Sobre a Revista

Foco e Escopo

A REB – Revista Eclesiástica Brasileira – é uma revista de reflexão teológico-pastoral, de característica eclesial e inter-religiosa.

Sua missão é a de contribuir para o discernimento, o incentivo e a atualização da missão evangelizadora da Igreja católica a partir do Brasil.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os pareceristas são selecionados pela Equipe Editorial da revista e atuam como avaliadores ad hoc. São pesquisadores nas áreas de teologia, pastoral e social, com a titulação mínima de doutorado.

Os artigos submetidos à REB são encaminhados a avaliadores que tenham afinidade com o assunto em pauta (peer review). Após a avaliação:

1. Aprovado ou rejeitado o texto, o autor será notificado.

2. Havendo sugestões de modificações, o texto será encaminhado ao autor para as alterações solicitadas; devolvido, o texto passa pela conferência da Equipe Editorial.

Periodicidade

A REB – Revista Eclesiástica Brasileira tem periodicidade quadrimestral.

Política de Acesso Livre

O acesso ao conteúdo é livre e imediato; dessa forma, a Revista contribui para a democratização do conhecimento.

Histórico do periódico

Precedida pela revista COR (1939-40), a REB — Revista Eclesiástica Brasileira —, fundada em 1941 por Frei Thomás Borgmeier, OFM, no intuito de ser um elo de união do clero brasileiro disperso por imenso território e com dificuldade de comunicação, serviu como fórum onde padres e bispos, teólogos e pastores expuseram suas reflexões e narraram suas atividades.

Especificamente, de 1941 a 52, a REB, tendo como Redator seu próprio fundador, consolidou-se como o principal órgão teológico do clero nacional.

De 1952 a 1971, tendo à frente Frei Boaventura Kloppenburg, OFM, caracterizou-se pela defesa da fé católica e pela divulgação dos documentos e dos ideais do Concílio Vaticano II.

De 1972 a 1986, o então Frei Leonardo Boff, OFM, veiculou sobretudo as intuições básicas da Teologia da Libertação.

Na fase atual, a REB mantém acesa a chama do ideal primitivo, realçando as dimensões de eclesialidade e de ecumenismo.