V. 34 N. 133 (1974): Moral Fundamental
Nos dias 5, 6, 7 de fevereiro do corrente realizou-se em Petrópolis a IV Semana Teológica reunindo cerca de 80 pessoas vindas de muitas partes do Brasil. O tema era Moral Fundamental. O presente número da REB reúne as principais colaborações trazidas para o encontro. Como o leitor poderá observar, todas elas testemunham o alto gabarito que a reflexão filosófico-teológica assumiu em nossa pátria.
Na Moral Fundamental vigora a preocupação de deslindar o horizonte especifico do Ethos que entra e determina todas as concreções. A essa tarefa se dedicou Frei Gamaliel Devigili, Professor no Instituto Filosófico-Teológico de Petrópolis abordando o tema Hermenêutica do Ethos.
Frei Bernardino Leers, Professor de Teologia Moral na PUC de Belo Horizonte, estuda a especificidade do Ethos cristão. Não se deteve em vertebrações abstratas, mas tentou captar o Ethos cristão como é vivido pelo povo cristão no Brasil.
Um grande desafio nos vem da atividade cientifica, característica fundamental da modernidade. O Prof. Henrique C. de Lima Vaz, Professor de Filosofia da UFMG em Belo Horizonte, apresentou uma notável colaboração sob o título O Ethos da Atividade Científica. A enorme erudição do pensamento clássico e moderno no trabalho do Prof. Vaz qualifica especialmente seu ensaio. O Prof. Wilson de Lyra Chebabi, médico e psicanalista no Rio, apresentou O Ethos da Atividade Clínica. O trabalho se recomenda sobremaneira pelo seu conteúdo eminentemente pastoral.
Nas Comunicações reunimos outras contribuições à Semana. O Prof. Beni dos Santos, Prof. de Teologia Moral em S. Paulo, abordou a difícil problemática da Lei Natural e Ética de Situação. Seu trabalho recolhe as principais opiniões hoje correntes sobre o assunto. J. B. Libanio, Professor de Teologia Sistemática na PUC do Rio de Janeiro, estudou principalmente a relação entre Pecado e Culpa. Seu ensaio recolhe as discussões mais recentes sobre o tema e aprofunda uma linha, a da opção fundamental.
As discussões que se seguiam às apresentações transcorreram num nível elevado, notando-se aqui e acolá os acenos para o caráter ético da problemática social vivida na A. Latina.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator