Racismo, teologia e consciência
Diálogo entre o Concílio Vaticano II e o Pacto Educativo Global
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v84i329.5875Abstract
O artigo aborda o racismo, suas características e interlocução com a Teologia, o Concílio Vaticano II e o Pacto Educativo Global. Sabe-se das justificadas discussões históricas acerca do discurso religioso no Brasil, enquanto dispositivo de poder nas raízes do preconceito racial. Contudo, deseja-se percorrer as trilhas do Concílio Vaticano II (1962-1965), que estimulam profundas mudanças institucionais e convocam atenção às angústias e às alegrias da realidade humana. Esses atributos formulam uma Teologia dos Sinais dos Tempos a partir do discernimento dos acontecimentos complexos que exigem proposições contextualizadas. O racismo enquadra-se nessa circunstância. Para isso, o desenvolvimento se dará por três momentos: a) apresentação do racismo como sinal dos tempos; b) discussão da discriminação racial como fato histórico e teológico; c) indicação de ações formadoras de consciência sobre os perigos do racismo e as mudanças desejadas para uma sociedade igualitária a partir do Pacto Educativo Global.
Abstract: The article addresses racism, its characteristics and dialogue with theology and the Global Compact on Education. We are aware of the justified historical discussions about religious discourse in Brazil, as a power device at the root of racial prejudice. However, we want to follow the paths of the Second Vatican Council (1962-1965), which stimulated profound institutional changes and called for attention to the anguish and joy of human reality. These attributes formulate a Theology of the Signs of the Times based on the discernment of complex events that require contextualized propositions. Racism fits into this circumstance. To this end, it will be developed in three stages: a) a presentation of racism as a sign of the times; b) a discussion of racial discrimination as a historical and theological fact; c) indication of awareness-forming actions on the dangers of racism and the desired changes for an egalitarian society based on the Global Educational Pact.
Keywords: Second Vatican Council; Signs of the Times; Racism; Conscience; Global Education Pact.
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