. Às vezes percebida e sondada analiticamente, outras nem percebida como tal. É o olhar humano que pode relacionar o Evangelho com a cultura, tomada   geral, ou como um conceito específico, então aplicado a cada cultura em particular, ou a aspectos ou momentos bem determinados e concretos da expressão humana. Relação Evangelho e cultura foi destaque na penúltima Conferência Geral do Episcopado latino-americano, em Santo Domingo. E continuará na ordem do dia, pois o ser humano se caracteriza como sujeito de cultura, criador de significados e significantes, agente de proposições e de recepção. E o Evangelho, estando na raiz geradora de cultura, inspira cultura, mas também pressupondo a natureza humana e com ela conjugando-se, gera atitude de escuta do próprio ser humano e, nele, de Deus.

    Francisco Taborda, “afina” a relação cultura-Evangelho, coloca-a no âmbito do matrimônio e, mais especificamente ainda, sonda o papel das relações de gênero, seja na liturgia matrimonial proposta pela CNBB, seja na vida matrimonial a partir do papel e das funções de gênero estabelecidas pela cultura brasileira e, por extensão, latino-americana. A resultante comparação entre os modos de abordagem e de expressão do ser humano a partir de valores do Evangelho e da cultura latino-americano é instigante, senão provocante.

    Num outro versante, em contraposição com o acento sobre o individual, emerge hoje a pergunta pelo fundamento da estruturação das normas da convivência humana. Em outras palavras, é a pergunta pelos fundamentos do Direito, ou seja, das convenções que têm por finalidade a articulação de um modo de convivência que honre o ser humano. Como contribuição Sinivaldo Silva Tavares traz à consideração os fundamentos judaico-cristãos do estado de direito, da convivência social, ou seja: a estrutura dialogal, baseada na igual dignidade de cada pessoa e que, portanto, assume a causa dos desprotegidos. Estes fundamentos emergem, hoje mais do que ontem, como uma necessidade não só nas relações dos seres humanos entre si, mas também destes em relação a toda a criação. No plano ideal, autonomia individual e responsabilidade solidária se entrelaçam.

    Continuando o esforço no resgate dos fundamentos, agora do ponto de vista cristão-católico, João Manuel Duque articula a fenomenologia do ato de fé, demonstrando o dinamismo da conversão para Deus. Este dinamismo é inerente à corresponsabilidade com os seres humanos e com toda a criação. O contraponto da demonstração desta tese é estabelecido no diálogo com os fundamentos antropológicos da modernidade e da pós-modernidade.

    Por sua vez, Afonso Maria Ligorio Soares e Fernando Torres-Londoño, abordam uma temática próxima uma da outra: o diálogo entre cristianismo e tradições africanas. O primeiro se movimenta, inspirado pela “escola” de François de L’Espinay em Salvador da Bahia, e o segundo, demonstra a relação entre a Igreja católica e escravidão dos africanos, também em Salvador da Bahia, mas a partir das Constituições Primeiras, de 1707. No dia-a-dia aparecem desafios e perspectivas ensaiadas pelo diálogo Evangelho-cultura(s), lembrando o artigo de Francisco Taborda.

    Encerrando a seção de artigos, Agenor Brighenti, escrevendo sobre o gnosticismo, demonstra como antigas questões são sempre novas, e como questões revestidas de roupagem ou articulação moderna são antigas. Ora, isto ajuda a visitar e a revisitar o ser humano a partir de suas manifestações; ajuda a buscar e a repropor a Boa Nova de Jesus Cristo, levando em consideração os sinais culturais dos tempos e dos lugares.

    A Redação da REB deseja que os leitores possam haurir bons frutos da partilha aqui possibilitada.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Ética e novas interrogações
    v. 67 n. 266 (2007)

    Não basta o espanto de quem pergunta: Em que mundo estamos? Admitindo que ele muda, como não admitir que nós também mudamos?! Parece que temos mais facilidade de constatar a evolução externa a nós do que perceber que também nosso olhar evolui, quando é principalmente por isso que o mundo não é mais o que era. Mudamos e, por isso, alteramos nossa perspectiva! Também é verdade: conservamos a mesma identidade, mas trata-se de uma identidade criativa e, ao mesmo tempo, que está sob o efeito de volúveis circunstâncias. Parece igualmente acertado: não podemos ser simplórios; mas como fugir da seguinte constatação: o conjunto da evolução que também condiciona nossas possibilidades, interrogações, nossa liberdade, vontade e decisão, ou seja, que incide sobre nossa mundividência e, portanto, sobre nossa convivência e sobre o rumo de nossa criação? Então, articular rápidas e profundas transformações, não só objetivamente falando, mas também dando-se conta das transformações acontecidas em nós e admitidas como próprias da identidade humana e cristã é tarefa dos seguidores de Jesus Cristo, de teólogos e pastores. Mais: é questão de fidelidade ao mistério da encarnação do Verbo. É dar chance de ouvir os apelos das pessoas, quer as consideremos individualmente, ou enquanto inseridas em determinadas associações e culturas. È ouvir a voz do Senhor no aqui e agora da história. Também Jesus, presente, viu e se moveu de compaixão, afirma a tradição eclesial. Também hoje, quantos vêem, comovem-se e agem! Quantos vêem e não se comovem! Outros nem vêem! Outros ainda buscam as raízes da “comoção”, da misericórdia, do amor, ou seja, da identidade humana e cristã. Sim, de muitos modos, o Senhor encanta, estimula e repete: “Vá e faça a mesma coisa!” Articular, pois, fé e vida no dinamismo da história e no pluralismo cultural e religioso de nossos dias é tarefa dos seguidores de Jesus Cristo.

    Deste modo, criamos e nos encontramos em novas condições de vida: é o que Frei Antônio Moser constata, realçando a comunicação e relacionando-a com a ética.

    Igualmente Francisco de Aquino Júnior, evidenciando algumas características do que entende por globalização, sonda interpelações e respostas novas dos discípulos de Jesus Cristo.

    Também Urbano Zilles pergunta pelo sentido da globalização, inquieta-se e fala das perspectivas para a Universidade católica neste processo.

    Em todas as circunstâncias, a pergunta dos que caminham na certeza e na penumbra da fé continua sendo esta: Quem és tu, Senhor? Que queres que eu faça? Não se tratando de uma pergunta áulica mas movida pelo desejo de descobrir ou alimentar uma proposta de vida, Dirceu Benincá, em sintonia com a Igreja católica no Brasil, ensaia o anúncio do Jesus Cristo solidário com os excluídos do mundo.

    Por fim, cada um a seu modo e a partir de pontos de partida semelhantes, também Agenor Brighenti, Pedro Assis Ribeiro de Oliveira e Wonfgang Gruen, em contexto globalizado, põem-se à escuta das interpelações à solidariedade que vêm da África e dos anseios, da América e da América latina e caribenha, às vésperas da V CELAM.

    Quem sabe, a pertinência das colocações comova!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • V CELAM: Aparecida - 2007
    v. 67 n. 265 (2007)

    Um significativo evento eclesial atrai nossas atenções neste ano de 2007: a V Conferência do Episcopado Latino-Americano, em Aparecida. Na esteira do Vaticano II e, especificamente, a partir de Medellín (1968), a Igreja católica na América Latina, através de seus representantes e depois de mais um mutirão de preparação, se reúne no Senhor, em Aparecida, para ouvir Sua Palavra, e, ao mesmo tempo, buscar os sinais de Deus no hoje do Continente, para qualificar seu testemunho evangelizador. O evento é ocasião para que todos os seus membros percebam o convite que lhes é feito e prossigam no caminho da conversão, atualizando seu testemunho de fé, de esperança e caridade, a partir dos dois pilares acima acenados: a Palavra de Deus e a ausculta dos sinais dos tempos. A conjugação ideal destes dois pólos continua sendo, teórica e praticamente, o sentido da busca. Frei Clodovis Boff traz uma bela contribuição para esta tarefa, acentuando que a mística do discipulado de Jesus é o motor da atuação sociolibertadora. “Para quem’ Ele, nossos povos tenham vida”!

    Nosso conhecido e querido Pe. Comblin nos transmite sua percepção do “mundo” em que vivemos e que construímos. Fala de uma revolução cultural, após os anos 70! Sua inquietação pode ser também a nossa ou, quem sabe, despertá-la também em nós, para que reforcemos nosso “estar com o Senhor”, Senhor que nos é dado encontrar nos caminhos da história humana.

    José Ariovaldo da Silva continua discorrendo (cf. REB 66 (2006) 787-806) sobre a celebração da fé em contexto muito conhecido de nosso povo latino-americano, o de santuário. Ele nos lembra elementos teológico-litúrgicos para aliarmos memória e compromisso de vida.

    Celebramos, há pouco, a manifestação da luminosidade de Deus na e como fragilidade humana. Também a sexualidade é uma área onde se manifesta a beleza e a fragilidade do ser humano. A professora e psicoterapeuta Eliana Massih, a partir de sua atividade, estabelece um esclarecedor diálogo entre sexualidade humana e catolicismo.

    O conhecido Pe. Hubert Lepargneur acompanha os avanços técnico-científicos numa das áreas mais instigantes e complexas da atualidade – a manipulação genética – e traz para discussão as interrogações e as sendas entreabertas pelo imperativo ético.

    O Pe. Geraldo Luiz Borges Hackmann expressa, de forma luminosa, a relação entre eclesiologia e CDC. É a materialidade sacramental da Igreja que é sabiamente contemplada!

    Enfim, a professora Maria da Conceição Silva faz memória de um dos momentos mais importantes do processo de secularização no Brasil. Este exercício de memória responde pelo “como somos hoje”.

    Cara/o leitora/o, como Você pode notar, a composição da REB trouxe e trará de ora em diante uma pequena alteração. Pareceres partilhados entre os membros do Conselho Editorial e Consultivo constataram o óbvio: a revolução ocorrida, já há tempo, no campo da comunicação – hoje e para um sempre maior número de pessoas, em tempo real, através de meios eletrônicos. Por isso, a REB deixa de trazer matéria de caráter jornalístico e se concentra no que é mais específico e próprio de um periódico como ela: a reflexão teológico-pastoral, embora, por certo, pressuponha o locus sócio-eclesial. Por outro lado, mantém o caráter de interlocução personalizada, pois, nela, somos pessoas e é com pessoas e como pessoas que nos relacionamos. Por isso, e com todo carinho, embora de cobertura incompleta, mantemos a seção de necrologia.

    Que o espírito de partilha nos encante e testemunhe nossa razão de ser: a evangelização no aqui e agora!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Celebração da Fé
    v. 66 n. 264 (2006)

    Desta vez, a REB tem a satisfação de convidar seus leitores para uma revisitação da celebração da fé no mistério de Deus, revelado por e em Jesus Cristo. Certamente é uma ação quase diária ou semanal para a maioria. E, se entre as formas de celebração a eucarística representa a fonte e o cume da ação da Igreja, como nos ensinam os Padres do Vaticano II, então nada mais convidativo do que sempre tomar distância para uma sempre nova aproximação. Como um hábil cicerone e de maneira didática, José Ariovaldo da Silva, retoma, para os mais experientes, e indica, para os mais iniciantes, conceitos básicos sobre “liturgia” e “celebração”, apontando, em seguida, a benéfica ação de Deus em favor das pessoas. Uma vez constatada esta ação, surge o desejo de se apresentar para uma missão pessoal e socialmente transformadora. Uma dinâmica circular e permanente: do presente ao passado e do passado ao presente e ao futuro; uma dinâmica que realça, que torna célebre a ação de Deus e o resgate da dignidade humana sempre que alguém se compromete, por amor, com o bem-estar integral do ser humano.

    Relacionada com esta participação na missão de Deus, está a formação de lideranças de comunidades de fé, particularmente de candidatos a ministérios eclesiais, e especificamente de sacerdotes. Sílvio José Benelli levanta então uma pergunta, antiga e sempre nova: em nossos seminários e/ou casas de formação, temos clareza a respeito das motivações pelas quais, mais ou menos conscientemente, adotamos determinados paradigmas eclesiais, humanos e pedagógicos na preparação de pastores do povo de Deus? Partindo de uma situação específica, Benelli ajuda a tomar consciência de alguns paradigmas e assinala a importância de se buscar os melhores caminhos para uma melhor articulação entre ministérios e razão de ser da Comunidade eclesial.

    Da liturgia e da formação, o convite, agora, é para estender os horizontes. E neste panorama imaginário mais extenso, deparemo-nos com o fenômeno da vida sobre a Terra, com suas multiformes manifestações e segredos. É o ser humano que continuamente amplia seus conhecimentos teóricos e técnicos, chegando à manipulação da vida, à maior possibilidade de tomar consciência de um novo campo do saber: o das ciências da vida e, especificamente, da ética em relação à mesma. Em boa hora, Leo Pessini reúne dados, para, de maneira informal e didática, trazer presente a contribuição dos que ajudaram e ajudam a configurar o que hoje se convencionou denominar sob o termo de “bioética”. Mas o importante mesmo é que acompanhar os avanços e tomar consciência de questões e dilemas atuais certamente nos ressitua como co-irmãos e corresponsáveis com e por toda a Criação.

    Outro panorama neste vasto horizonte para além da Igreja católica, também em parte decorrente de avanços científicos e técnicos, recoloca o leitor no convívio com as mais diferentes tradições e opções religiosas. A simples alusão a “convívio” já alude, certamente, a uma utopia, a um ideal. Pode-se então perguntar: que fundamentação teórica e prática favoreceria este convívio, na diversidade religiosa que chega hoje a quase todas as pessoas? É aqui, que Maria Clara Bingemer e Gilbraz de Souza Aragão afirmam: há dados provenientes das ciências físicas que podem ajudar na formulação de uma compreensão ou teologia do diálogo inter-religioso, pressupondo a diferenciação e almejando complementaridade, para que, no final, o co-existir humano possa ser prazeroso e esperançoso convívio.

    Que a partilha das considerações deste fascículo seja proveitosa a todos!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Uma agenda conciliar 40 anos depois
    v. 66 n. 263 (2006)

    Conforme foi anunciado no fascículo anterior, apresentamos agora a segunda parte do balanço feito no Simpósio Internacional – 40 anos do Concílio Vaticano II, acontecido na PUC-SP, de 31 de outubro a 03 de novembro de 2005. Recordamos que este simpósio aconteceu graças à parceria entre o Instituto Franciscano de Antropologia, um órgão da Universidade São Francisco (Bragança Paulista), o Institut für Theologie und Politik (Münster, Alemanha), o Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP, representados, respectivamente, por Alberto da Silva Moreira, Michael Ramminger e Afonso Maria Ligorio Soares, e as entidades patrocinadoras: Adveniat e Missionszentrale der Franziskaner. O simpósio se colocou no esforço de manter abertas as vias de diálogo entre cristãos do Norte e do Sul, no interior da América Latina, e de encontrar caminhos que pudessem interpretar e traduzir, no pensamento e na ação da Igreja de hoje, o espírito conciliar.

    No fascículo anterior reunimos contribuições que enfocaram o contexto histórico e a recepção do Concílio na Europa e na América Latina. Neste, reunimos os autores que, de acordo com a programação do Simpósio, enfocaram basicamente dois aspectos: 1) a interpretação do Concílio, ou seja, o exercício para sempre de novo identificar, realçar e socializar suas intuições fundamentais e, neste esforço, as diferentes e até contrastantes leituras do evento conciliar que se deparam e se confrontam no evoluir dos 40 anos de pós-Concílio; 2) A tentativa de identificar as principais características de nosso tempo; aqui, os autores também se inspiram na recomendação do próprio Concílio, de perceber e interpretar, à luz da Palavra de Deus, os sinais dos tempos. Trata-se do intuito de contribuir para o desempenho da missão da Igreja, na perspectiva apresentada pelo saudoso Papa João XXIII no discurso de abertura do Concílio, quando sabiamente recordou que uma coisa é o depósito da fé, imutável em sua essência, e outra é sua tradução para o presente momento da história humana, em suas mais variadas situações, de modo que se torne compreensível. Por isso, em sua missão, a Igreja dirige simultaneamente sua atenção tanto para as fontes de sua fé – o mistério de Jesus Cristo e a tradição eclesial – como para o presente histórico das pessoas e dela mesma, adaptando a linguagem. Contribuem neste esforço: Paulo Suess, Edênio Valle, José Comblin, Maria Cecília Domezi, Marcelo de Barros Souza e Alberto da Silva Moreira. Lembramos também que os textos do Simpósio também podem ser acessados no seguinte endereço da Rede: http://servicioskoinonia.org/LibrosDigitales/index.php

    Por último e com satisfação, damos espaço à primeira parte da exposição de pressupostos epistemológicos destinados a ajudar na compreensão teológica do diálogo inter-religioso. Gilbraz de Souza Aragão e Maria Clara Lucchetti Bingemer partilham seu trabalho.

    Agradecendo aos colaboradores, desejamos que os presentes ensaios contribuam para dinamizar o anúncio do Evangelho em nossos dias.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Eucaristia: otimizar a celebração
    v. 66 n. 262 (2006)

    Os artigos deste fascículo tratam, basicamente, de três assuntos: celebração eucarístiaca, V Conferência do CELAM, e Vaticano II.

    A celebração eucarística é abordada nas circunstâncias dadas pela perspectiva de uma revisão da tradução do Missal Romano, em sua próxima terceira edição brasileira, e pela realização do 15º Congresso Eucarístico Nacional. Aqui, a celebração eucaristia é enfocada a partir de um aspecto específico: a participação da assembléia orante conforme as Orações Eucarísticas ora em uso. Francisco Taborda faz uma ampla análise das intervenções da referida assembléia e propõe mudanças para a nova edição do Missal. Ademais, ao fazer esta análise, o autor trabalha com critérios que apontam para o sentido e a riqueza teológico-pastoral-espiritual da Eucaristia. Tendo presente o conjunto intencional das Orações Eucarísticas, pode-se articular melhor tradição e adaptação simbólico-cultural, instruir e, sobretudo, rezar em condições relativamente otimais.

    Para encaminhar a agenda da Va Conferência do CELAM, marcada para acontecer em Aparecida, em maio de 2007, e servir como pontapé inicial, foi elaborado e distribuído um documento de trabalho, intitulado: Documento de Participação da Va Conferência dos Bispos da América Latina. Agenor Brighenti deseja responder a este convite dirigido às Comunidades de fé e partilha seus pontos de vista. Ele faz um resumo do Documento e um comentário analítico do ponto de vista dos conteúdos, da ordem os mesmos, do método e da relação com a tradição eclesial latino-americana. A partir disso, apresenta sugestões que dizem respeito à orientação eclesiológica de fundo e às grandes linhas da práxis pastoral da Igreja católica no hoje e no amanhã do Continente.

    O terceiro assunto diz respeito ao Vaticano II. Trata-se de uma parte do balanço, após 40 anos, apresentado no Simpósio Internacional 40 anos do Concílio Vaticano II, acontecido na PUC-SP, de 31 de outubro a 03 de novembro de 2005. Este simpósio se concretizou, graças à parceria entre o Instituto Franciscano de Antropologia, um órgão da Universidade São Francisco (Bragança Paulista), o Institut für Theologie und Politik (Münster, Alemanha) e o Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP, representados, respectivamente, por Alberto da Silva Moreira, Michael Ramminger e Afonso Maria Ligorio Soares, e as entidades patrocinadoras: Adveniat e Missionszentrale der Franziskaner. Com o simpósio sonhou-se em contribuir para manter abertas as vias de diálogo entre cristãos do Norte e do Sul, no interior da América Latina, e encontrar caminhos que interpretem e traduzam, no pensamento e na ação da Igreja, hoje, o espírito conciliar. Neste fascículo, apresentamos contribuições de Riolando Azzi, que nos ressitua no contexto do Concílio, de José María Vigil e de Francisco Houtart, que abordam, respectivamente, a recepção do Concílio na América Latina e na Europa. A segunda parte virá no próximo fascículo; enquanto isso, pode-se acessar: http://servicioskoinonia.org/LibrosDigitales/index.php

    Proveitosa leitura, também com o rico material em outras seções deste fascículo!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Liturgia: lugar da teologia
    v. 66 n. 261 (2006)

    O conteúdo deste fascículo gravita, basicamente, em torno de dois focos: o da Eucaristia, passando pela Liturgia como um todo e pela via da beleza, e a revisitação do Vaticano II, após 40 anos de seu encerramento.

    O foco eucarístico: De modo um pouco diferenciado, tendo o cristianismo como horizonte, reunimo-nos periodicamente para celebrar o dom do Senhor. O dom do Senhor está admiravelmente resumido na sua morte e ressurreição, ou seja, na Sua Páscoa. Entrega, generosa e consciente, de seu corpo, de sua vida. Entrega transfigurada na Sua Ressurreição. Esta passagem da morte para a vida assume e resume a permanente e fundante aspiração de toda a humanidade. Mas, de modo particular, a Páscoa do Senhor é dom acolhido e missão de todos os Seus seguidores. Passagem que não é, para nós, contemplação platônica. Ao assumir o que, por graça, nos pertence, Ele nos associa no dinamismo do Amor. Amor que é passagem da morte para a vida, pois “quem ama passa da morte para a vida”. Amor-doação, que, conseqüentemente, significa encanto, festa, beleza, vida nova. É experiência de Deus, que nos transforma e nos envia para dentro de nosso próprio mundo como portadores desta Boa-Nova, como sal e luz, para proclamar e exercer misericórdia, para sermos, Nele, fermento de renovação.

    Pertence, pois, à natureza mesma dos seguidores de Cristo celebrar o Dia do Senhor; celebrar na certeza o Seu dia e na firme esperança o nosso. Na Igreja católica afirmamos que esta celebração – memória-atualização – é nosso ponto mais alto, de convergência e de envio.

    Nada mais natural, portanto, que nós, Igreja católica, ainda sob a inspiração de João Paulo II assumida por Bento XVI, tenhamos realizado há pouco um sínodo dos bispos centrado sobre a temática eucarística. Nada mais central e pastoralmente determinante que, no Brasil, celebremos em julho próximo o XV Congresso Eucarístico Nacional.

    É, pois, nesta sintonia que amigos e benfeitores nossos – Fr. Sinivaldo Silva Tavares, Cônego Pedro Carlos Cipolini, Pe. Elias Wolff, Dom Filippo Santoro, Cardeal Serafim Fernandes de Araújo, através da REB, apontam para o mistério celebrado, articulando linguagem racional, simbólica e celebrativa.

    Outro foco de atenção com justiça contemplado neste fascículo é o da revisitação do Vaticano II, por ocasião do quadragésimo aniversário de seu encerramento. Não se apresenta aqui um balanço global, mas uma abordagem através de duas janelas: a da relação entre Igreja e sociedade – com atenção particular à situação do Brasil – na Constituição Gaudium et Spes, pelo Pe. Mário de França Miranda; e a da natureza da Igreja – evangelizar –, ou seja, sua relação com as religiões não-cristãs e com a humanidade como um todo, no Decreto Ad Gentes, pelo Pe. Paulo Suess. Em torno do Vat. II temos ainda lúcida e breve descrição do “tempo novo” que ele nos trouxe, tempo que nos convida a discernir e seguir os sinais de Deus na história, por Eduardo Hoornaert.

    Ano novo, vida nova!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • A Igreja que sonhamos
    v. 65 n. 260 (2005)

    Segundo o relato das fontes franciscanas, São Francisco, no início de sua conversão, buscando a vontade de Deus, certa ocasião, na igrejinha de São Damião, do crucifixo bizantino ali exposto ouviu o seguinte: Francisco, restaura minha Igreja, pois, como vês, está em ruínas! Então os olhos da percepção de Francisco se abriram e ele se deu ao trabalho de restauros materiais; aos poucos, estes seus olhos se abriram um pouco mais e ele se deu conta do leproso; e, ainda um pouco mais abertos, percebeu que, também e principalmente, devia restaurar a si mesmo; e a partir deste itinerário, jubiloso, integrou em alto grau e em Deus todas as criaturas... Onde ou em quem buscou e encontrou seu horizonte de utopia, de Igreja ideal? Foi inspiração divina, diria ele!

    O Vaticano II, há 40 anos, também sob a mesma inspiração, gerou uma representação prática e ideal de Igreja, e desencadeou um movimento primaveril, reassumindo a convicção de uma Igreja, por natureza, semper reformanda. E indicou o caminho, pessoal e comunitário: por um lado, permanente retorno às fontes da Tradição e da gênese bíblica, e, por outro, escuta e fidelidade aos sinais dos tempos, ou seja, re-encantamento pelo homem novo, segundo a imagem de Jesus Cristo, imagem descoberta e servida nas mais diversas formas de evangelização na atualidade do mundo.

    Hoje, como pessoas e Igreja, no início de um novo milênio e de um novo pontificado, num contexto social, cultural e religioso em rápidas e profundas mudanças, inspirados nas fontes da espiritualidade cristã, que sonho ou que utopia nos encanta? Que alegrias e esperanças, angústias e sofrimentos percebemos? E, sobretudo, que colaboração apresentamos? Nesta perspectiva:

    João Batista Libanio constrói um paradigma de Igreja para os dias de hoje a partir da herança do Vaticano II e de Medellín, ressaltando alguns traços fundamentais desta herança, tanto em relação ao contexto do pluralismo mundial, como latino-americano, em particular. Retomar criativamente esta herança é fundamental.

    Faustino Teixeira, situando a Igreja no pluralismo religioso atual, afirma que ela é convidada a perscrutar este sinal e a captar seu significado mais profundo, à luz do desígnio salvífico de Deus. Levada por cortesia espiritual e senso de hospitalidade, a ela caberia profundo respeito e simpatia por toda experiência religiosa.

    José Comblin, evocando sua experiência pessoal, afirma ser preciso buscar e reencontrar a mística de Jesus Cristo e, a partir dela, elaborar um novo projeto de construção de sinais do Reino, atendendo principalmente aos pobres, que ele localiza prioritariamente na África.

    Olga Consuelo Vélez Caro, também inspirada na herança do Vaticano II, explicita alguns apelos à Igreja, provindos do mundo atual; responder a eles significa ser fiel a Jesus Cristo hoje.

    Carlos César dos Santos e Gilvander Luís Moreira, partindo da experiência do 11o Intereclesial, reafirmam a identidade das CEBs e, através delas, apresentam a utopia e uma prática libertadora da Igreja.

    Igreja una, em torno do mistério de Cristo; santa, portadora da utopia de plenitude dos filhos de Deus; católica, na pluralidade das formas; apostólica, anunciadora da boa-nova de Jesus Cristo, na e pela prática da caridade! Que o Espírito te ilumine no contínuo discernimento da vontade de Deus em meio às novas situações sociais e te oriente nos caminhos de uma ação evangelizadora eficaz!

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Religião e pós-modernidade
    v. 65 n. 259 (2005)

    Para alguns é surpresa, para outros é óbvio que aqui e acolá, na sociedade de cultura ocidental apareçam questões tais como: “sim” ou “não” ao uso público de símbolos religiosos, como crucifixos ou véus, ou que se construam aqui um templo budista, ou acolá, uma mesquita em meio a edifícios de culto cristão. Surpresa ou não, o que parece certo é que algumas obviedades vão sendo desfeitas com o surgimento de novas fronteiras culturais. Normalmente pluralismo substitui uniformismo, sempre obviamente com uma pitada de relativização. Neste quadro, Hubert Lepargneur traz à discussão a temática da formação e da informação no âmbito da relação entre religiosidade e pós-modernidade. O que antes, no Ocidente, parecia uma conquista irreversível – a secularização –, já não é hoje tão evidente. Ou seja, recolocam-se em discussão os fundamentos dos valores que orientam a convivência social. Assim, reaparece que a função do Estado seja a de promover e possibilitar informação religiosa, mostrar o fato religioso como componente óbvio da cultura humana e encontrar denominadores éticos comuns que embasem o viverem sociedade. Às igrejas e a outras denominações religiosas, dar formação religiosa, ou seja, construir convicções de vida sobre uma fé, a partir da livre escolha da pessoa. Qual a relação entre as partes nestas tarefas? A discussão está em aberto...

    O transcurso, no final deste ano, dos 40 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, nos oferece ocasião para um balanço e nos lança à sondagem de perspectivas. Manoel Godoy tomou para si a tarefa de fazer um ensaio neste sentido e, ao final, o que ele nos comunica é uma constatação e uma inquietação. A constatação é a de que o Vaticano II foi uma inspiração do Espírito Santo, que o bom Papa João XXIII acolheu e propôs à Igreja católica para que ela restabelecesse o diálogo com as pessoas de uma sociedade secularizada. A inquietação é a de que, hoje, já não basta esta premissa, porque a tônica estabelecida pelo conviver marcadamente pluralista da cultura atual já não cabe no secularismo, mas se encontra em busca de novos paradigmas. Em que condições se encontra hoje a Igreja católica para que se possa ter esperança de que ela corresponda adequadamente a esta demanda, mesmo se o Espírito sopra onde, quando e como quer?
    Evidentemente, as relações humanas são marcadas pelo sujeito das mesmas: o ser humano, individualmente e enquanto pessoa. A ele cabe a tarefa de gerenciar – e isto se reflete diretamente em sua ação social – o fascínio que o poder exerce sobre ele, poder que lhe confere não poucas possibilidades como também lhe prepara não poucas armadilhas. As tentações e as possibilidades do exercício do poder são, pois, o tema, fascinante e provocador, de Afonso Murad. É um assunto que interessa a todos, de uma forma ou de outra, dentro ou fora de instituições religiosas, mas sobretudo a quem cabe uma maior fatia no exercício de funções que impliquem tomadas de decisão, estabelecimento de rumos.

    Em seguida, dois ensaios recordam o que o sonho de uma Igreja renovada pela revisitação das fontes e presente, como fermento dialogante, em todas as esferas da atividade humana pode desencadear. Especificamente, é-nos oferecida a chance de considerar a recepção do Vaticano II em regiões de fronteira civilizatória e cristã, especificamente nas regiões brasileiras do Maranhão e do Centro-Oeste, e a recepção e a divulgação do evento conciliar pelos franciscanos de Petrópolis, na década de 60. Esta “garimpagem” nos sugere o “toque” e a busca de uma “paixão” evangélica, cujas características se manifestam no exercício da missão.

    A Redação da REB deseja às leitoras e aos leitores destes ensaios que a fé lhes seja alimentada e a ação, evangelicamente qualificada.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Para além da idolatria!
    v. 65 n. 258 (2005)

    É óbvio que a afirmação do poeta Antônio Machado – o caminho se faz caminhando – se aplica também à práxis pastoral e ao pensar teológico. Aqui, o primeiro ensaio deste fascículo tem esta característica. Cláudio de Oliveira Ribeiro, levando em conta o caminhar teológico latino-americano dos últimos anos, aponta algumas perspectivas do fazer teológico. Com efeito, os caminhos percorridos, percorridos estão; mas os que podem ou deveriam ser abertos se beneficiam dos já trilhados. Auxiliado por Paul Tillich, ele resgata, em primeiro lugar, a dimensão escatológica do Reino de Deus, sem desmerecer a valorizada dimensão histórico-social. Em segundo lugar, pressupondo o enfoque dado à missão da Igreja a partir do Livro do Êxodo, afirma ter chegado o momento de também realçar a experiência sapiencial. E, finalmente, sintonizado com o atual debate teológico em torno do pluralismo religioso, problematiza o exclusivismo salvífico. Parcializar uma totalidade ou totalizar uma parcialidade é tornar-se prisioneiro das malhas da idolatria. Pois, o Deus verdadeiro é plenitude, não parcialidade idolátrica!

    Ultimamente, este debate em torno do pluralismo religioso ganhou certa evidência com a Nota da Congregação para a Doutrina da Fé sobre o livro do teólogo americano Roger Haight, “Jesus, símbolo de Deus”. No ambiente teológico e, principalmente, pastoral do Brasil e da América Latina, este debate e, particularmente, a obra do R. Haight ainda são pouco conhecidos. Movido, pois, pela supramencionada Notificação, Faustino Teixeira, embora não escondendo seu ponto de vista, coloca o leitor/a leitora a par do mérito deste debate teológico no mundo de hoje. Vale a pena conferir.

    Próximo desta temática navega o ecumenismo. Claudemiro Godoy do Nascimento e Klaus Paz de Albuquerque, relembram a senda aberta pela mentalidade ecumênica, reevocam perspectivas joaninas e, principalmente, evidenciam o exemplo das Irmãzinhas e dos Irmãozinhos que se inspiram em Charles de Foucauld e dos Irmãos da Comunidade de Taizé. São testemunhos de uma nova perspectiva no mundo religioso, do novo que redescobre o antigo.

    Em suma, sendo abrangente, a mudança de paradigmas culturais repercute também no ensino e na aprendizagem teológicos, provocando apatia, insegurança, crises etc. É uma questão de linguagem? Um sintoma de algo mais fundamental? Carlos Eduardo B. Calvani, embora referindo-se a seminários evangélicos, pinta o atual quadro do ensino teológico e aponta os meios ecumênicos e a vinculação com a comunidade eclesial como as melhores condições para favorecer ou despertar, hoje, a mordência da busca intelectual e vital da fé.

    Esta busca é recordada por Vital Corbellini ao sondar a convicção de Gregório de Nissa, um dos Pais da Igreja. Este, no esforço de entender e traduzir o mistério da encarnação para o mundo cultural grego, defende a divindade do Verbo e sua comunhão com o ser humano, tendo, para isso, como diz São João, “armado sua tenda entre nós”! É mais uma contribuição que estranha o exclusivismo, sob todos os pontos de vista, e consagra a profunda comunhão divino-humana em Jesus Cristo. Assim, o ser humano, embora caminhando na possibilidade da idolatria, pode viver a ventura da comunhão na totalidade da verdade e da vida.

    Por fim, de volta às CEBs, às vésperas do XI Encontro Nacional! O subtítulo que Jomar Ricardo da Silva dá a seu ensaio indica que também as CEBs não são mais as mesmas: embora velhas realidades sociais persistam ou até se agravem, novas abordagens vêm sendo feitas. O caminho se faz caminhando...

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • A paz não tem vez?
    v. 65 n. 257 (2005)

    Iniciamos este fascículo e, com ele, este novo ano, com um mergulho nas origens da violência com suas expressões simbólica e sagrada. A temática da violência ou da segurança ou da possibilidade da paz e da convivência é, sem dúvida, uma das grandes “insônias” dos dias de hoje. Luiz Carlos Susin nos orienta, com sua reflexão, neste mergulho, através do discurso da tradição bíblica e jesuânica, escolhendo textos fundantes, lidos na perspectiva de fabulações metafísicas e estórias que dão o que pensar (= mitos) e ensinamentos práticos. Jesus, o “novo Adão”, nos mostra que “o amor ao próximo e o amor ao inimigo são duas faces da uma mesma moeda”. Ele revela à humanidade a face de Deus, justo, fraterno, que se comove. Assim, mostra-se que a tragédia de Caim – “a marca do pecado que ainda trazemos em nossa fronte (...), nas defesas de uns contra os outros, na violência anti-fraterna, como medo uns dos outros, tentando controlar o caos com o aumento de poder sobre os outros” – pode ser superada. Trata-se de um caminho profético, de inclusão e respeito à diferença, não de exclusão e domínio.

    Qual “o significado profundo dos complexos e fascinantes mecanismos que comandam a vida”? Faz-se referência, aqui, ao progresso da biogenética e da biotecnologia, sem dúvida uma das fronteiras mais deslumbrantes da ciência atual. E o “significado”, segundo Antônio Moser, parece esconder-se em um “código” dotado de “misterioso poder criador”. Deste poder se encontrariam “sinais” no livro da natureza e no Livro dos livros, a Bíblia. Assim, a “chave” para decifrar o sentido da vida está em Jesus, o protótipo do “homem novo”, segundo a imagem e semelhança de Deus. A reflexão teológica pode, portanto, oferecer à ciência uma contribuição qualitativa e decisiva, acompanhando a evolução do conhecimento biogenético e de sua manipulação. Trata-se, pois, não de um divórcio, mas de uma parceria entre dados da fé e da ciência.

    Da ciência saltamos para o cenário sócio-cultural-religioso brasileiro da atualidade. Para compor este cenário Brenda Carranza elenca algumas manifestações. Estas manifestações revelam escolhas e modos de expressar valores básicos do viver humano, condicionados pelo conjunto dos fatores culturais do momento. A análise é interessante como processo de tomada de consciência e, portanto, de avaliação, necessário e característico da permanente busca da verdade e da relativização dos caminhos.

    Antônio Francisco Lelo evoca a mistagogia dos Padres da Igreja para introduzir os batizados na compreensão e participação da liturgia do povo de Deus. Este recurso trabalha a relação do cristão com a tradição bíblica a partir de linguagem simbólica, própria para elucidar o sentido sacramental vivido pelos cristãos. Assim, o evento sacramental é entendido como liturgia da vida e o cristão é convidado a viver o mistério celebrado. E a espiritualidade litúrgica apresenta-se como fonte e cume de toda a vida cristã no tempo da Igreja.

    Relacionados com a liturgia e, hoje, com o contexto histórico enquanto pluralisticamente religioso, embora em grande parte de âmbito cristão, estão os padrinhos de batismo. Antônio Silva fez um pormenorizado estudo da presença dos padrinhos no Direito Canônico, indicando, assim, seu sentido no decorrer dos tempos e na legislação atual e sugerindo linhas de orientação pastoral neste importante aspecto da corresponsabilidade entre os filhos de Deus.

    Do pluralismo religioso acima aludido passamos a uma articulação entre práxis e teoria (macro) ecumênicas, com Francisco de Aquino Júnior. Ele destaca que o pobre é o denominador comum que pode provocar a convergência das diferentes expressões religiosas, enfatizando o essencial e relativizando o acessório. Processo este que leva à convivência, articulando unidade e diversidade.

    A Redação da REB agradece aos articulistas e, na dinâmica de viver e pensar a fé em Jesus Cristo Salvador, deseja muitos frutos aos leitores.

    Elói Dionísio Piva ofm

    Redator

  • Matrimônios falidos: condescendência pastoral
    v. 64 n. 256 (2004)

    Há quarenta anos, os Padres do Concílio Ecumênico Vaticano II se utilizaram de uma feliz imagem para definir os que colocam sua esperança em Jesus Cristo: estes constituem um povo, um povo específico (de Deus); eles são Povo de Deus. É, pois, do amor gratuito e incondicional de Deus e da experiência vital desta boa-nova que este povo recebe sua permanente vitalidade. E esta graça e experiência vital se traduzem, por sua vez e sociologicamente falando, em forma de organização. Vigoram, pois e simultaneamente, o regime do carisma, da graça, da misericórdia e o da racionalidade organizativa, da instituição, das normas. Dada a óbvia necessidade de ambos para a condição humana, grande questão é a relação entre eles: estreita ela é, embora tudo se encaminhe, ideal e objetivamente falando, para a salvação, para a vida, para o bem da pessoa humana e, portanto, para a glória de Deus. Particularizando mais a questão: como lidar com a situação de pessoas que vivem em uniões canonicamente irregulares? Quais as razões e possibilidades da norma e da condescendência? Ivo Müller, com experiência de pastor e canonista, aborda esta espinhosa e esperançosa situação humana, dentro da conjuntura atual.

    De olho nos meios e nos modos mais adequados para cultivar e expressar a experiência religiosa nos dias de hoje, particularmente no Brasil, Celso Pinto Carias percorre o itinerário das CEBs, como alguém que nelas esteve e está integrado de maneira vigilante. É a partir desta posição que ele avalia a caminhada. Constata que, devido ao caráter ensaístico, as CEBs são passíveis de algumas observações críticas, bem como de receberem elogios pela contribuição eclesial que trouxeram. Conclui, portanto, afirmando a positividade da crise de amadurecimento e que, também por isso, as CEBs representam, na atualidade, uma alternativa privilegiada de evangelização.

    Se, por um lado, o cuidado pela evangelização chama a atenção para a atualidade sócio-eclesial das pessoas a quem esta se destina, por outro, ele sempre suscitou a busca de auxílio na experiência dos predecessores. Este cuidado se manifesta, agora, na evocação dos 40 anos da promulgação da Lumen Gentium. Assim, Boaventura Kloppenburg, revisitando, como perito conciliar, a mens dos autores da supracitada constituição dogmática do Vaticano II, realça seu caráter dogmático e pastoral. Por sua vez, Sinivaldo Silva Tavares e Eva Aparecida Rezende de Moraes recuperam a origem de algumas das mais fecundas intuições conciliares, evocando o pioneirismo de Johann-Adam Möhler e de Yves Marie-Joseph Congar ao tratarem, respectivamente, a temática da unidade e da pluralidade, do ecumenismo e da historicidade na Igreja. Fazendo isto, com maestria e unção, aqueles teólogos repropuseram a forma como a Igreja deveria se situar no mundo e anunciar a boa-nova de Jesus Cristo. Estes estudos, mesmo que situados em contextos culturais europeus, firmam chão teológico-espiritual para passos seguros e espírito evangelicamente arejado, também no nosso contexto sócio-cultural.

    De maneira semelhante, Paulo Suess, após 450 anos do colégio São Paulo de Piratininga, acompanha os primeiros passos da evangelização ali desenvolvida e, com os atores de lá e do restante do Brasil, aprecia as circunstâncias e o modo do anúncio de Cristo.

    Que a abordagem da vocação cristã sob diversos ângulos contribua para a edificação da identidade eclesial e para o anúncio da boa-nova da salvação às pessoas de hoje.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • A singularidade de Jesus
    v. 64 n. 255 (2004)

    A REB tem o prazer de abrir este fascículo com um ensaio que realça a singularidade de Jesus e de sua missão. Sinivaldo Silva Tavares consegue este resultado a partir de uma releitura dos testemunhos evangélicos em que qualifica o relacionamento de Jesus com as pessoas de seu tempo e, no seio da Trindade, com o Pai e com o Espírito Santo. Uma vez evidenciada, a própria singularidade sinaliza o surpreendente valor de Sua humanidade bem como o desconcertante paradoxo da pessoa humana. Ora, a humanidade de Jesus, pressupondo e partindo da plataforma do corpo enquanto possibilidade de relacionamento, articula o humano com o divino e o divino com o humano. Assim, o humano enquanto fragilidade e possibilidade de perversão remete para o drama de Sua paixão e morte e vice-versa; enquanto possibilidade de comunicação vital, remete para o encanto de Sua pessoa e missão. Portanto, vivendo nós hoje num contexto social marcado por brutal violência, que atinge o ser humano em seu corpo e em sua alma, a originalidade com que Jesus lida com as pessoas resgata a dignidade e a beleza original das mesmas: elas são sacramento do encontro entre o humano e o divino. O cuidado e o desvelo para com as necessidades físicas e sociais das pessoas, o carinho e a atenção a elas dispensados são distintivos dos seguidores de Jesus e fazem com que estes, quanto mais humanos, mais divinos se tornem, e quanto mais divinos, mais humanos!

    A singularidade de Jesus, assim como percebida por admiradores e seguidores seus, é levada ao cinema. Pois, uma vez que Sua pessoa encanta e interpela a todos, também a linguagem que a exprime não é monopólio de alguma pessoa particular, grupo ou instituição, mesmo que de caráter religioso. Assim, através do enredo e do dinamismo da imagem, também o diretor recupera, reinterpreta e atualiza, a partir de seu ponto de vista, a memória de Jesus. E esta interpretação – como muitas outras – funciona como ponto de partida ou proposta para a aproximação da verdade que Nele encanta, liberta e salva. Mas, como são diversas e diferentes as aproximações e os caminhos, Carlos Eduardo Brandão Calvani se propõe acompanhar os leitores numa visita às películas sobre Jesus, a começar pela de Mel Gibson – “A paixão de Cristo”.

    Da linguagem cinematográfica e das hermenêuticas ali transmitidas passamos à linguagem e à hermenêutica do livro bíblico do Apocalipse, onde o cordeiro imolado é figura-símbolo de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, chave para decifrar o sentido e o desfecho utopicamente feliz da história individual e coletiva dos que o seguem. É Isidoro Mazzarolo que percorre caminhos da exegese atual e retraduz a hermenêutica do Apocalipse para as pessoas de hoje.

    Assim, de expressão em expressão, passamos, agora, para a linguagem ritual-simbólica. Francisco Taborda convida os leitores a transitarem da celebração dos sacramentos da Igreja católica à teologia dos mesmos. Portanto, a linguagem simbólico-sacramental também desempenha a função de introduzir no mistério celebrado, remeter à dimensão eclesial e sócio-transformadora aqueles que, membros de Seu corpo eclesial e humano, também são convidados a construí-lo.

    Por sua vez, José Antônio de C.R. de Souza, acolhendo a oportunidade oferecida pela conjugação entre as próximas eleições municipais no Brasil e a popularidade de Santo Antônio, sintetiza a concepção ideal do Santo e da tradição cristã em relação ao poder público: instrumento a favor da justiça e da solidariedade humana. Uma mensagem sempre válida e oportuna!

    Para fechar o fascículo, José María Vigil sonda o amanhã. Especificamente, procura conjugarosfundamentosdavidaconsagradacomosrumosdaatualculturasócio-religiosa. Para isso, repropõe a categoria “reino de Deus” para, com seu potencial de humanidade e utopia, recentralizar a vida consagrada ou religiosa no que considera ser seu específico. Estas reflexões repensam e ilustram o mistério e a missão da Igreja!

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Cristianismo na pós-modernidade
    v. 64 n. 254 (2004)

    Pode ser que Você, leitora ou leitor da REB, esteja muito bem informada/o sobre “pós-modernidade” ou até seja uma referência no assunto. Mesmo assim, a pergunta pelo que se entende por “pós-modernidade” está no ar, reforçada obviamente por quem só dispõe de algumas noções genéricas a respeito. E a expectativa abre suas pálpebras, quando se ensaia caracterizar a “pós-modernidade” e as arregala quando se indaga por suas conseqüências na esfera das expressões religiosas. Se esta não for uma mera impressão do Redator, porque esta curiosidade? Resultado da necessidade, do desejo e do esforço de as pessoas se situarem no mundo sócio-cultural em que se movem, ou seja, de tomar conhecimento e de interpretar os fenômenos que de alguma forma as atingem, particularmente os de ordem religiosa? Pois bem, se Você detecta ou experimenta algum mal-estar ou alguma inquietação em sua comunidade de fé, nas igrejas ou mesmo na sociedade ocidental como um todo, então, com certeza, o texto de Hubert Lepargneur sobre o cristianismo na pós-modernidade vai estimular ainda mais sua indagação, conduzi-la/o a discernimentos e estimulá-la/o ao diálogo entre fé e a cultura hegemônica atual!

    Se Você, de alguma forma, estiver ciente da atual valorização de soluções imediatas, do pragmatismo e do individualismo modernos e, portanto, também da busca de consolo e referências, então, certamente, também o/a visitará a pergunta pelo rumo da História humana. Haverá alguma causa e algum sentido para a evolução da vida ou dos fatos? A evolução social seria pendular, linear, circular? Veja, então, com o prof. Ivan A. Manoel, o que muitos pensadores católicos, entre 1800 e 1960, pensaram a respeito.

    Se Você tem dúvidas ou estiver segura/o de que o avanço da secularização resolveu politicamente e de vez o desafio da liberdade e da convivência na e com a diversidade religiosa, então veja o levantamento feito pelo prof. Ari Pedro Oro, particularmente em relação à situação do Brasil hoje.

    Pode surpreender, mas o olhar pós-moderno, abrangente, também matiza ou até caracteriza, mais ou menos conscientemente, a compreensão que se tem hoje da Eucaristia e influencia sua celebração. Veja o texto do Pe. Antônio Alves de Melo, que, como os outros articulistas, além de apontar fenômenos culturais, estabelece um diálogo entre as referências básicas da Tradição católica sobre o mistério eucarístico e alguns acentos culturais pós-modernos.

    Por fim, neste mesmo fascículo Você tem a oportunidade de embarcar na linguagem do simbólico ou do sacramental e aproximar-se das aspirações básicas da existência humana e cristã ao acompanhar o comentário do escritor e conferencista Antônio Mesquita Galvão sobre as Bodas de Caná – ocasião em que Jesus Cristo converte água em vinho.

    Que o material deste fascículo, em seu conjunto, possa servir à sua reflexão e prática!

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Urgência ecumênica na AL
    v. 64 n. 253 (2004)

    Um aspecto atual e envolvente de nossa cultura, genericamente qualificada como neoliberal, realça o econômico e o individual. Como tal, atinge também o universo simbólico cristão, instrumentalizando seus símbolos para fins econômicos e políticos. Assim, deturpa-se o sentido da simbologia cristã e manipula-se a boa-fé de muitos cristãos latino-americanos, particularmente dos mais pobres. Mário de França Miranda, neste incisivo artigo, ajuda-nos a ter consciência, quem sabe mais clara, deste fenômeno e convoca as igrejas – sinais da salvação de Deus em Jesus Cristo – para uma revalorização da própria identidade e lhes faz o convite para uma ação ecumênica em prol da justiça e do compromisso com os marginalizados da sociedade.

    Ao apontar algumas características da espiritualidade missionária a partir da América Latina, José María Vigil matiza valores fundamentais da fé através da mediação da realidade sociocultural e religiosa de nosso Continente. Com isso, reforça a atuação ecumênica dos cristãos a fim de serem fermento na massa, ou seja, “lerem” e “avaliarem” as presentes circunstâncias histórico-culturais a partir do Evangelho e, conseqüentemente, serem evangelizadores através da defesa e do serviço aos mais desassistidos.

    Nosso ex-redator e ora bispo emérito de Novo Hamburgo, RS, Boaventura Kloppenburg, apresenta distinções entre a Liturgia “oficial” da Igreja católica e diversas formas de piedade popular. Ao fazer distinções, o Autor valoriza tanto uma como outra expressão, ressaltando, porém, o valor da piedade que poderíamos referir à atividade da “Igreja doméstica”.

    Já o conhecido e benemérito colaborador desta Revista, Hubert Lepargneur, lança um olhar sobre a atual fronteira da produção técnico-científica. Esta fronteira, particularmente no campo da biologia, apresenta não poucos questionamentos à fé cristã. Com isso, pensar ou repensar a relação “fé-ciência” constitui-se numa sentida necessidade, pois a instigação nos vem desta própria cultura ou, mais especificamente, do ser humano por ela construído.

    O Professor Massimo Grilli, dando continuidade ao texto “Evento comunicativo e interpretação de um texto bíblico”, já publicado na REB 63 (2003) 295-319, apresenta agora a aplicação do método a um texto específico: Mc 9,2-13 – a transfiguração de Jesus. Ele nos mostra como o Autor bíblico mesclou esquemas literários a serviço da comunicação da identidade de Jesus e do sentido de seu sofrimento, fazendo com que o leitor seja levado a entender que Deus também tem poder para transfigurar o caminho do sofrimento humano em caminho de ressurreição e vida.

    Com Sérgio Ricardo Coutinho, voltamos nossa atenção para a cultura política brasileira. O Autor afirma que as CEBs conjugaram e conjugam tradição e modernidade, ou seja: ajudaram a manter e a revalorizar a reciprocidade, tão presente em nosso convívio, e fruto, também e principalmente, de nossa tradição cristã, católica sobretudo, e a democracia, reconquistada e todavia ainda (e sempre) buscada.

    Por fim, José Wiliam Corrêa de Araújo aborda uma das percepções que, felizmente, vai ganhando terreno: a necessidade de se rever o lugar do ser humano no mundo, ou seja: ele propõe que este ser humano reavalie seu espírito predatório em relação a si mesmo e ao conjunto da criação. E isto, em primeiro lugar, por um motivo óbvio: a própria sobrevivência e uma melhor qualidade de vida; e, em segundo, em conseqüência do advento da percepção (e também do desejo) da dignidade de toda criatura.

    Queasreflexõesapresentadasestimulemequalifiquemaindamaisasiniciativasevangelizadoras a partir deste novo ano!

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • ALCA: por uma negociação justa
    v. 63 n. 252 (2003)

    Avançam as negociações para o estabelecimento da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Independentemente do rumo que o acordo tomar, as incidências sobre as condições de vida da população serão significativas, se ele for firmado. Ora, também a Igreja Católica, cuja missão é viver e anunciar a Boa-Nova do amor misericordioso e justo de Deus que, em Jesus Cristo, une céu e terra, transcendência e imanência, não pode não levar em conta as condições do ser humano. Antes, ela se sente naturalmente na obrigação de contribuir, de alguma forma, também neste processo. Além de razões de princípio, no atual momento, preocupam-na o modo como estão sendo conduzidas as negociações, preocupa-a o desafio que a disparidade econômico-social dos países envolvidos representa, preocupa-a o acento quase exclusivo no aspecto econômico sem levar em conta a integração social, preocupa-a o precedente do TLCAN (Tratado de Livre Comércio da América do Norte). Em função desta consciência, neste fascículo, Juan Hernández Pico analisa a ALCA do ponto de vista ético e teológico, perguntando: as negociações estão levando em conta o aspecto humano na integração econômica? As vantagens serão solidariamente distribuídas? O direito dos mais pobres está sendo (e será) levado em consideração? Finalizando, e diante de graves distorções que até agora podem ser percebidas nas pouco transparentes negociações, ele convida a todos para que, de algum modo, contribuam para corrigi-las em tempo.

    Sinivaldo S. Tavares explicita alguns aspectos da inesgotável riqueza da celebração eucarística. A Igreja celebra a Ação de Graças com Cristo, entrando, por Ele e com Ele, em comunhão com Deus-Pai. A Eucaristia também funda a Comunidade eclesial, reforça e fundamenta, ética e teologicamente, seu compromisso social. Não há, pois, como celebrar a Eucaristia e ficar indiferente às questões econômico-sociais que nos dizem respeito, entre outras.

    A Igreja Católica no Brasil se propõe neste ano retomar a reflexão de sua vocação batismal – convite para o seguimento de Jesus Cristo no hoje de nossa história pessoal e social. Isidoro Mazzarolo, partindo do evangelista Marcos, aborda algumas das principais características deste seguimento e, em particular, o desafio que ele implica: assumir com amor e fidelidade o ônus decorrente.

    De certa maneira, quando dizemos, em termos atuais, que a evangelização é a razão de ser da Igreja, entendemos falar de sua vocação missionária. Vocação, porque todos participamos da missão de Deus que transborda na história em Jesus Cristo; missão, porque, como seus seguidores, somos impelidos a colaborar para a transformação do mundo, no sentido de que em tudo ele seja sempre mais de todos, integrado, humano, fraterno, portador da imagem e semelhança do Deus de Jesus Cristo. Paulo Suess e Carlos Eduardo Brandão Calvani, também em sentido de colaboração no diálogo intracristão, contribuem para uma rica articulação da missão de Deus – missão das igrejas, cristãs neste caso.

    Enfim, um olhar para um dos sinais mais promissores de nossos tempos: a evolução integrante e participativa da mulher em todos os âmbitos sociais, inclusive no eclesial. A abordagem de Olga Consuelo Vélez Caro tem como objetivo rastrear, no interior da Igreja Católica e através dos principais e mais recentes documentos pontifícios e do Vaticano II, esta evolução e estimular o engajamento de todos para que este reconhecimento e esta conquista de dignidade e participação continuem e se acelere.

    Às leitoras e leitores, a Redação deseja que as colaborações aqui apresentadas estimulem a interação entre prática pastoral e reflexão.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Diálogo inter-religioso a partir dos pobres
    v. 63 n. 251 (2003)

    Neste fascículo da REB evidenciamos mais uma vez o tema do “diálogo”, particularmente do diálogo inter-religioso. Talvez concordemos nisso: diálogo pressupõe escuta e partilha. Escuta pressupõe admiração. Partilha pressupõe identidade, generosidade e acolhida. Este tipo de postura, pessoal e/ou comunitária (eclesial), acontece na materialidade de todas as formas de vida. E materialidade – aqui também incluído todo cultivo do espírito (âmbito das culturas) – é chance e condição de transcendência. Transcendência é o termo para indicar a mobilidade de sentido. Sentido presente na materialidade do encontro e do diálogo, mas com ela não identificado. Sentido qual centro deslocado para fora da materialidade, para além, transcendente. E, no entanto, o carinhoso cuidado na relação com o cotidiano anuncia unção transcendente. Esta unção transcendente justifica relações pessoais e eclesiais dialogantes. A condição material sozinha é, porém, ambígua: pode ser chão de evento iluminado ou de evento pecaminoso, ou seja, injusto, chão de incluídos e excluídos, de vencedores e vencidos. Assim, repropor o diálogo inter-religioso a partir dos pobres é empreender o caminho da transcendência a partir da materialidade e da materialidade a partir da transcendência. É empreender o caminho do anúncio do Reino e da denúncia do anti Reino a partir de suas conseqüências. Neste sentido, confira as provocantes reflexões de Francisco de Aquino Júnior, a respeito do diálogo inter-religioso a partir dos pobres, e de Clauber Pereira Lima, a partir da explicitação da transcendência, como questão, em Sartre.

    Também Hubert Lepargneur, apresentando impactos eclesiológicos a partir do ponto de incidência “Filioque”, aponta impasses no caminho do diálogo inter-religioso. Estes impasses são alimentados por diferenças culturais, aqui muito bem colocadas, e pela dificuldade em relacionar materialidade, em sentido amplo, e transcendência nas relações de poder.

    O Pe., sociólogo e professor, Luiz Roberto Benedetti constata um dilema das Universidades Católicas. Este dilema parece afetar a identidade, qualificada tradicionalmente como “católica”. Conseqüentemente, a relação entre “pastoral” e “administração” parece ter amarelado. Como, pois, redescobrir e redimensionar “catolicidade” ou “pastoral” na administração de resultados? Ou, como redescobrir e redimensionar eficiência administrativa com a missão do “pastor” no meio universitário?

    Liturgia, ação viva do povo de Deus organizado: 400 anos depois de Trento e 40 anos após a Constituição Apostólica Sacrosanctum Concilium do Vaticano II! Dom Boaventura Kloppenburg, bispo emérito de Novo Hamburgo e ex-redator desta Revista, sintetiza, seja a natureza desta ação do povo de Deus, seja os eixos básicos que auxiliam uma liturgia permanentemente referida ao mistério de Jesus Cristo e ao povo celebrante.

    Uma contribuição também de muito interesse, pois ajuda a auto-avaliação: A historiadora e professora Solange Ramos de Andrade David analisa a abordagem que foi divulgada pela REB entre os anos de 1960 e 1980 a respeito das manifestações populares do catolicismo no Brasil. Qual teria sido, então e em termos gerais, a ótica em que foram vistas as referidas manifestações religiosas e, portanto, o que, mais ou menos conscientemente, se teria pretendido? Confira.

    A Você, querida leitora, caro leitor, uma proveitosa reflexão!

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Leigos: Conferência Nacional?
    v. 63 n. 250 (2003)

    No momento em que ordeno as palavras e linhas deste Editorial, dada a magnitude e a repercussão da guerra, os promotores da Paz, bem como em geral a humanidade, vivemos uma derrota, segundo João Paulo II. Os esforços para resolução pacífica e “civilizada” das tensões da convivência humana deram lugar à lei do mais forte e os ouvidos selecionaram o som de acobertados interesses. E então impera a lei da selva, trágica, mesmo que seja por pouca duração de tempo. E nem nos limitemos ao atual conflito ou ao atentado de 11 de setembro de 2001. O mal é endêmico, mas só relativamente a seres racionais e de consciência ética! Ou seja, o deliberado ou ingênuo malfeitor não é inocente. É imperioso, pois, que se invoque humilde coragem para romper o círculo vicioso da violência que gera violência, em todas as suas formas, portanto, também na da exclusão cultural e social. Neste sentido, todo cristão é instado a ter consciência de que segue o Senhor da Vida, embora vítima da implacável lógica do ódio que gera mais ódio, violência e morte. É instado a romper o cruel e pecaminoso círculo da morte, embora a vitória seja promessa escatológica. A experimentar a bem-aventurança dos pacíficos, ou seja, dos que promovem a paz, pois “serão chamados filhos de Deus“. A seguir Aquele que se contrapôs ao mal, que entregou a vida em vez de tirá-la de outrem. Por isso, é “o Cordeiro sem mancha”, o “Sol da justiça”, o “Pão da

    Vida”, “o protótipo da nova criatura”.

    Para fazerem-se mais eficazmente promotores do bem, da justiça e da comunhão fraterna sugere Dom Aloísio Cardeal Lorscheider que os católicos leigos se articulem numa “Conferência Nacional dos Católicos Leigos”, à semelhança da CNBB ou da CRB.

    Dom Filippo Santoro, por ocasião (2003) do quadragésimo aniversário da Constituição Conciliar “Sacrosanctum Concilium” do Vaticano II, desejando qualificar a ação da Igreja no mundo, retoma e rediz conceitos que a definem como “sacramento”, ou seja, como portadora da autoconsciência de Povo de Deus que articula o visível e o invisível, o histórico e o transcendente, o humano e o divino.

    Embora sob outro ângulo, o litúrgico, José Ariovaldo da Silva, também na feliz memória dos 40 anos da “Sacrosanctum Concilium”, evoca o caminho da celebração do Mistério Pascal na e pela Igreja, particularmente no pós-Concílio e no Brasil. Não só isso: em relação ao Brasil, ele aponta causas histórico-culturais das dificuldades e da alavancagem da renovação litúrgica da Igreja no e pós-Vaticano II e indica desafios e esperanças para o futuro.

    O professor Massimo Grilli, que ajuda estudantes brasileiros em estudos bíblicos, traz à tona a importância do que ele chama de “evento comunicativo”. Quanto mais entendemos o fenômeno da comunicação humana, melhores condições teremos para interpretar textos bíblicos.

    O pensar teológico na América Latina é objeto de avaliação por parte de Cláudio de Oliveira Ribeiro. Instado pela pergunta: “morreu a TdL?”, leva adiante uma atitude que deveria ser permanente e presente em todos: a da avaliação crítica, ou seja, a de dar-se conta de contingências, limites e contribuições, respondendo a parafraseadas questões como estas: “Quem sou eu para vocês”? “Senhor, que queres que eu faça?”

    E o lugar da figura de Maria na espiritualidade e na práxis católica? Além da representação de cunho pessoal ou mesmo comunitário que dela se faz na Igreja, Clodovis Boff enfatiza a imagem social de Maria, apresentando uma mariologia sociolibertadora, não alienadora, mas tão profundamente arraigada na Tradição católica quanto outras representações marianas.

    Finalmente, para este fascículo, voltamos ao desafio do mal, evocado pela Tradição cristã sob muitos nomes e plásticas representações. A edição do De Exorcismis et Supplicantionibus quibusdam nos lembra, realisticamente, sua presença, seus limites e regulamenta a postura cristã diante dele. Muda a linguagem, não muda o significado: Dom Frei Boaventura Kloppenburg, bispo emérito de Novo Hamburgo, RS, e ex-Redator da REB, que o diga!

    Que a partilha de experiência de humanidade e de fé em JC torne a todos mais felizes!

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Carência e Amor
    v. 63 n. 249 (2003)

    Temos a grata satisfação de ressaltar neste primeiro fascículo de 2003 a contribuição humana, eclesial e teológica feminina. Esta contribuição faz parte, diríamos, das mudanças socioculturais da sociedade humana, particularmente no Ocidente, já notadas e saudadas no início da década de 60 pelo saudoso Papa João XXIII. Ele citava a emergência social da mulher como um sinal dos tempos. Com efeito, a progressiva superação de marcas patriarcais, machistas, quiriárquicas, entre outras, aponta para perspectivas de esperança em todas as manifestações humanas, portanto, também na diversidade e originalidade da reflexão teológico-pastoral da Igreja Católica. Apresentamos, pois, com muito prazer, à consideração do/a leitor/a da REB o testemunho e a reflexão de Hadwig Ana Maria Müller. Alemã, optou por fazer, temporariamente, uma experiência eclesial em contextos socioculturais de periferia urbana e de regiões do interior brasileiros. Com aguçada observação e afinado “ouvido”, concomitantemente a carências e expropriações constatadas entre os pobres, registra tocante riqueza no relacionamento humano-eclesial. Auxiliada pelos estudos de Lacan a respeito da falta (no sentido de carência, ausência de) ela constata, também a nível teológico, que a pessoa que ama silencia, ouve e se deixa tocar e movimentar tanto pela carência alheia quanto pela própria. Assim é que o estado de carência, em todos os níveis – portanto, também a fome e sede de Deus –, bate à porta do amor que, por sua vez já tendo-se adiantado, reverente, a visita. Esta situação de fundo ou esta compreensão antropológica dinamiza as relações humanas e confere à Igreja sentido de comunhão trinitária e inspiração ministerial.

    Maria Clara L. Bingemer, em outro nível que não o das relações vitais imediatas, traçaumpanoramadaatualsituaçãodamulhernaIgrejaCatólica.Partindodasperspectivasdelineadas pelo Concílio Vaticano II e percorrendo pronunciamentos eclesiais posteriores, traça uma linha evolutiva, assinala alguns pontos do atual debate envolvendo questões de gênero, bem como o rico aporte teológico-pastoral trazido pelas mulheres na atualidade.

    Luiz da Rosa, tendo por base a análise de passagens bíblicas, os últimos estudos arqueológico-bíblicos e a produção literária extrabíblica no antigo Oriente Médio, percorre a evolução do povo da Antiga Aliança rumo ao monoteísmo. Esta evolução aconteceu em circunstâncias históricas específicas e, como se trata de um contínuo caminhar humano, também nos diz respeito.

    A idade e, sobretudo, a experiência pessoal provocada pela doença e por situações-limite levaram o ex - e benemérito redator da REB, Boaventura Kloppenburg, a partilhar suas considerações teológicas a respeito da velhice. Partilha oportuna, tanto em relação à Campanha da Fraternidade deste ano, centrada na relação Fraternidade-Idosos, como também em relação à natural fase da vida de muitos leitores da REB ou em relação a pessoas idosas com quem nos relacionamos ou que encontramos em atividades pastorais.

    Adriano Sella se faz sentinela da relação entre Evangelização e dimensão sociotransformadora. Esta dimensão – recorda –é constitutiva da Evangelização, não opcional. Assim, ou o anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo, por palavras e atividades, pressupõe eleva à transformação social, no sentido dos valores do Reino, ou não é anúncio de Jesus Cristo!

    A permanente necessidade de, na prática pastoral, estar atentos à transformação sociocultural urbana é percebida e tematizada por Celso Pinto Carias. Com efeito, o anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo deve estar sempre dialogicamente sintonizado tanto com o jeito ou sensibilidade cultural de quem anuncia como de quem ouve.

    Hubert Lepargneur afirma que a maior consciência e sensibilidade da sociedade atual por situações de risco ainda não recebeu a correspondente atenção da Teologia Moral. Uma vez que em toda situação de risco se desenha uma dimensão ética, sua indagação representa relevante aporte para o desenvolvimento de orientações ético-morais adequadas.

    Que a reflexão a partir da fé em Jesus Cristo, a partir e sobre modalidades e desafios do contexto sociocultural e eclesial da atualidade, potencialize e qualifique a evangelização.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • O Cristo de Paulo
    v. 62 n. 248 (2002)

    A Redação da REB tem a satisfação de partilhar com os leitores da revista a singela homenagem que presta a um de seus colaboradores e membros do Conselho Editorial: Frei Simão Voigt, ofm, falecido aos 24 de julho passado, após cerca de 5 meses do diagnóstico de um tumor maligno no cérebro. Por mais de 30 anos Frei Simão condividiu no ITF o que ele mesmo apreendera e vinha apreendendo em torno das Sagradas Escrituras. Entre as características que em todos deixa saudades não temos dúvida em assinalar: a simplicidade de seu estilo de vida, o rigor na busca intelectual da verdade (deixou quase pronto um livro sobre “leituras”, abordagens ou interpretações bíblicas) e a serenidade com que se colocava em relação a posições ideológicas ou novas hipóteses. Por tudo isto, mas sobretudo pela paixão que demonstrava pelos estudos bíblicos e pelo juvenil entusiasmo com que compartilhava hipóteses ou descobertas na sabedoria de seus 76 anos de vida, a REB lhe presta a singela homenagem de editar a elaboração de um dos muitos projetos que acalentava: Paulo, cristólogo das origens cristãs. Este fora o texto da conferência por ele proferida na Semana Teológico-Pastoral, promovida pela PUC-Rio e pelo ITF-Petrópolis, em outubro de 2001. Agradecemos ao Pe. Mário de França Miranda, SJ – PUC-Rio a pronta liberação do texto, publicado, juntamente com as outras participações desta Semana, pelas Edições Loyola, com o título: A pessoa e a mensagem de Jesus (2002).

    Em seguida, este fascículo é enriquecido pela reflexão teológica de Sinivaldo Silva Tavares, sintetizando o percurso da recente reflexão teológica cristã, que, provocada e inspirada pelo Mistério do Verbo Encarnado, se debruçou sobre a relação entre história e fé. O texto complementa a outra abordagem, já editada (cf. REB 62 (2002) 5-27).

    A riqueza do material deste fascículo prossegue com abordagens de cunho pastoral, sociológico, ético e psicológico. Em primeiro lugar, José Trasferetti, a partir de uma pesquisa-amostra realizada em três paróquias de Campinas/SP, prospecta atuação e postura para a Pastoral Familiar: superar tabus e abordar com competência e serenidade as implicações decorrentes da AIDS, particularmente dos soro-positivos.

    Ari Pedro Oro apresenta o resultado de uma pesquisa entre universitários de duas instituições de ensino de Porto Alegre. Traz à tona a relação entre manifestações religiosas e modernidade/pós-modernidade, particularmente no mundo estudantil da atualidade.

    Neiva Furlin se aproxima do fenômeno religioso manifestado na e pela IURD, particularmente nas reuniões do “descarrego”, procurando sondar seus pressupostos ou fundamentos de caráter antropológico: fé, a experiência da cura e, nela, da libertação.

    Hubert Lepargneur nos convida para uma reflexão bioética. Em pauta: a eugenia e a clonagem terapêutica. Crônica de novas possibilidades e questões, discussões, dúvidas e perspectivas são ingredientes do debate.

    Enfim, Marcelo Conceição Araújo aborda a delicada temática do desenvolvimento afetivo na formação inicial ministrada nos seminários e casas de formação religiosa. Esta temática, enfatiza o Autor, precisa ser abordada em profundidade e com serenidade, buscando-se clareza de discernimento, coragem e objetividade em sua abordagem.

    Que este espaço de partilha teológico-pastoral possa incentivar e qualificar a ação eclesial.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Igreja: desafios inusitados
    v. 62 n. 247 (2002)

    Ultimamente a Igreja católica tem sido objeto de reiteradas matérias, divulgadas através de meios de comunicação escrita, falada e televisiva. O motivo de os holofotes se terem voltado para ela foram os mais ou menos recentes casos de pedofilia envolvendo alguns de seus membros. Evidentemente não se trata de uma questão exclusiva da Igreja católica nem de nossos dias. Contudo, a maior consciência de direitos sociais no mundo atual, entre outros, ajudou a chamar a atenção sobre a questão. Além de apontar para mazelas ou fraquezas de membros da hierarquia católica, as abordagens apontam para o direito de reparação das vítimas e questionam o modo de proceder da Igreja católica em relação aos infratores. No intuito de contribuir no discernimento da problemática, a REB traz neste fascículo uma colaboração de Antônio Moser. Como ele mesmo afirma no título, trata-se de primeiras impressões e interpelações, sinalizando que o assunto demanda mais estudo e renderá mais considerações. Mas, nesta altura, já é possível levantar circunstâncias de contexto social em que o fenômeno acontece, dar-se conta da questão, ou seja, olhá-la de frente, precavidos de sensacionalismos interesseiros e pouco caridosos, bem como reavaliar linhas de formação nos seminários, realçando a necessidade de uma formação para o amor.

    Invariavelmente uma educação para o amor leva aos caminhos de Deus. E estes, manifestados em Jesus Cristo, conduzem à generosa doação da vida a serviço dos irmãos e de toda criatura. Levam a assumir serviços. Francisco Taborda retoma a tradição dos ministérios ordenados, na Igreja católica: o ministério dos bispos, dos presbíteros e dos diáconos. Evoca seu sentido e percorre o caminho de sua instauração. Deste percurso ressalta a evidência da necessidade e importância destes serviços. Particularmente, poderíamos destacar, para nossos dias, o do diaconato. Quando a CNBB convida a Igreja no Brasil a contribuir mais ainda no combate à fome e à miséria no país, o ministério do diaconato retoma e pode revigorar a consciência e a ação da Igreja em favor dos pobres e excluídos de elementares condições de vida digna. Encontrar maneiras de reforçar o serviço de diáconos na promoção social significa, em última análise, testemunhar uma educação e uma vivência de amor e expressar fidelidade ao Deus de Jesus Cristo, Deus-Amor.

    O exercício de ministérios acontece, capilarmente, em comunidades e, aqui, fazemos menção às CEBs. Neste particular, Jomar Ricardo da Silva destaca a interação entre agentes de pastoral e animadores, identificando o contínuo desafio de se ter consciência de que nestas inter-relações há uma questão de poder e de que este precisa sempre ser questionado, na Igreja – evidentemente também nas CEBs – sobre seu sentido e seu exercício, a fim de que esteja a serviço da comunidade.

    Enfim, duas análises de caráter reflexivo: uma, de Jacques Hilaire Vervier, sobre e a partir da relação entre economia de mercado e ética nas últimas quatro décadas no Brasil e outra, de Luiz Roberto Benedetti, sobre e a partir de expressões do catolicismo no atual pontificado. A primeira, embora restrita ao Brasil, também aponta para potencialidades e limites da economia de mercado; a segunda, embora mais centrada na análise do atual pontificado, envolve potencialidades e limites da auto-representação do catolicismo atual e de sua forma de interagir com o mundo de hoje. A primeira acena para o horizonte utópico da renda mínima, incondicional e independente do trabalho; a segunda, com uma dialética sintonia entre mensagem cristã e cultura moderna.

    Que a interação possibilitada pelas considerações acima apresentadas possa fortalecer e qualificar a todos, em seu caminhar de fé.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Presbíteros e cargos políticos
    v. 62 n. 246 (2002)

    Por ocasião da transmissão de governo e dentro do processo democrático, a proximidade de mais um turno eleitoral para cargos públicos nos oferece oportunidade para refletir sobre a função específica do presbítero. Isto porque, sendo cidadãos de plenos direitos e deveres, vários padres se candidatam para concorrer a funções públicas, dentro do sistema partidário. O assunto merece nossa atenção, pois nos pode ajudar no discernimento do papel político do presbítero ou do padre. Embora a porta para o exercício de funções civis permaneça aberta, há também uma função própria ou específica do presbítero – uma função que é sobretudo uma vocação. O assunto não é de fácil resolução e, por isso, o Pe. José Lisboa Moreira de Oliveira se propõe a estimular os leitores na busca de critérios tanto para se concorrer a cargos públicos, como para se ter presente o que é próprio e peculiar do presbítero.

    Dom Aloísio Lorscheider também toca um tema de muito interesse, particularmente para o clero: seu perfil espiritual e pastoral. Ele desenvolve uma abordagem amparada num lastro tradicional, e uma outra decorrente da eclesiologia do Vaticano II e das conferências gerais do episcopado latino-americano. Ele nos propõe o perfil do padre que, a partir de sua fé, se projeta para dentro da vida e da sociedade humana. Este perfil está relacionado à própria razão de ser da Igreja: congregada por Cristo, por ele é também enviada a testemunhar ao mundo o Evangelho do Pai. Além disso, a temática nos coloca em sintonia com as conclusões do 9o Encontro Nacional de Presbíteros, cuja mensagem final pode ser encontrada na seção de Comunicados.

    Jesus Cristo, personificação da Boa-Nova, é também para todos o modelo de fidelidade ao Pai. O Pe. José Otacílio Leite nos apresenta uma provocadora reflexão, partindo das tentações de Jesus. Dimensiona-as ao conjunto do percurso humano de sua vida e estabelece algumas pontes para nosso atual contexto cultural, marcado pelo neoliberalismo e pela pós-modernidade.

    O tema da “terra sem males”, que nos orientou, durante a quaresma deste ano (CF 2002), para uma vivência pascal, nos remeteu também à busca de justiça em favor de nossos irmãos indígenas. Crentes de que esta justiça não irá longe se não nos dispusermos a conhecê-los e a valorizá-los, a Dra. Graciela Chamorro nos apresenta um estudo sobre a soteriologia guarani, onde se pode perceber e admirar como sua antropologia e teologia da Palavra estão próximas da concepção cristã ou vice-versa.

    Por fim, o Prof. José Antônio de Camargo Rodrigues de Souza, que há pouco defendeu tese sobre o pensamento social de Santo Antônio (cf. REB 61 (2001) 741-743) nos orienta na compreensão deste expoente da religiosidade popular, discorrendo sobre seu papel na consolidação do movimento franciscano e sobre sua atuação, em sintonia com a Igreja e a sociedade de seu tempo.

    A todos, desejamos proveitosa leitura e reflexão.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Jesus Cristo ontem e hoje
    v. 62 n. 245 (2002)

    No fluir do tempo e no peregrinar da história dispomos da referência fundante e orientadora de Jesus Cristo. A graça de sua luz nos ilumina e nos estimula na busca da nova criatura, de quem ele mesmo é o protótipo. Mas esta luz e este estímulo, a partir da experiência humana, se apresentam também como pergunta, cujas dimensões se abrem para além das representações que nos fazemos de Seu mistério. "Quem és Tu?" é pergunta que provém da percepção do divino, mas também pode se tornar uma provocação destinada a fazer com que a pessoa se dê conta dos limites de suas representações cristológicas. Buscando articular uma resposta, Sinivaldo Silva Tavares procurou resgatar as atitudes e a mensagem do Jesus histórico, testemunhadas pelos primeiros cristãos e codificadas nas redações do Evangelho do mesmo Jesus, o Cristo. Confrontou esta referência básica com algumas das atuais expressões e o resultado pode se apresentar como um desafio para muitas comunidades eclesiais na atualidade, particularmente em relação a representações em torno do "retorno ao sagrado", do "movimento pentecostal" e do "diálogo inter-religioso". Deste confronto decorre a pertinente relevância do referencial da Tradição cristã para a vida eclesial em diálogo com alguns aspectos da cultura religiosa moderna.

    Que a reflexão teológica possa proferir uma palavra significativa para cristãos e católicos no atual contexto social latino-americano! E a intuição que Olga Consuelo Vélez Caro procura organizar racionalmente em seu texto sobre o Deus da Vida e alguns desafios atuais na América Latina.

    António Mesquita Galvão faz uma reflexão a partir do confronto entre a parábola do rico insensível/do pobre Lázaro e o crônico desafio de toda a humanidade expressar maior justiça na produção e na distribuição de bens concernentes ao bem-estar físico e espiritual de todos.

    A teologia, como acolhida de desafios sociais e como tentativa de resposta teo-lógica, pode contribuir na formação de universitários? João Luiz Correia Júnior nos mostra a im portância que ela pode desempenhar num momento, acrescentamos, em que a Teologia é reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura.

    Michel Deneken, de Strasbourg/França, nos apresenta uma instigante e oportuna reflexão em torno da relação entre o magistério católico e a reflexão teológica. Ele argumenta no sentido de se passar, sem hesitação, da suspeita recíproca para a mútua vigilância, pois, na Igreja, todos somos ouvintes e servidores da Verdade que, em Jesus Cristo, se fez servidora.

    Por sua vez, movendo-se em área próxima, Paulo Fernando Carneiro de Andrade dá um apanhado do atual debate em torno das Conferências Episcopais, ressaltando sua fundamentação teológica, seu múnus ministerial e a pertinência do princípio de subsidiariedade na Igreja.

    Por fim, uma saudosa lembrança: a atuação de Dom Helder Câmara, apresentada por Severino Vicente da Silva: Dom Helder, sopro evangélico num tempo e num espaço socioeclesial bem determinados: 1964-1985 († 1999) – Arquidiocese de Olinda e Recife. Confira!

    Nota: No intuito de alcançar a maioria dos leitores antes da "dispersão" de final/início de ano e logo após a "retomada" das atividades pelo final de fevereiro, a REB altera seu calendário: em lugar de se apresentar em março, junho, setembro e dezembro, passará a fazê-lo em janeiro, abril, julho e outubro.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Unidade cristã no Brasil
    v. 61 n. 244 (2001)

    Encerrados os rituais que sinalizavam o início de um novo milênio da era cristã, rituais abundantemente regados com a esperança e o desejo dos mais belos sonhos em relação ao futuro, reconquistam seu habitual espaço os mais variados paradoxos da vida humana. Assim, o luminoso e o trágico voltam a se confundir e a se alternar. Aos desejos e votos de vida e paz, juntaram-se, de maneira dramática, o pecado e a morte. O Justo e o Santo parecem ser espécimes raros. Causas da injustiça e da morte são realimentadas: ambições, prepotências, preconceitos, cegueiras fazem parte do complexo vitaminoso que as fortalece.A paixão do Filho de Deus é reeditada nas inúmeras formas de injustiça, sofrimento e morte. É a ausência e a negação de amor.

    Porém, seguidores d’Aquele que, por sua morte e ressurreição, nos reconciliou com Deus, somos vocacionados a reeditar continuamente a Boa-Nova da Vida, do Amor, da Justiça e da Paz. Profetas da não-violência. Elaboradores ou reelaboradores do mais belo sonho humano e divino: a comunhão com Deus – Dom e fruto dos bem-aventurados.

    Se, com pesar, nos damos conta de que criamos exclusões no próprio universo cristão, com grata satisfação geramos caminhos de comunhão. Acompanhamos a evolução e a definição destes caminhos no Brasil com Elias Wolff, na esperança de que também se direcionem  para além das fronteiras da identidade cristã!

    A celebração eucarística, memória atualizante da morte e ressurreição do Senhor, colocando-nos nos caminhos da experiência santamente solidária e amorosa de Deus, só pode nos fortalecer na construção (topia) da utopia do Reino de Deus. Apreciamos a centralidade deste mistério para o sentido do ser humano com Maria Clara Lucchetti Bingemer.

    Somos chamados a dar as razões de nossa fé e a levar o fermento do Evangelho na policêntrica, conflitiva e dinâmica realidade urbana. De que modo, porém, e com quais acentos?  Podemos conferir esta busca de modelos eclesiais com Pedro Carlos Cipolini.

    Enfim, neste fascículo, através da sabedoria humana e cristã, explicitada por Paulo Suess, somos convocados a levantar a cabeça, percebendo e analisando os contraditórios sinais de nossa cultura, adaptando e revigorando as razões da esperança cristã e humana – na expressão guarani – de uma “Terra sem Mal”: Uma utopia que não só pode, mas deve – em virtude de imperativos humanos e religiosos – tornar-se sinal histórico do Futuro de Deus.

    Nosso tempo é propício à reflexão, porque forte é o apelo para a corresponsabilidade na construção do bem.

     

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Migrações internacionais
    v. 61 n. 243 (2001)

    Juntamente com incontestáveis sucessos científico-tecnológicos e melhorias na qualidade de vida para milhões de pessoas, o atual processo de globalização também traz o germe de uma nova questão social. Mutatis mutandis, a relação entre ciência, capital, tecnologia, justiça social e a Primeira Revolução Industrial pode ser feita agora com a globalização. A concentração do domínio tecnológico, do capital, dos meios de produção e dos decorrentes dividendos, em escala quase mundial, também coloca milhões de pessoas na dependência e na miséria. A maravilhosa criatividade da inteligência humana em descobrir segredos da vida ainda não está conseguindo repartir as descobertas e seus dividendos de uma maneira mais idealmente eqüitativa. Portanto, o desafio e a possibilidade de a consciência humana, cristã e católica ajudar a globalizar a solidariedade e a revigorar as esperanças no futuro terrestre da humanidade se reapresentam.

    As migrações internacionais, mais ou menos forçadas, são um sub-produto desta nova questão social. Em função disso, Rosita Milesi, Margherita Bonassi e Maria Luiza Shimano, além de nos reapresentar o atual fenômeno migratório internacional, nos indicam entidades confessionais que atuam com migrantes brasileiros no exterior e com não-brasileiros no Brasil. Apresentando-nos o fenômeno e seus principais desafios, chamam a atenção para uma das atuais preocupações e ocupações de entidades confessionais e, por elas, de todas as igrejas.

    As vésperas de um sínodo de bispos, que tratará da missão dos próprios bispos na Igreja católica, Bárbara Pataro Bucker aborda algumas representações de "Igreja". Embora claudicantes, elas nos ajudam, cada uma a seu modo, a entender o mistério da Igreja, sua missão no mundo e, portanto, também a dos bispos, Aqui, a Autora acentua a imagem de "Esposa de Cristo", contemplando assim a importância da presença feminina e sua emergência em nossos tempos.

    Frei Bernardino Leers, abordando aspectos do catolicismo popular brasileiro, defende a seguinte tese: sua expressão dolente não é somente resultado da vida sofrida da maior parte de nosso povo; é também uma herança jansenista. E, comparando algumas caracteristicas desta herança com a atuação de Jesus de Nazaré, chega à conclusão de que não há como não contestá-la.

    O diálogo intercultural é uma platafonna viável para o entendimento humano. a construção da paz e da justiça, segundo Paulo Suess. Inspirando-se em Nicolau de Cusa e em Mestre Eckhart, ele afirma que a articulada concomitância de semelhanças e diferenças culturais aponta para o encanto e o desencanto da história humana, indicação da parcialidade e da plenitude de cada cultura.

    Enfim, Nilo Agostini nos ajuda a tomar consciência da relação entre manipulação do genoma humano e questões éticas. Os avanços da capacidade de manipulação biológica, particularmente no que se refere à biologia humana, abrem novas perspectivas, que tanto podem se revelar perversas como promotoras da vida. Por isso, a responsabilidade do ser humano diante de si mesmo e da vida aumentou. Mais decisiva é e será sua postura ética.

    Elói Dionisio Piva, ofm

    Redator
  • Diálogo inter-religioso
    v. 61 n. 242 (2001)

    Graças ao potencial técnico-científico, o ser humano, social e dialogante, depara-se hoje, ao menos em tese, com um novo mundo. Um mundo de possibilidades que acenam para a riqueza da troca de bens, para uma melhor compreensão da própria identidade, para um diálogo plenificante. Um mundo também de desafios, dada a mais intensa interpelação vinda de outras culturas da vida e da salvação diferentes da nossa. Desafios que, para se tornarem chance de um mundo novo e melhor, requerem respeito e reconhecimento da verdade do outro. Nesta condição, eles se tornariam uma bênção, pois levariam a repensar o sentido da vida, a revelação de Deus, o sentido da salvação em Jesus Cristo. É neste contexto de multiplicada interação humano-religiosa que Agenor Brighenti aceita o desafio, posto pela Declaração Dominus lesus. Tece considemçöes de ordem teológica que predispõem ao diálogo e à busca da Verdade. Articula uma postura de obediência e co-responsabilidade criativas, na renovada tentativa de reconjugar o livro da vida com o da revelação dc Jesus Cristo. Este sincero e esperançoso empenho poderá ungir a prática da convivência humana, caracterizando o ser Igreja neste novo milênio.

    Respondendo, justamente, ao desafio de ser Igreja nas circunstâncias sócio-culturais do novo milênio, a CNBB colocou à disposição das comunidades eclesiais um documento de incentivo e orientação: Ser Igreja no Novo Milénio. Este documento sintoniza com as orientações pastorais de toda Igreja, expressas na Carta Apostólica de João Paulo II: Novo Millennio Ineunte. Confira, na condução de Manoel Godoy, o perfil eclesiológico e a consciência de testemunho evangélico ali veiculados!

    Por sua vez, Mário de França Miranda retoma a reflexão sobre a Igreja e sua missão evangelizadora no mundo de hoje, chamando a atenção para a importância da Igreja Local no processo de inculturação das expressões da fé. Conseqüentemente, sugere uma catolicidade dinâmica na diversidade cultural do Brasil.

    Já faz 30 anos que Paulo VI lançou a Carta Apostólica Octogesima Adveniens. retomando e relançando a postura social da I greja nos tempos modemos. Muitas circunstâncias sociais de então já mudaram e continuam mudando, mas António Aparecido Alves tem o mérito de traçar o desafio que sempre acompanha o agir social: o desafio proveniente da relação deste agir com ideologias e utopias. Em que sentido, pois, "ideologia" e "utopia" se fazem presentes na açäo social da Igreja e o que podemos aprender com isso?

    Concluindo a apresentação dos 50 anos de JUC no Brasil, Luiz Gonzaga de Sena recorda e aponta a experiência de vida cristã, feita pessoalmente nesta caminhada. A espiritualidade da JUC levou seus membros para uma atuação ad extra, em sociedade e na sociedade; influiu tanto na fonnação pessoal de seus membros, como na transformação social. rumo ao homem novo. A conjugação dos verbos no tempo presente, não seria uma meta também para hoje?

    Enfim, neste fascículo, Nilo Agostini renete sobre a contribuição que a teologia moral pode oferecer à criação cultural. A pergunta que conduz a reflexão pode ser assim formulada: Qual a relação entre o instituído e a "construção" ética? Segundo o Autor, o teólogo moral contribui para afinar o ouvido à inspiração ética na mobilidade e no encontro sócio-cultural de hoje.

    Conjugando Anúncio e situação sócio-cultural, que estas reflexões ajudem a todos!

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator
  • Pluralismo e Teologia
    v. 61 n. 241 (2001)

    Uma das expressões utilizadas no último Concílio ecuménico da Igreja Católica e que teve perceptível ressonância foi “sinais dos tempos”. A percepçào subjacente é a de que Deus sinaliza sua presença a partir da história humana. A percepção de fenômenos meteo­rológicos ou sócio-culturais como sinais pode servir de analogia para a manifestação e a descoberta do kairós de Deus (cf. Mt 16,1-4). Portanto, para quem descobre o jeito de Deus, urge situar-se na evolução histórica. Daí que muitas pessoas identificam hoje Seus apelos na pluralidade do mundo, pluralidade que é gerada a partir da admirável criatividade huma­na e que é partilhada a partir da engenhosidade comunicativa desta mesma criatividade. Ora, isto nos remete, por um lado, ao momento sócio-cultural em que vivemos e, por outro, à eterna busca e ao eterno reconhecimento da Verdade, segredo de fecundidade apostólica.

    Este fascículo da REB traz subsídios para esta caminhada:

    Agenor Brighenti nos diz que a pluralidade sócio-religioso-cultural nos oferece a oportunidade de recolocar perguntas básicas e até óbvias, como: o que é teologia? Que sen­tido tem repensar a fé em Jesus Cristo? Que discernimento ela nos pode trazer para a missão evangelizadora num mundo plural? Como situar-nos diante do pluralismo cultural e religi­oso? Quando, onde e como pode acontecer o encontro entre o humano e o divino? Como a reflexão a partir e sobre a fé em Jesus Cristo ajudou as pessoas a reconhecer a vontade de Deus em outras situações históricas? Pois bem, é à base destas e de outras perguntas que Você é convidado/a a “viajar”.

    Jorge Atilio Silva lulianelli tem a feliz intuição e arte de nos conduzir, através dos ver­sos do poeta recentemente falecido Mário Quintana, à surpreendente percepção da presen­ça divina no cotidiano da vida. Confira: o bom licor é doce!

    Inserido na porção do Povo de Deus denominada Igreja particular ou diocesana, o pa­dre secular, caminhando na presença de Deus, em comunhão com a Igreja e seus pastores, tem a bela missão de criar comunhão com Deus e com Seu povo. Confira a palavra sábia, experiente e zelosa do Cardeal e pastor Dom Aloisio Lorscheider. Ele transita pela estrutu­ração da Igreja, mas não pára ali seu ponto de partida e de chegada.

    Quantos não temos hoje, mais ou menos conscientemente, uma mentalidade empresa­rial, com acento na objetividade, no planejamento, na boa administração etc.? Mas o não-racional, o imprevisível, os valores como a solidariedade, a liberdade, a ternura, a gra­tuidade também não deixam de se constituir num permanente apelo a cada pessoa. Provi­dência Divina - o que é isto? Portanto, se tudo isto faz parte de nosso quadro sócio-cultural, como é possível acontecer frutuosa relação entres estes valores aparentemente díspares? Confira com Luiz Carlos Susin.

    Por sua vez, Zildo Barbosa Rocha, no quadro de relações intra-eclesiais e inter-religio- sas, nos situa no evolutivo panorama da compreensão da revelação de Deus e no desafio da convivência plural, ecuménica. Tanto a beleza como o desafio de uma convivência ideal continuam a nos interpelar.

    Luiz Gonzaga de Sena, prosseguindo na apresentação da JUC, nos relata a experiência feita acerca do modo cristão de viver em comunidade. Sempre uma luz também para nós.

    Finalmente, Sinivaldo Silva Tavares nos apresenta, numa vigorosa síntese, um dos pontos altos da reflexão teológica cristã e da Escola Franciscana, através de Duns Escoto: Qual a compreensão conseguida acerca do mistério de Jesus Cristo e, portanto, que lugar Lhe foi reconhecido na história do mundo, na história da salvação, na antropologia cristã? Uma significativa contribuição no atual debate sobre a unicidade e universalidade de Jesus Cristo!

    Elói Dionisio Piva, ofm

    Redator
  • Tradição viva
    v. 60 n. 240 (2000)

    Normalmente toda pessoa, enquanto integrante de uma família, é estimulada a receber, reinterpretar e retransmitir com carinho a herança de seus Pais. Enquanto membro de alguma instituição, a herança dos Fundadores. Enquanto membro da Igreja Católica, a dos Pais e das Mães na fé. E se isto se dá individualmente, o mesmo acontece em relação à Igreja, enquanto Povo de Deus ou como um todo: como tal ela é convidada a acolher, reinterpretar e retransmi­tir com carinho seu próprio património espiritual. Mais: este é um convite que se apresentou e que também pode se apresentar em forma de interpelação à sua própria identidade. E como tem sido, assim ele pode também se oferecer como oportunidade em que a herança dos Pais e das Mães se revele como referência fundamental de autocompreensão e, portanto, de pos­sibilidade de diálogo.

    Hoje, nas atuais circunstâncias culturais e religiosas, a Igreja volta a ser interpelada, de uma maneira mais incisiva do que em outros momentos, a respeito de si mesma, ou seja, a respeito de sua identidade. Por isso, sente-se provocada a re-articular sua autoconsciência, assim como o fez, a seu tempo, no Vaticano II, exprimindo o resultado na Constituição Dogmática Lumen Geníium. São circunstâncias como estas que a convidam a reinterpretar, de maneira nova e criativa, o testemunho dos Pais e das Mães na fé, ou seja, o rico patrimó­nio espiritual e cultural da experiência de seguimento de Jesus Cristo que vem sendo legado de geração em geração e que denominamos “Tradição viva da Igreja”.

    Mas o que se entende por “Tradição” ou por “Tradição viva” na vida da Igreja? Como articular fidelidade à Tradição eclesial com o multiforme fluir histórico-cultural? Como abordar a relação ruptura-continuidade, alteridade-identidade? Para isso, convido o leitor, a leitora para conferir o que o texto de Dimas Lara Barbosa, que buscou conselho junto ao Pe. Yves Congar, de saudosa memória, sugere a respeito.

    Passando do geral para tópicos e recordando os 50 anos da JUC no Brasil, nos pergun­tamos: o que a experiência da Ação Católica, particularmente da JUC, nos lega? Para res­ponder a esta pergunta contamos com o depoimento de Luiz Gonzaga de Sena, militante da JUC, que nos brinda - nesta primeira parte do depoimento - com seu testemunho e sua aná­lise a respeito do método “ver-julgar-agir”, que, mais que um simples método, se tomou uma concepção de vida. Uma página de nossa história católica foi ali escrita.

    Prosseguindo neste filão e a despeito da necessidade de uma constante autocrítica em função da centralidade de Jesus Cristo Salvador, ousamos perguntar: o que nos lega - a nós, cristãos, não só católicos - a tradição popular latino-americana a respeito da veneração aos santos? Vale conferir as considerações de Ricardo Willy Rieíh.

    Colocado na boca de Maria, que aspecto da Tradição cristã evoca, para nós, situados na passagem deste milénio, em meio a gritantes desafios sociais, o Magnificat? A pergunta é um convite para acompanhar a segunda parte das considerações de Lina Boffsobre a fala de Maria aos povos do terceiro milénio.

    E no final dos ensaios deste fascículo, retomamos a considerações de ordem geral. Sen­do que, de maneira mais intensa e imediata do que no passado, somos hoje colocados em rápi­do contato com diferentes culturas, quais são as perspectivas, as interrogações e as perplexi­dades que nos visitam no caminho ecuménico? Que reações suscita a Declaração Dominus Jesus? Você pode conferir isto com Faustino Luiz Couto Teixeira, estudioso de ecumenismo.

    Que a riqueza daquele que se fez pobre para nos enriquecer com sua pobreza e o testemu­nho dos Pais e das Mães na fé e na caridade nos dêem ajusta medida do apreço pela Tradição viva da Igreja de Jesus Cristo.

     

    Elói Dionisio Piva, ofm

    Redator

     

  • Sacralidade interior
    v. 60 n. 239 (2000)

    Assistimos, há algum tempo, ao retorno de antigas formas de expressar a busca e a experiência do Infinito e do Inefável. Palavras ou expressões, como: volta do sagrado, mistério, misticismo, magia, cura, new age, esoterismo, astrologia, tarô apareceram ou reapareceram com certa insistência. O que sinalizaria isto?

    Com o destaque à “sacralidade interior” dado neste fascículo, juntamente com o autor, Marcial Maçaneiro, deseja-se contribuir para o discernimento do fenômeno humano-religioso de nossos dias em duas direções complementares. Primeiro, apontando para o fundamental e decisivo que envolve a experiência religiosa e para a riqueza da linguagem simbólica, arquetípica e tradicional que a expressa. Em segundo lugar, resgatando, em tempos de nova evangelização, o valor e a importância de uma adequada pedagogia tanto para a busca como para a comunicação, existencial, do que se crê, se vive e se celebra. Redescobrir as sendas da mistagogia cristã (zelo e sabedoria pedagógicos para falar do mistério divino) significa acessar uma oportunidade de discernimento e de evangelização. Para isso, ajuda-nos a atenção ao sentido da linguagem simbólico-religiosa. Ela nos conduzirá a uma postura sabiamente humana, profética e, portanto, existencialmente empenhada e libertadora.

    Comefeito, é da experiência religiosa que se alimenta, ganha força e se embeleza toda a atividade em prol do Reino de Deus.

    Um caminho semelhante demonstraram ter percorrido as Comunidades Eclesiais de Base, quando, no X Encontro realizado em Ilhéus, de 11 a 15 de julho, seguiram, como eixo pedagógico de suas reflexões, estes três momentos: memória, sonho e compromisso. Confira  com João Batista Libânio.

    Fim de século e de milênio foi e continua sendo uma oportunidade de balanços. Antônio Moser o faz em relação aos últimos 50 anos de caminhada da Teologia Moral, particularmente em relação à Moral Renovada. Conseguiu esta, no seu todo, captar os antigos e novos desafios que se apresentaram no caminho da realização humana e dar-lhes uma resposta  adequada? Confira!

    Como aconteceu e, sobretudo, como poderia idealmente acontecer no presente e no futuro a transmissão da fé na nova evangelização na América Latina e no Caribe?Aose projetar a atual e a futura evangelização, apresentam-se linhas de uma Igreja-utopia. Luiz Alves de Lima sinaliza para a realização, o sofrimento e o encanto deste sonho.

    No ano jubilar de 2000, dedicado em ação de graças à SS. Trindade, João Luiz Correia Júnior nos apresenta uma bela síntese da compreensão que conseguimos ter de Deus e que em muito pode ajudar na evangelização em nossas comunidades eclesiais.

    José Oscar Beozzo, partindo de intuições expressas na Exortação Apostólica Pós-Sinodal Ecclesia in America, no que se refere à busca da justiça social no Continente, dá algumas sugestões de conteúdo e demétodo para se avançar neste campo que tanto assola nossa gente.

    Enfim, Maria – Nossa Senhora: O que ela diz aos povos do terceiro milênio? Tendo presente a gravidade da realidade sócio-econômica dos pobres e excluídos, Lina Boff nos reapresenta, como hermenêutica do Magnificat, a evangélica mística de Deus, que ouve o clamor de seu povo e, misericordioso, intervém na história humana para salvá-lo, convocando-nos para sermos Seus discípulos.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Fé cristã: sincretismo ou inculturação?
    v. 60 n. 238 (2000)

    As realizações e perspectivas técnicas em matéria de comunicação fascinam hoje milhões de pessoas. Este fenômeno, porquanto agravado pela lentidão na democratização dos resultados, pela sempre renovada defasagem entre invenção e aplicação e pelo jogo de poder-domínio que o envolve, consciente ou inconscientemente, não só fascina, como também influencia multidões. Conseqtientemente, existe a possibilidade de se tomar maior consciência de que vivemos numa aldeia global pluralista, também em termos religiosos. Por isso, certamente, a cultura do diálogo ganha força; minha (ou nossa) configuração da experiência humana e religiosa pode ser melhor percebida como sendo uma entre outras; estas ou algumas destas outras culturas, talvez para mim (ou para nós) à primeira vista estranhas, podem ser percebidas numa surpreendente coerência. Em outras palavras, as formulações religiosas podem ser vistas como expressão da primordial função de toda a religião: re-ligar, estabelecer pontes e criar comunhão entre a finitude e o infinito, o imanente e o transcendente, o caos e a ordem. Além disso, a relação entre as pessoas, sujeitos da produção cultural, provoca mútua e pluriforme influência na própria formulação da experiência religiosa. Por isso, o conhecido fenômeno do sincretismo religioso pode ser visto como processo e desafio de inculturação. E, afinal, qual a pertinência pastoral de tudo isto, particularmente no Brasil? Mário de França Miranda nos ajuda na tarefa deste discernimento.

    As atuais condições de vida, estabelecidas pelo pensamento económico neoliberal e pela corrida técnico-científica, implicam em mudanças que, não raro, significam perdas (bens, trabalho etc.) e impõem para muitos um regime de migração, senão mesmo de exclusão social. Sem justificar as razões da sobrevinda migração, Paulo Suess ressalta três dimensões que emergem da experiência dos peregrinos e que questionam os fundamentos da atual ordem econômico-social: “a gratuidade, que questiona a lógica do mercado; a proximidade, que contesta a indiferença; e a universa¬lidade, que contracena com a globalização excludente”.

    Renata de Castro Menezes identifica e avalia, do ponto de vista antropológico, algumas características da Festa de Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro. Ela analisa o fenômeno religioso enquanto romaria da festa e visita festiva à santa. Ressalta as relações de reciprocidade que se estabelecem entre os devotos e a santa, ou, poderíamos também dizer, entre o profano e o sagrado. O estudo é interessante e importante justamente por chamar a atenção para a cultura religiosa, que poderíamos classificar de “popular”, que é fruto de dimensões humanas e teológicas profundas e que a elas remete. São manifestações religiosas, verificáveis sobretudo em santuários e que à pastoral ali desenvolvida não podem passar despercebidas.

    Neste final de milénio, o esquema de celebrações convencionado pela Igreja Católica reserva, para este ano, o convite para ação de graças à Santíssima Trindade. Luís Kirchner, num belo trocadilho, ressalta que, de modo particular, a família é sacramento da Trindade e que esta é arquétipo daquela. Por isso, seu estudo, além de ser um estímulo à glorificação da Trindade, o é também à valorização dos laços familiares, criados a partir da comunhão de vida e de amor, por mais que pesem sobre as famílias os desafios das condições sociais de hoje.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

     

     

  • O retorno da religião
    v. 60 n. 237 (2000)

    Já é lugar comum, neste final/início de milênio, referir-se ao despertar do interesse pela religião. E de se assinalar, contudo, que este despertar tem o mérito de também provocar a reflexão a respeito dos fundamentos da cultura, ou seja, dos horizontes de compreensão da existência humana. Inserido neste contexto, o ensaio de Hubert Lepar- gneur não se reveste apenas da atualidade que reafirma o referido despertar, mas, aproveitando a oportunidade, repensa conceitos fundamentais que envolvem a relação “religião-sagrado”, “imanência-“transcendência”. Estas são relações tão antigas quanto o ser humano, mas repensá-las pessoalmente é sempre uma redescoberta vital, é sempre atingir os fundamentos da cultura, é sempre discernir elementos da crise provocada pelo esquecimento das raízes, é acolher a visita que clareia o dia. A percepção do absoluto no horizonte da história humana se reveste, pois, de transcendental importância e é a possibilidade que o despertar religioso nos traz, nestes tempos de rápidas e profundas mudanças. Estabelecer, sempre de novo, a conexão com o próprio do ser humano é criar condições para bem viver, para o diálogo, para a convivência humana, para o encontro consigo mesmo, com toda a criação e com o Criador. Vale a pena entrar na percepção do Pe. Lepargneur.

    Após as considerações de caráter panorâmico e fundante do Pe. Lepargneur, uma temática interna, da Igreja, embora esta não esteja isolada do conjunto dos fenômenos sócio-religiosos, motiva o estudo, as apreciações e as proposições de Clodovis Boff, de Maria da Conceição Silva, de Antônio Alves de Melo, de Luiz Alberto Gómez de Souza. A aludida “temática interna” é dada pelos fenômenos do pentecostalismo autónomo, da renovação carismática, do aparente recuo das CEBs e do desafio que as grandes multidões e os pequenos grupos apresentam à práxis pastoral. As considerações, de grande interesse e atualidade, pnncipalmente para a Igreja no Brasil, partem de uma realidade culturalmente plural na Igreja e, portanto, as manifestações religiosas são defendidas como constituintes da “catolicidade” ou da grandeza de espíritos acolhedores da riqueza criacional. Assim, valoriza-se as caracteristicas tanto das massas populares como dos agrupamen¬tos menores, advoga-se a compreensão e a estima pela diversidade de manifestações na Igreja, recorda-se a tarefa coordenadora e orientadora da atividade pastoral, incentiva-se a comunhão na diversidade, anima-se os desalentados, busca-se o discernimento da sabedoria. Portanto, à luz do Espírito, estes ensaios ajudam os leitores a se situarem ainda melhor no contexto sócio-eclesial de hoje, de uma maneira critica e autocrítica.

    A segunda parte do artigo de Maria Clara Lucchetti Bingemer, Rosemary Fernandes da Costa e Márcio Henrique da Silva Ribeiro, nos recoloca na relação da Igreja com o mundo, entendendo que a Igreja está no mundo (Jo 17) e é mundo. Com a palavra “Mundo” alude-se, pois, à situação humana, vjsitada pelo esplendor do divino e perturbada pelas sombras do conflito e da violência. E o mundo da acolhida e da rejeição do Cristo, tanto hoje como ontem. Mas, a atualidade da reflexão é dada, principalmente e por um lado, pelos sintomas da violência nos grandes centros urbanos e, por outro, pela iniciativa de se fazer um balancete da missão da Igreja em relação ao mundo, por ocasião do presente ano jubilar. Partindo da análise da atuação da Igreja em duas circunstâncias históricas precisas, a das cruzadas e a da inquisição, os autores repropõem a missão do anúncio da Paz, lembrando que a Igreja, como seu Mestre, encontra-se em situações violentas e, mais do que ele, também encontra raízes da intolerância e da violência, do equívoco e da exclusão, aninhadas no coração de seus próprios filhos. No entanto, sua missão permanece a da Reconciliação. Para isso, uma releitura do testemunho e do contratestemunho dados no passado podem ajudá-la a redescobrir sempre de novo esta sua razão de ser.

    Enfim, com Paulo Sérgio Lopes Gonçalves temos a oportunidade de considerar a interpretação dos apelos do Reino de Deus pela TdL. a partir da realidade sócio-eclesial na AL. Um pensar polêmico, que, incentivado por circunstâncias sociais e eclesiais específi¬cas, criou uma epistemologia e uma metodologia próprias, como se poderá constatar.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Teologia: balanço e perspectivas
    v. 59 n. 236 (1999)

    Abrimos este fascículo com uma referência triste e, ao mesmo tempo, muito grata. A tristeza nos visita ao recordarmos o passamento do teólogo Frei Honório Rito de Leão Brasil, ofm, colaborador desta Revista, no dia 03 de outubro, dia em que também se recorda o “trânsito” de São Francisco de Assis; a gratidão brota em nós, movida por sua atividade como teólogo e provincial, por sua contribuição aos leitores da REB e, particularmente, por este seu último ensaio. Através de sua sensibilidade indagativa, podemos tomar contato com o fazer teológico às vésperas do terceiro milênio e, assim, projetar perspectivas de futuro. Isto significa captar as atuais intuições eclesiais, sociais e culturais; significa intuir por onde deveria ir e por onde se direciona concretamente a atividade evangelizadora da Igreja e sua reflexão. Esta percepção é sempre o primeiro passo para o permanentemente necessário aggiornamento do anúncio da Boa-Nova da Vida. A intercessão pela Vida é nosso tributo de fé e gratidão a Fr. Honório.

    Já a partir de uma perspectiva sociológica, apontando as duas formas predominantes do catolicismo do Brasil atual e que dialogam com o mundo, Pedro A. Ribeiro de Oliveira nos indica algumas de suas características e nos sugere ser a estrutura da vida material, o mercado, o pano de fundo de sua existência.

    Em vista da paz e, portanto, do desejo de superar o que a impede, às vésperas do novo milênio, a reflexão sobre a violência e o mal também reinterpela a Igreja. Uma evidência se impõe: para dar chance ao diálogo, ao perdão, ao nascimento de uma convivência mais humana e cristã, é preciso reconhecer também os próprios desacertos. Mas, para isto, é preciso também que uma atitude humildemente corajosa, honesta, sábia e de conversão acompanhe a revisão histórica. E preciso, ainda e acima de tudo. o brilho de uma Nova Humanidade. Maria Clara Lucchetti Bingemer, Rosemary Fernandes da Costa e Márcio Henrique da Silva Ribeiro se propõem investigar como os cristãos, em alguns momentos históricos paradigmáticos, se portaram diante dos desafios da violência, eles, portadores da Boa-Nova que anuncia a paz. A esperança é a de que, mais conscientes, tenhamos melhores condições de ser promotores da paz no terceiro milênio que já bate às portas.

    Com os Agostinianos - conduzidos por Luiz Antônio Pinheiro - recolhemos os frutos de 100 anos de sua segunda presença no Brasil. Porém, com eles também aprendemos a não nos prender ao passado, mas sim, a estar em contínuo processo de refontalização e de reatualização. Esta autoconsciência eles a expressam, em nível de Ordem, com o lema: “Agostinianos Novos para Tempos Novos” ou, em nível de América Latina, “Projeto Hipona. Coração Novo”, o que significa: “promover na Igreja, imersa na sociedade, um dinamismo de conversão e renovação permanentes, pelo testemunho de santidade comunitária da Ordem”.

    A mesma consciência bipolar de achega às fontes e de criativa e profética sintonia com a cultura atual nos é dada pelo relato que nos faz João Panazzolo a respeito da caminhada dos COMLAs - de Belo Horizonte a Paraná (Argentina). A Igreja, recorda ele, traz em sua identidade o ser missionária - testemunhar a Boa-Nova do Reino de Deus – e, ao se perguntar pelos destinatários (leitura da realidade histórico-social), manifesta interesse em ouvir os sinais dos tempos e relacioná-los com sua missão.

    Que este intercâmbio nos fortaleça!

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

     

  • Pecadofobia
    v. 59 n. 235 (1999)

    Temos a alegria de abrir a apresentação deste fascículo da REB com as considerações de Frei Bernardino Leers. Partindo de fina avaliação e intuição de alguns aspectos da expressão religiosa de grande parte de nossa gente, ele busca subsídios para aclarar sempre mais o caminho da conciliação e da reconciliação com o universo das criaturas, particularmente com a pessoa humana, e com Deus. No discernimento deste itinerário ele se defronta, por um lado, com o laxismo moral e, por outro, com a fobia do pecado - “tudo é pecado”. É neste último aspecto que ele se detém. Mostra-nos que esta fobia, que inibe tantas pessoas em relação a um deslanchar crítico e criativo, não pode sustentar-se a partir da sadia Tradição cristã. É, antes, fruto de injunções sócio-eclesiais. E para a liberdade dos Filhos de Deus que ele nos convida e incentiva!

    Com muito carinho, agradecemos a Frei Bernardino por tudo o que ele já tem feito no âmbito da teologia moral e por este artigo que ele nos oferece, na sabedoria de seus 80 anos de vida e com sacrifício, devido à progressiva perda da “luz” de seus olhos corporais.

    Depois disso, continuamos com uma interessante sondagem de Márcio Fabri dos Anjos sobre a relação entre o atual momento no discernimento de valores morais pelo conjunto da sociedade e da juventude, particularmente latino-americanas. Como a juventude - uma generalização com muitas diferenciações - recebe, cria e opta por valores morais e por quais, especificamente? O assunto interessa particularmente aos que lidam com jovens e, mais especificamente ainda, aos que desempenham a missão de iniciar a muitos deles na vida religiosa consagrada.

    Também Graciela Chamorro apresenta uma relação de muito interesse. Analisando a hermenêutica judaico-cristã e guarani de mitos de origem do bem e do mal. ela surpreende aproximações entre a Sabedoria e a Mulher, no sentido de serem envolvidas unilateralmente na representação da origem do mal. Daí ter esta investigação o sentido de clarear alguns aspectos de uma interpretação tipicamente patriarcal e de sugerir uma sua reavaliação.

    Se, de misérias pessoais e locais, levantarmos os olhos a nível sociológico globalizado, chegaremos, certamente, a decifrar o mecanismo da dívida externa (em relação a países ou blocos econômicos) e suas consequências. Um questionamento ético então se levantará; uma busca de soluções do ponto de vista da justiça social se realimentará do sonho de um futuro mais fraternal mente partilhado. Confira com Agenor Brighenti.

    Do atual contexto da convivência humana e da conexa reflexão teológica, cresce a exigência de se considerai- o lugar e a contribuição das religiões. Faustino Luiz Couto Teixeira nos coloca a par do atual e efervescente debate teológico, explicitando algumas interpretações cristãs do pluralismo religioso, bem como algumas questões em discussão.

    Por fim, com Alberto Beckhäuser, uma análise também muito interessante e atual. A partir de uma compreensão teológica da Liturgia cristã, como é possível avaliar alguns fenômenos de expressão religiosa, particularmente, alguns deles, ligados ao Movimento da Renovação Carismática Católica? Confira.

    Frutuoso entretenimento!

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • A Igreja do Novo Milênio
    v. 59 n. 234 (1999)

    O limiar do terceiro milênio da era cristã nos convida à consideração de que cada instante de autoconsciência está situado pela conjugação das coordenadas de espaço e tempo. Enquanto Igreja, este convite situado nos relaciona com a graça de testemunhar, no aqui e agora de cada instante e no vigor do Espírito Santo, a Boa-Nova de Deus em Jesus Cristo. Na acolhida da oportunidade de cada instante acontece o brilho da experiência humana. É nesta experiência que em muitos corações emergem a gratidão, a reavaliação e, principalmente, o sonho. Gratidão pela herança recebida e pela colaboração prestada; reavaliação pelas oportunidades desperdiçadas ou mal aproveitadas; sonho pelas novas oportunidades de sincera comunhão com Deus e de eficaz desempenho na construção da fraternidade humana. Sonhar é preciso, pois sonhar é rever e ousar; sonhar é ato primeiro de generosa consagração à causa da Vida.

    Neste sentido e neste fascículo, a REB apresenta a contribuição elaborada por Vítor Galdino Feller. Ele colhe o impulso despertado no limiar do terceiro milênio e nos lança, fiéis à Tradição apostólica, na atualização do Reino de Deus, caracterizando-o com as linguagens culturais de nossos dias e com a luta contra o pecado e suas consequências. Qual é a Igreja que desejamos?

    Em linha de continuidade, a REB também apresenta o trabalho de Luiz Alves de Lima. Trata-se de uma introdução a novas e atuais maneiras de Anúncio. Buscando ótica latino-americana, o A. situa o Novo Diretório Geral da catequese no amplo trabalho realizado pela Igreja em sua elaboração. Assim, ajuda-nos a entender as intuições deste esforço comunitário de maneira criativa e participativa.

    Retomando tesouros da Tradição cristã, Leonardo Meulenberg, por sua vez, reapresenta dois aspectos da atuação de Santo Ambrósio, bispo de Milão: a conjugação do saber humano com a revelação divina e a solidariedade cristã. Se a semelhança e a atualidade dos desafios nos surpreendem, a lucidez e a coragem proféticas de Ambrósio nos encantam.

    Com Orlando Bernardi direcionamos nossa atenção para um dos santos mais populares da tradição católica luso-brasileira: S. Antônio. Perguntando por seu “franciscanismo”, o A. analisa sua relação entre fidelidade ao carisma do fundador e dedicação à missão da Igreja. Esta relação poderia inspirar a relação entre congregações religiosas e Igreja, também para o novo milênio.

    Finalmente, o texto de João Marcos Leitão Santos. Trata-se de um convite para “ver”, com objetividade e simpatia, a história cristã de nossa terra. É um feliz auspício para o terceiro milênio.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

     

  • Identidade cristã
    v. 59 n. 233 (1999)

    Certamente, se lhe perguntarem: “Quantas vezes Você perguntou: ‘Quem é aquela pessoa’ ou, mesmo, ‘Quem é Você?”’, a resposta seria assim: “Perdi a conta!”, “Nunca me preocupei com isso!” Mas, quem sabe, diante do óbvio, surja ainda esta outra pergunta: “Por que pergunto?” “Por que me informo?” E, para responder, hipóteses são levantadas: Será que a sensação de desconforto diante da mutabilidade de situações e do peso de indecisões me leva à busca de definições, de segurança, de domínio?

    Onde estou querendo chegar? Refiro-me a uma dimensão fundamental e permanente, embora em roupagens novas sempre se apresente. Trata-se de identidade cristã. A constante evolução de condicionamentos sociais e religiosos me convida a formular novamente a pergunta relacionada à identidade: “Quem sou eu enquanto cristão/ã?” e me oferece a chance de buscar uma resposta. Detalhando a pergunta: Que é que me caracteriza e, portanto, o que é que me identifica e me distingue como cristão/ã, católico/a? Em relação a quem e a quê ? Confira com Dom Valfredo Tepe esta provocação, estímulo para uma eclesiologia arejada.

    Outra dimensão humana, permanente desafio e fascínio, com várias acentuações no decorrer da história cultural e religiosa do Ocidente, há pouco objeto de uma Carta Encíclica de João Paulo II, é a da relação entre fé e razão. Dom Filippo Santoro c nosso conhecido Pe. Hubert Lepargneur contextuam a referida Encíclica, indicam propósitos e destaques, bem como alguns limites. Convidam-nos a uma respeitosa, criativa e proveitosa recepção.

    Somos testemunhas de novas e avolumadas expressões de caráter religioso, tanto no meio cristão como no católico. Na ordem do dia estão manifestações celebrativas e participação política do chamado Pentecostalismo autônomo e da Renovação Carismática Católica. Conservadas as diferenciações, o que sinaliza este fenômeno? Porque se afirma agora? Como explicar que se expanda tanto? Serão sintomas de uma nova expressão cultural? Um redespertar do sagrado? Que relação têm estas manifestações de raiz religiosa com o conjunto da cultura urbana e ocidental dominante e secularizada? Que desafios e que chances de diálogo apresentam com outras expressões religiosas, particularmente com as CEBs?

    Neste mesmo contexto, mas numa outra vertente: como se apresentam os novos membros do clero? Que propósitos ou inquietações os movem? Confira constatações e considerações que a respeito nos apresentam Jorge Atílio Silva Iulianelli e Luiz Roberto Benedetti. Vale a pena conferir e compartilhar pareceres.

    Enfim, “a história acabou”? A globalização da comunicação e do mercado já supera, sim, alguns desafios da humanidade, mas também desperta novas inquietações. Luigi Bordin traça uma retrospectiva da relação entre TdL e Marxismo c pondera a atual pertinência de alguns questionamentos de fundo, apresentados por teólogos da libertação e, a seu tempo, por marxistas. O ensaio é um esforço de interpretação de nosso contexto histórico, a partir de utopias ou inquietações judeu-cristãs.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

     

  • Medellín - 30 anos
    v. 58 n. 232 (1998)

    Medellín - 1968. Trinta anos de um dos momentos referenciais da Igreja na América Latina! E tempo suficiente para um balanço, que nos proporcione alguma noção de onde nos encontramos agora, para uma revalorização e retomada de suas inspirações. Assim, poder-se-á combinar avanço e tradição, mudança e identidade cristã.

    Medellín não é, porém, um momento isolado na história. É antes uma expressão e uma interpretação do Vaticano II, que, por sua vez, exprime e caracteriza a então autoconsciência da Igreja e, portanto, a consciência de sua missão e de sua relação com o mundo. Medellín manifesta a consciência e a paixão evangelizadora da Igreja na América Latina. Manifesta a inspiração, a preocupação e a determinação de se inclinar sobre a realidade sócio-religiosa daquele momento histórico no Continente, a fim de estabelecer prioridades e adequaria linguagem do anúncio salvador de Jesus Cristo às circunstâncias históricas das pessoas. É o amor-próprio do Bom Pastor, consciente de suas raízes e de seu futuro, que atuou naquele momento, também a partir das circunstâncias locais c temporais e em função da salvação integral da pessoa humana.

    É esta inspiração amorosa e historicamente lúcida que Medellín nos deixa, a fim de continuarmos, nós também, sondando as raízes e a história, a fim de viver e adequar historicamente a atuação libertadora do Reino de Deus. Recordar isto é qualificar nossa atuação. E colocar-se no constante dinamismo da conversão. E reavivar o amor do Bom Pastor. E consagrar-se, como Jesus, à causa da Justiça de seu Reino. É colocar-se, constante e atentamente, à escuta dos sinais dos tempos e dos lugares. E ter sensibilidade cultural. E olhar as pessoas e o mundo com os olhos do Deus de Jesus Cristo. É atuar no e com o Espírito Santo. E situar-se e ressituar-se na história. Para vislumbar isto, é com prazer que a REB se faz portadora dos estudos e do testemunho de Francisco Morás, José Oscar Beozzo, Paulo Suess e Dom José Maria Pires.

    1998 é também o ano cinquentenário da Declaração dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. Frei Nilo Agostini nos relata o percurso do despertar da consciência para a dignidade humana de todas as pessoas, sua repercussão e atuação no âmbito das Igrejas cristãs e, particularmente, da Igreja Católica.

    Por fim, Luís Corrêa Lima analisa pontos controvertidos do documento da Santa Sé: Nós recordamos - uma reflexão sobre a Shoah (holocausto). Tendo a complexidade das relações judaico-cristãs como pano de fundo, deseja demonstrar a passagem do Jesus judeu à cristandade antijudaica e sondar as atuais perspectivas de entendimento entre cristãos e judeus.

    Gratos aos articulistas, desejamos aos leitores bons frutos neste colóquio.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Caminhos de salvação: Acosta & Ricci
    v. 58 n. 231 (1998)

    Sempre mais, ao que tudo indica, toma-se consciência de que o contexto sócio-religioso em que vivemos se caracteriza pelo pluralismo. Por conta disso, talvez mais que cm outros tempos, pode apresentar-se a tentação do fundamentalismo. Talvez mais que em outros tempos também a convivência humana se apresenta como um desafio de acolhida da liberdade. Por isso, e certamente de maneira mais global do que em outras épocas, aos grupos sociais se apresenta a demanda de identidade; apresenta-se a demanda da compreensão das “sementes do Verbo”, semeadas não só no coração das pessoas, mas também cm todas as criaturas; apresenta-se a tarefa de se avaliar sabiamente convergências e divergências culturais e religiosas.

    E neste esforço de ressituar-se em relação ao presente e ao futuro que o passado se apresenta como possibilidade de qualificação desta consciência de identidade. Por isso, sob pena de sofrer os efeitos de devaneios, quando se trata de reafirmar antigos caminhos e de desvendar novos horizontes de vida cristã ou de evangelização, a Tradição humana, cristã e católica, iluminada pela contribuição crítica do presente, se apresenta como uma possibilidade luminosa.

    Neste contexto, Franz Helm nos apresenta um balanço crítico e comparativo do conceito de Salvação e sua aplicação prática em dois importantes catecismos da história da evangelização católica: o de José de Acosta, em meados do século XVI no Peru, e o de Matteo Ricci, no início do século XVII na China. A perspectiva desde o momento histórico em que vivemos nos dá a possibilidade de estabelecer estimulantes diferenças e semelhanças entre nós e eles a respeito da consciência da inculturação do Evangelho.

    A possibilidade de algum momento do passado ser reinterpretado assinala a diferença entre nosso contexto sócio-cultural e o de quem viveu no aludido e hipotético momento. Este mecanismo significa a possibilidade de nos dar conta, mudadas as circunstâncias, de que também nós somos circunstanciados. Portanto, se, por um lado, este fenômeno é nossa possibilidade de encarnação, também é a possibilidade de tomar consciência da transcendência. Por isso, reler o passado é abrir-se à possibilidade de compreensão do outro e, levadas em conta as limitações e as chances do momento histórico, de resgatar a intuição originante. Especificamente, o que os padres conciliares de Trento intuíram ao colocar a salvação das almas como lei suprema? De que maneira pode ela ser resgatada, valorizada e contextualizada para os dias de hoje? Confira com Giuseppe Alberigo.

    Prosseguindo, Eduardo Alfredo Morais Guimarães nos reconduz para nosso contexto sócio-religioso-cultural, evocando raízes e desafios entre modelos de igreja ao focalizar a devoção ao Senhor Bom Jesus do Bom Fim em Salvador, Bahia. Vale a pena conferir.

    Em seguida, dois estudos nos possibilitam tomar consciência de momentos vividos pelo clero no Brasil: o de Ney de Souza, relativo à formação do clero no tempo colonial, e o de Alberto Antoniazzi, sintetizando a história recente dos presbíteros no Brasil e apontando algumas perspectivas.

    Por fim, Clauber Pereira Lima nos apresenta um ensaio sobre o tema: profecia e salvação em Antônio Vieira. Veja por que, para Vieira, os indígenas eram profetas e pioneiros de uma nova humanidade.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • O Espírito estrutura a Igreja
    v. 58 n. 230 (1998)

    A obediência ao Espírito Santo oxigena a Igreja. Sinônimo de identificação e, portanto, de autenticidade, rejuvenesce e dinamiza sua organização, colocando-a em sintonia com o dom e a missão que recebeu. Se o Povo de Deus, em cada um de seus membros, se mantiver plugado à sua fonte de energia e comunicação, nunca perderá o vigor e a alegria da salvação. Não ficará refém das artimanhas do poder que insuflam uma falsa diferenciação entre seus membros. Na verdade, é a comunhão no dom do Espírito Santo que lhe garante unidade e identidade no servir. E sempre no mesmo Espírito que percebe as necessidades e que, por isso, adapta sua organização à missão de testemunhar o amor que o Pai tem por todos os seus filhos. É sempre no mesmo Espírito que encontrará o Ethos estruturante que lhe possibilita atualizar e adaptar o testemunho, segundo os tempos e as culturas. Em função do constante resgate deste segredo vital e tradicional Pe. Medoro de Oliveira Souza Neto nos faz refletir. Cultivar a identidade carismático-ministerial-alterativa se constitui, para a Igreja, num motivo de glória e numa tarefa de permanente atualidade.

    Na mesma perspectiva podemos apresentar a reflexão de José Maria Vigil sobre as intuições básicas da TdL. A busca de sua inspiração de fundo tem o mérito de traduzir a identidade que a caracteriza e de concluir que ela bebe das águas dos lençóis freáticos da Tradição da Igreja. A reflexão sobre seus paradigmas ajuda na conscientização de sua identidade e, re-situando-a na evolução social, na promoção de sua credibilidade.

    O Povo de Deus, periodicamente, se constitui em assembleia viva que se reúne para ouvir o Deus da vida, tomando consciência de Povo da Aliança e de sua Missão. Como deveria ser, pois, o local deste encontro, o espaço de celebração da comunidade cultual? Para isso, vale a pena percorrer com José Raimundo de Melo os documentos litúrgicos pós-conciliares e verificar o que ali se propõe. Nossos espaços litúrgicos espelham a fé e a cultura de cada Comunidade eclesial?

    A “Igreja Universal do Reino” é um fenômeno, um fenômeno sócio-religioso, um sucesso do ponto de vista mercadológico e religioso, constata Pe. João Edênio dos Reis Valle. Diante disso, que tipo de discernimento teológico-pastoral pode ou deve ser feito em função da missão evangelizadora da Igreja?

    Por fim, uma interrogação relativamente pertinente no Brasil: qual a possibilidade de convergência entre catolicismo e espiritismo, no que concerne aos respectivos conceitos de transcendência, ou seja, concretamente, aos temas “Ressurreição” e “Reencarnação”? O ensaio do professor Marcelo Ayres Camurça tenta responder a esta interrogação.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redator

  • Sínodo para a América
    v. 58 n. 229 (1998)

    A REB abre o ano, trazendo o eco do principal evento eclesial acontecido no final de 97: o Sínodo Especial de Bispos para a América.

    Enquanto acontecimento, pertence ao passado. Enquanto desencadear de consequências, porém, pertence ao presente.

    Sínodo da América, das Américas ou para a América? Uma discussão que antecedeu a realização do evento e que perdura. Uma parlamentação importante porque envolve a natureza do encontro, condicionante dos resultados e de sua repercussão. Importante, uma vez que alimenta expectativas variadas em relação ao presente e ao futuro da Igreja neste continente. Contudo, com estas e nestas circunstâncias, em que é que o Sínodo pode estimular e estimula a Igreja a bem desempenhar a missão que recebeu de Jesus Cristo neste continente e nestes nossos tempos?

    Para ajudar a divulgar a vontade dos Padres Sinodais e enquanto se aguarda ulterior comunicação da Santa Sé, também a REB traz a Mensagem do Sínodo ao Povo de Deus nestas terras e nas presentes circunstâncias históricas. Para ajudar a recepção, de maneira ao mesmo tempo acolhedora e crítica, trazemos as contribuições de Dom Demétrio Valentini, de Frei Antônio Moser, de Dom Aloísio Lorscheider e dos Pes. José Oscar Beozzo e Paulo Suess.

    Próximo do intuito primeiro do Sínodo trazemos uma primeira contribuição do Pe. Medoro de Oliveira Souza Neto. De olho em nossas origens, ele desenvolve um tema de suma importância e permanente atualidade: a estrutura carismático-ministerial-comunional da Igreja - estrutura esta dinamizada no e pelo Espírito Santo.

    Em seguida, somos convidados a nos entreter com questões também de atualidade, mas de caráter temático.

    A primeira diz respeito à questão do aborto. Assunto sempre de novo em discussão e, no momento, no Brasil, com mais acuidade. Novas circunstâncias envolvem a questão, tornando-se, então, sempre de novo necessário o discernimento à luz da dignidade do ser humano, portador e administrador do dom da Vida. Frei Bernardino Leers e o Pe. José de Souza Fernandes articulam a questão.

    A segunda está relacionada, de modo novo, ao incremento da comunicação no mundo, à convivência humana, cada vez mais presente em sua maravilhosa e desafiadora diversidade. Trata-se do pluralismo religioso que nos recoloca o desafio da convivência e de uma convivência qualificada, de diálogo, de respeito à alteridade, da própria compreensão do mistério de Deus no mundo e de Sua convocação à promoção do Bem. O Pe. Mário de França Miranda, estudioso do assunto, nos incentiva com o tema: salvação ou salvações?

    Por último, Eduardo Hoornaert, ainda ao ensejo do centenário da destruição de Canudos transcorrido no ano passado, nos coloca a questão da interpretação: no anseio de nos aproximarmos das circunstâncias e da experiência das pessoas envolvidas com o acontecimento global de Canudos, como lidar com nossas próprias pré-suposições?

    Elói Dionísio Piva, OFM

    Redator

  • CEBs: IX Intereclesial
    v. 57 n. 228 (1997)

    Eclesiologia é o assunto. A forma de abordagem não é de acento teórico ou acadêmico. E, antes, narrativo, memorial, avaliativo. Com efeito, não se trata da elaboração de temas ou leses. Trata-se da articulação de uma experiência. Uma experiência de encontro. Um encontro que se reporta a uma identidade, ao mesmo tempo celebrada e buscada. Uma identidade que, em primeira e última instância, se reporta à experiência e à convocação de Deus, uno e trino. E a experiência da fonte constitutiva de Igreja, de comunidade reunida na fé, na esperança e no amor. Portanto, é experiência partilhada e ouvida, celebrada e buscada, avaliada e vislumbrada em seu devir. É experiência vivida na história, num determinado espaço temporal, geográfico e social. Portanto e evidentemente, não se trata da experiência de toda a Igreja, mesmo tomada em qualquer um dos níveis: setorial, local ou universal ou num determinado tempo. No entanto, trata-se de uma experiência de Igreja.

    A narração, o memorial ou a avaliação a que nos referimos se reporta ao IX intereclesial de CEBs, realizado no mês de julho deste ano em São Luís do Maranhão. Embora partindo deste evento e a ele se remetendo, os ensaios apresentados alcançam questões eclesiais de atualidade. Estes ensaios provêm de pessoas relacionadas não só e em geral às CEBs, mas especificamente à preparação e à celebração do Encontro de São Luís. São elas: Pe. João Batista Libânio, Pe. Benedito Ferraro, Pe. Adriano Sella. Frei Carlos Mesters, Pe. Antônio Aparecido da Silva, Pe. Heitor Frisotti, Dom José Maria Pires, Lúcia Ribeiro, Pastor Cláudio de Oliveira Ribeiro, Pastor Jether Pereira Ramalho, Pe. José Marins e Pe. Massimo Leorato. Outras contribuições afins são devidas a Frei Antônio Moser, a Dom Boaventura Kloppenburg, a Dom Valfredo Tepe e a Frei Nilo Agostini.

    Como não poderia deixar de ser, são narrações ou reflexões post factum. São memória, são avaliação, são perspectivas. Trabalham a identidade eclesial, especificamente a partir da caminhada das comunidades eclesiais. Cultivar a memória do encontro, da atuação em diferentes circunstâncias sociais e culturais faz parte do cultivo da identidade eclesial. O cultivo da memória é também uma avaliação dos acertos e desacertos, é ação de graças pela comunhão na mesma esperança e na mesma caridade, expressas numa renovada e diversificada riqueza cultural. Enfim e principalmente, cultivar a memória de 30 anos de percurso revela uma atitude de escuta e disponibilidade àquilo que hoje o Espírito diz à Igreja. É disponibilidade de ouvir os sinais dos tempos e a convocação da Palavra de Deus, marco referencial de todo o processo. Esta prontidão, amparada pela identidade eclesial - una, santa, católica e apostólica -, é predisposição dialogai entre linguagem das comunidades de base e linguagem das massas, entre CEBs e movimentos, entre comunidades eclesiais e pluralismo religioso. E generosa e corajosa predisposição para perceber e acudir às necessidades eclesiais, na atitude de seguidores do Pastor e Guia de nossas almas.

    Que as comunidades possam sugerir em seu dia-a-dia a imagem d’Aquele que as constitui: o Deus Uno e Trino, o Deus-comunhão, o Deus Criador e Salvador, o Deus-amor.

    Elói Dionísio Piva, ofm

    Redador

51-100 de 246