Chairete – Alegrai-vos (Lc 15,8-10) ou a mulher no futuro da Teologia da Libertação
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v48i191.3181Resumen
É tempo de balanço na América Latina. A Teologia da Libertação — método de reflexão que caracterizou grande parte do pensar teológico do continente nos últimos tempos — completa vinte anos. É tempo de voltar os olhos para o passado a fim de poder enxergar o presente e de, enxergando-o, desejar e produzir o futuro. É tempo de perguntar-se: depois destes vinte anos de laboriosa construção e lenta solidificação, que rosto apresenta a teologia da libertação? Qual é seu futuro?
Para responder a essas perguntas, é necessário olhar para os rostos daqueles que são os protagonistas dessa teologia, aqueles sem os quais os próprios teólogos e a própria reflexão teológica latino-americana não existiriam: os pobres e oprimidos. Foi seu clamor que desassossegou as pessoas e chegou a ressoar com força irresistível no seio da Igreja. Foram sua paixão e seu cativeiro, sua indestrutível esperança, o fogo de seu desejo por libertação que provocaram e fizeram nascer um discurso novo para dizer as antigas e perenes verdades da fé cristã...
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Eclesiástica Brasileira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.