Escolástica e “Aggiornamento” do Ensino na Igreja
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v25i1.5113Abstract
Nos debates conciliares sobre a inserção da Igreja na civilização moderna e sôbre a formação do clero se fizeram ouvir vozes por vêzes ásperas pró e contra a escolástica. Os cardeais Lercaro, Léger e Suenens, por exemplo, fizeram pronunciamentos que, se não se quiser caracterizá-los como contrários, se deve dizer que foram ao menos de forte sabor restritivo. Os cardeais Ruffini e Bacci, o Mestre Geral dos Dominicanos Fernández e Mons. Staffa, Secretário da S. Congregação dos Seminários e das Universidades, entre outros se pronunciaram irrestritamente a favor. Como os textos destas intervenções não são de domínio público na íntegra e como a documentação acessível se reduz ao resumo do Serviço de Imprensa ou outras fontes similares de segunda mão, não é possível fazer uma discussão direta dos pareceres...
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Revista Eclesiástica Brasileira
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.