Decadência da cristandade e hermenêutica na teologia de Thomas Müntzer
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v50i200.3014Resumo
O cerne desta investigação baseia-se nos escritos do próprio Thomas Müntzer. Talvez esteja aí sua maior virtude. Não foi considerada, entretanto, a sua abundante correspondência, cuja leitura é também fundamental para uma compreensão adequada do programa teológico müntzeriano em sua totalidade.
Procuramos referir-nos minimamente a Lutero, pois nossa intenção primordial é levar a sério a teologia müntzeriana em suas próprias bases. Com isso, talvez a própria exposição não seja retrato fiel das intenções teológicas daquele reformador.
Por último, cabe acentuar a intenção historiográfica que anima a presente investigação. Ainda que aqui e ali nos desviemos desta intenção, o alvo é, antes de mais nada, auxiliar a compreensão de uma teologia do passado. Daí o caráter expositivo deste trabalho. Ficam implícitas ou por formular as mediações para com o presente. Estas obviamente existem, e são, em Müntzer, especialmente profusas...
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eclesiástica Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.