Escolástica e “Aggiornamento” do Ensino na Igreja
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v25i1.5113Abstract
Nos debates conciliares sobre a inserção da Igreja na civilização moderna e sôbre a formação do clero se fizeram ouvir vozes por vêzes ásperas pró e contra a escolástica. Os cardeais Lercaro, Léger e Suenens, por exemplo, fizeram pronunciamentos que, se não se quiser caracterizá-los como contrários, se deve dizer que foram ao menos de forte sabor restritivo. Os cardeais Ruffini e Bacci, o Mestre Geral dos Dominicanos Fernández e Mons. Staffa, Secretário da S. Congregação dos Seminários e das Universidades, entre outros se pronunciaram irrestritamente a favor. Como os textos destas intervenções não são de domínio público na íntegra e como a documentação acessível se reduz ao resumo do Serviço de Imprensa ou outras fontes similares de segunda mão, não é possível fazer uma discussão direta dos pareceres...
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista Eclesiástica Brasileira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.