Novos ventos de fundamentalismo religioso no Brasil

Colonização midiático-digital na formação da consciência

Autores

  • André Luiz Boccato de Almeida
  • Lúcia Eliza Ferreira da Silva
  • Mário Roberto de M. Martins

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v81i318.2563

Resumo

O presente artigo pretende analisar o tema do fundamentalismo religioso no Brasil, considerando-o em um cenário de polarização ideológica e com um discurso de teor neopentecostal. A percepção sobre os “novos ventos” de essência fundamentalista pretende identificar no discurso religioso a ação política que pretende colonizar a consciência mediante informações e notícias do ambiente digital. Para isso, a elucidação será feita através de três momentos: a) conceituação do fundamentalismo e seu sentido; b) o fenômeno da colonização midiática na consciência; e, c) algumas reflexões propositivas sobre a formação da consciência nesse contexto. Pretende-se demonstrar que, no atual cenário brasileiro, a aliança entre política e religião fortalece o exercício de um poder domesticador das consciências, através da análise de narrativas e discursos, com suas respectivas desconstruções. Deste modo, chega-se à conclusão de que é necessário insistir numa constante formação da consciência crítica que conduza à emancipação dos sujeitos religiosos e à superação de uma vivência religiosa infantil e acrítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Boccato de Almeida

Pós-Doutor em Teologia (PUC-PR), Doutor em Teologia Moral (Academia Alfonsiana – Roma), Mestre em Teologia (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Especialista em Educação Sexual (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Bacharel em Ciências Sociais, Psicanalista e Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Lúcia Eliza Ferreira da Silva

Mestranda e graduada em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC--SP).

Mário Roberto de M. Martins

Mestrando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Graduado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão – Faculdade Católica, Graduado em Teologia pela Faculdade de São Bento de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Almeida, A. L. B. de, Silva, L. E. F. da, & Martins, M. R. de M. (2021). Novos ventos de fundamentalismo religioso no Brasil: Colonização midiático-digital na formação da consciência. Revista Eclesiástica Brasileira, 81(318), 8–29. https://doi.org/10.29386/reb.v81i318.2563