A justiça restaurativa no novo humanismo proposto pelo Papa Francisco
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v83i325.4883Palabras clave:
Justiça restaurativa; Novo humanismo, Direitos humanos; Dignidade humana.Resumen
Este artigo tem por objetivo demostrar que no novo humanismo proposto pelo Papa Francisco, a justiça restaurativa é um constitutivo humanitário. Evidencia-se a relevância da dignidade da pessoa humana como valor original e inviolável, resgatando sua sacralidade que, por si, reclama por justiça. Os discursos de Francisco estão alinhados aos direitos humanos e às pautas humanitárias. No coração de seu ensinamento moral-social encontra-se uma autêntica antropologia do ser-relacional. Para ele, o homem é, de per si, capaz de comunhão, superando o mal. Ressalta-se que no novo humanismo sugerido por Francisco se encontram profundos traços do humanismo novo sugerido por Paulo VI. Ambos, “peritos em humanidade”, sugerem a necessidade de mais humanismo, o que significa, em termos de ética da convicção, comprometer-se muito mais com a construção e a restauração da humanidade. A metodologia seguida é a da leitura crítico-comparativa dos textos utilizados no decorrer da investigação. Por fim, conclui-se que este caminho de convicção ética pressupõe a humanização da justiça rumo à justiça restaurativa como ética da responsabilidade.
Abstract: This article aims to demonstrate that in the new humanism proposed by Pope Francis, the restorative justice is a humanitarian constituent. The relevance of the dignity of the human person as an original and inviolable value is highlighted, rescuing its sacredness which, in itself, claims for justice. Francisco’s speeches are aligned with human rights and humanitarian guidelines. At the heart of his moral-social teaching is an authentic anthropology of relational being. For him man is, in himself, capable of communion, overcoming evil. It should be noted that the New Humanism suggested by Francis has deep traces of the New Humanism suggested by Paul VI. Both “humanities experts” suggest the need for more humanism. Which means, in terms of the ethics of conviction, to be much more committed to building and restoring humanity. The methodology followed will be the critical-comparative reading of texts used in the course of the investgation. Finally, it is concluded that this path of ethical conviction presupposes the humanization of justice towards restorative justice as an ethics of responsibility.
Keyword: Restorative justice; New humanism; Human rights; Human dignity.
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