A pergunta por Deus e a realidade latino-americana
DOI :
https://doi.org/10.29386/reb.v43i170.3594Résumé
O tema que nos ocupa, aqui, é um desafio. Perguntar por Deus e pretender falar sobre Ele desde Sua própria perspectiva é a proposta central da Teologia (cf. 2Cor 2,17). E isso implica aventurar-se no desconhecido. Pois o Deus verdadeiro «não é o Deus que as religiões têm por conhecido, senão, precisamente, o Deus desconhecido, que por isso mesmo representa a crise de todas as religiões e todas as realidades humanas».
Porém, partindo-se do pressuposto de que o único ser a quem é dada a possibilidade de formular a pergunta por Deus é o próprio homem, ser histórico, que se move num tempo e espaço determinados, é preciso, de início, colocar algumas balizas. Nenhuma questão humana pode pretender a neutralidade absoluta ou a formulação vaga e imprecisa, sob pena de não conduzir a lugar algum.
Nosso trabalho tenciona, pois, colocar a seguir alguns passos metodológicos que ajudarão a situar o problema e a questão num contexto e num tempo determinados, a fim de poder encaminhar a reflexão na direção, senão de uma conclusão, pelo menos de perspectivas abertas que possibilitem o prosseguimento da mesma reflexão.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Eclesiástica Brasileira 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.