Decadência da cristandade e hermenêutica na teologia de Thomas Müntzer
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v50i200.3014Resumo
O cerne desta investigação baseia-se nos escritos do próprio Thomas Müntzer. Talvez esteja aí sua maior virtude. Não foi considerada, entretanto, a sua abundante correspondência, cuja leitura é também fundamental para uma compreensão adequada do programa teológico müntzeriano em sua totalidade.
Procuramos referir-nos minimamente a Lutero, pois nossa intenção primordial é levar a sério a teologia müntzeriana em suas próprias bases. Com isso, talvez a própria exposição não seja retrato fiel das intenções teológicas daquele reformador.
Por último, cabe acentuar a intenção historiográfica que anima a presente investigação. Ainda que aqui e ali nos desviemos desta intenção, o alvo é, antes de mais nada, auxiliar a compreensão de uma teologia do passado. Daí o caráter expositivo deste trabalho. Ficam implícitas ou por formular as mediações para com o presente. Estas obviamente existem, e são, em Müntzer, especialmente profusas...
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Revista Eclesiástica Brasileira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.