Racismo, teologia e consciência

Diálogo entre o Concílio Vaticano II e o Pacto Educativo Global

Authors

  • André Luiz Boccato de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Lúcia Eliza Ferreira Albuquerque Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP https://orcid.org/0000-0002-7681-2078

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v84i329.5875

Abstract

O artigo aborda o racismo, suas características e interlocução com a Teologia, o Concílio Vaticano II e o Pacto Educativo Global. Sabe-se das justificadas discussões históricas acerca do discurso religioso no Brasil, enquanto dispositivo de poder nas raízes do preconceito racial. Contudo, deseja-se percorrer as trilhas do Concílio Vaticano II (1962-1965), que estimulam profundas mudanças institucionais e convocam atenção às angústias e às alegrias da realidade humana. Esses atributos formulam uma Teologia dos Sinais dos Tempos a partir do discernimento dos acontecimentos complexos que exigem proposições contextualizadas. O racismo enquadra-se nessa circunstância. Para isso, o desenvolvimento se dará por três momentos: a) apresentação do racismo como sinal dos tempos; b) discussão da discriminação racial como fato histórico e teológico; c) indicação de ações formadoras de consciência sobre os perigos do racismo e as mudanças desejadas para uma sociedade igualitária a partir do Pacto Educativo Global.

Abstract: The article addresses racism, its characteristics and dialogue with theology and the Global Compact on Education. We are aware of the justified historical discussions about religious discourse in Brazil, as a power device at the root of racial prejudice. However, we want to follow the paths of the Second Vatican Council (1962-1965), which stimulated profound institutional changes and called for attention to the anguish and joy of human reality. These attributes formulate a Theology of the Signs of the Times based on the discernment of complex events that require contextualized propositions. Racism fits into this circumstance. To this end, it will be developed in three stages: a) a presentation of racism as a sign of the times; b) a discussion of racial discrimination as a historical and theological fact; c) indication of awareness-forming actions on the dangers of racism and the desired changes for an egalitarian society based on the Global Educational Pact.

Keywords: Second Vatican Council; Signs of the Times; Racism; Conscience; Global Education Pact.

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Author Biographies

André Luiz Boccato de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutor em Teologia Moral (Lateranense de Roma-Afonsiana). Professor de Teologia na Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisas PHAES (Pessoa Humana. Antropologia. Ética. Sexualidade) da PUC-SP e CNPq.

Lúcia Eliza Ferreira Albuquerque, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP

Doutoranda em Teologia Moral (Pontíficia Universidade Católica de São Paulo). Mestre e Bacharel em Teologia (PUC-SP). Integra o Grupo de Pesquisa PHAES (Pessoa Humana. Antropologia. Ética. Sexualidade) da PUC-SP e CNPq.

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Published

2024-12-26

How to Cite

Luiz Boccato de Almeida, A., & Ferreira Albuquerque, L. E. (2024). Racismo, teologia e consciência: Diálogo entre o Concílio Vaticano II e o Pacto Educativo Global. Revista Eclesiástica Brasileira, 84(329), 667–689. https://doi.org/10.29386/reb.v84i329.5875