O corpo cristão como corpo feminino

A terceira carta de Heloísa d'Argenteuil a Pedro Abelardo

Auteurs-es

  • Lúcio Souza Lobo
  • João Pedro da Luz Neto

DOI :

https://doi.org/10.29386/reb.v80i317.2245

Résumé

Através da análise da terceira carta de Heloísa a Abelardo, inserida no contexto maior da discussão da correspondência pessoal e na discussão filosófica/teológica que perpassa a obra do palatino, percebese que há uma tríplice possibilidade de leitura: a primeira, relacionada diretamente com o conteúdo da carta, critica o ambiente monástico feminino do século XII; a segunda, inserindo-se no contexto da correspondência pessoal, permite a descoberta de um fio condutor na discussão de todas as cartas de Heloísa, apesar da aparente ruptura temática entre a segunda e a terceira carta; a terceira, insere o corpo feminino como o ponto de partida da experiência pessoal cristã de Heloísa, e por isso serve de contestação ao modelo de corpo como algo “desprezível e rejeitado”, conforme a proposição inicial de Pedro Abelardo.

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Bibliographies de l'auteur-e

Lúcio Souza Lobo

Doutor em Filosofia pela UFRGS. Professor do Departamento de Filosofia da UFPR.

João Pedro da Luz Neto

Mestre em Filosofia pela UFPR. Doutorando em Filosofia pela UFPR.

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Publié-e

2020-12-10

Comment citer

Lobo, L. S., & Luz Neto, J. P. da. (2020). O corpo cristão como corpo feminino: A terceira carta de Heloísa d’Argenteuil a Pedro Abelardo. Revista Eclesiástica Brasileira, 80(317), 707–718. https://doi.org/10.29386/reb.v80i317.2245