V. 42 N. 168 (1982): As Bases do Povo de Deus
A teologia latino-americana se caracteriza pela articulação estreita entre teologia e prática, concedendo a esta última a hegemonia na condução do pensar teológico. Frei Clodovis Boff se constituiu, nos últimos anos, num dos representantes mais significativos desta orientação: divide seu tempo entre o trabalho concreto nas CEBs do Acre e a reflexão especificamente teológica. Fruto desta feliz combinação é o presente trabalho sobre um encontro das CEBs do Maranhão.
Frei Bernardino Leers, professor de teologia moral em Belo Horizonte, oferece um bom subsidio ao tema do próximo Sínodo dos Bispos em Roma: Reconciliação e Violência. A inversão que o Autor faz da ordem dos termos possui significação teológica importante.
A REB apresenta um trabalho vigoroso de um teólogo asiático, D. Preman Niles, sobre o repensamento da teologia da missão em contato com as grandes culturas do Oriente. A visão dominante era eurocêntrica. Aqui se procura pensar a missão asiática a partir da própria Ásia.
A religiosidade popular constitui um dos eixos da reflexão latino-americana. Ela é reestudada como fonte de resistência e de libertação dos oprimidos. O historiador, sociólogo e teólogo Pe. José Oscar Beozzo nos oferece um breve trabalho, mas muito sugestivo, sobre a religiosidade popular em Jesus e em seus discípulos e sua significação libertadora.
Os Comunicados recolhem várias contribuições de valor: O centenário da obra salesiana no Brasil; A Igreja nos diferentes modos de produção; Fé cristã e problemas da terra.
Recomendamos também a leitura do documento de um encontro internacional de Franciscanos de 38 países, realizado em setembro na Suíça. É um esforço de releitura do carisma de São Francisco a partir do Terceiro Mundo.
Nestes tempos de parcas esperanças, bebamos do mistério da Encarnação aquilo que nos pode devolver a alegria: a presença imediata de Deus em nossa carne oprimida.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB