Bd. 40 Nr. 157 (1980): Teologia e Povo
Todas as contribuições do presente número se situam no marco típico da reflexão latino-americana: fazer teologia sobre a realidade social, decifrada por um instrumentário analítico adequado.
O primeiro artigo, do professor de exegese em Porto Alegre Johan Konings, situa bem o problema da Hermenêutica bíblica e sua articulação com a teologia da libertação. Visa superar tanto o paralelismo quanto o reducionismo e sugere pistas para uma correta articulação.
Frei Clodovis Boff nos entrega o fruto de uma feliz combinação em sua atividade teológica, ora passando 6 meses no ensino e pesquisa teológicos, ora trabalhando os outros seis meses diretamente na pastoral popular na região amazônica. O trabalho A Igreja, o poder e o povo prima pela concreção e pela metodologia mediante a qual se monta um discurso rigoroso e ao mesmo tempo prático sobre questões pastorais, políticas e populares. Esta contribuição é exemplar para o novo caminho de nossa teologia.
Mais e mais leigos e intelectuais se articulam organicamente com a base da Igreja e da sociedade. O sociólogo Alder Júlio Ferreira Calado reflete sobre O contexto estrutural, a Palavra de Deus e a ação das/nas bases, na diocese de Pesqueira. Novamente se mostra a validade do método de articulação entre visão sócio-analítica e visão de fé.
Há tempos chorávamos a morte prematura de uma notável vocação teológica e pastoral na pessoa de Martien Groetelaars, holandês que entregou sua vida à Igreja de Fortaleza. Post mortem, publicamos a segunda parte e última sobre uma questão importante em nossa pastoral popular: Casamento natural, casamento-sacramento e religiosidade popular. Na casa do Pai onde agora goza do Reino, lhe rogamos luzes para a caminhada da Igreja do povo que ele tanto amou.
Luiz Alberto Gómez de Souza a quem esta revista já deve excelentes contribuições nos relata o extraordinário testemunho de lucidez e de coragem profética do arcebispo de San Salvador Oscar Romero, vivendo a fé no seio de um grave conflito político. Tais exemplos confirmam a verdade das grandes opções assumidas por Puebla.
Estimamos que todas estas contribuições animam a fé em sua dimensão libertadora e comprometida com o Reino que deve crescer a partir dos pobres.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB