v. 41 n. 162 (1981): CEBs: Povo de Deus que se Organiza
O secretário executivo do CIMI, Paulo Suess, nos oferece um estudo profundo e necessário sobre os pressupostos para uma pastoral inculturada de libertação na perspectiva das culturas indígenas brasileiras. Certamente é o primeiro que propõe uma real alternativa seja ao populismo indigenista, seja ao integracionismo oficial, nos termos de uma evangelização libertadora. Vale a pena ler este trabalho.
O Prof. Francisco Taborda SJ apresenta um trabalho de longo alcance teórico sobre o conceito de práxis. Trabalha-o num sentido que o torna instrumento útil para a teologia interessada nas mudanças sócio-históricas.
O IV Encontro Intereclesial das comunidades eclesiais de base realizado de 20-24 de abril em Itaici-SP constituiu um evento da maior importância: uma Igreja está verdadeiramente nascendo da fé do povo que se organiza para a libertação. O teólogo J. B. Libânio SJ, assessor deste movimento ao nível nacional, nos oferece um relatório minucioso mesclado de excelentes reflexões teológicos.
O redator da REB Frei Leonardo Boff prolonga as reflexões de Libânio e apresenta um apanhado sucinto dos ternas- eixos que se firmaram no encontro das comunidades eclesiais de base em Itaici.
Um dos grandes desafios atuais que se propõe à Igreja encarnada nos meios populares é a formação dos presbíteros adequada a esta nova realidade. O Pe. José Comblin, assíduo colaborador desta revista, enfrenta com coragem o problema. Comblin já se encontra novamente no Brasil ajudando a reflexão da fé em termos de compromisso libertador. Saudamos com viva alegria o regresso deste eminente teólogo que como poucos ama este país e lhe auguramos um trabalho frutuoso em nossa Igreja, pois dele todos aprendemos muito.
A REB deseja aos seus leitores bons frutos do aprendizado destes estudos que enriquecem a tradição do pensamento teológico brasileiro.
Leonardo Boff, O.F.M.
Redator da REB