Modelos de pastoral e eclesiológicos, em torno à renovação do Vaticano II
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v75i298.327Palabras clave:
Evangelização, Modelos eclesiológicos, Modelos de pastoral, Vaticano II, MetodologiaResumen
Abstract: No cinquentenário do Vaticano II, objetivo deste texto é caracterizar os modelos de pastoral e modelos eclesiológicos, presentes em torno à renovação conciliar. Basicamente, encontramos seis modelos. No contexto imediato que precede o Vaticano II, estão presentes dois modelos de pastoral: a “pastoral de conservação” e “pastoral coletiva”. O Concílio Vaticano II, superando radicalmente ambos os modelos, propõe uma – “pastoral orgânica e de conjunto”. No imediato pós-concílio, a Igreja na América Latina forjou um novo modelo de ação – a “pastoral de comunhão e participação”. A partir da década de 1980 até Aparecida, com o gradativo processo de involução eclesial, por um lado, houve a volta à “pastoral coletiva” e, por outro, o surgimento do que se poderia denominar de “pastoral secularista”, tributária de uma experiência religiosa de corte imanentista. Finalmente, superando ambas as posturas, a Conferência de Aparecida e, em torno a ela, a Encíclica Evangelii Gaudium, propõem um novo modelo, denominado pelo Papa Francisco de “pastoral de conversão missionária”.
Palavras-chave: Evangelização. Modelos eclesiológicos. Modelos de pastoral. Vaticano II. Metodologia.
Abstract: In the fiftieth anniversary of the Vatican II Council, the objective of this paper is to characterize the pastoral and ecclesiological models present around the conciliar renewal. In fact, there are six models. In the immediate context preceding the Vatican II, two pastoral models were present: the “conservation pastoral” and the “collective pastoral”. The Vatican II Council, going far beyond both models, proposed a – “organic and aggregate pastoral”. In the immediate post-Council period, the Church in Latin America forged a new model of action – a “pastoral of communion and participation.” From the 1980s to Aparecida, with the gradual process of ecclesial involution, there was, on the one hand, a return to the “collective pastoral” and, on the other, the emergence of what might be called the “secularist pastoral”, a tributary of a religious experience with an immanentist tenor. Finally, going beyond both positions, the Aparecida Conference and, around it, the Encyclical Evangelii Gaudium, proposed a new model, called by Pope Francis “the pastoral of missionary conversion”.
Keywords: Evangelization. Ecclesiological models. Pastoral models. Vatican II. Methodology.
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