O Sacramento da Penitência na Consciência Pastoral da Igreja
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v26i3.5006Abstract
Nestas páginas apresentamos a história da consciência pastoral da Igreja a respeito do sacramento da penitência. Trata-se da consciência da Igreja, não de uma mera história do sacramento, nem sequer da história da prática pastoral; de uma visão histórica, contudo, da consciência eclesial: no decurso dos séculos, a Igreja, mensageira da Boa Nova, celebrante dos mistérios cristãos, exerceu o poder de perdoar os pecados, o próprio poder que o Filho do homem tem na terra (cf. Mt 9,6); de uma apresentação temática. Dá-se conta da dificuldade e da complexidade do assunto, que supõe uma vasta informação, e, sobretudo, uma reflexão nunca satisfeita. Nosso propósito se limita ao esbôço dos temas que parecem mais importantes para a reflexão pastoral atual.
Nesta perspectiva, por conseguinte, expomos como, através de toda a história, a consciência pastoral da Igreja correspondeu — ou não! — à situação e à mentalidade dos cristãos.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Revista Eclesiástica Brasileira
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.