v. 46 n. 182 (1986): Convocatória Geral em Prol da Libertação

					Visualizar v. 46 n. 182 (1986): Convocatória Geral em Prol da Libertação

O Documento da Congregação para a Doutrina da Fé “Libertatis Conscientia” recebeu boa acolhida no Brasil. Toda tomada de posição oficial dentro da Igreja precisa da “recepção” para se tornar eficaz e incidir sobre a vida eclesial.

Dom Frei Valfredo Tepe é membro da Congregação para a Doutrina da Fé e membro da Comissão Episcopal de Doutrina. Como tal acompanhou a elaboração em Roma do documento sobre a liberdade e a libertação cristã. Sua palavra esclarecedora e inteligente acerca da instrução vaticana goza de especial autoridade. Ela ajudará na reta “recepção” da doutrina no Brasil.

No espírito de reforçar a acolhida positiva do documento da Santa Sé e de manter aberto o desenvolvimento deste modo de pensar a fé numa perspectiva de libertação, Frei Clodovis e Frei Leonardo Boff escreveram uma carta ao Sr. Cardeal Josef Ratzinger. Para completar as reflexões num nível mais técnico e hermenêutico, Frei Clodovis Boff escreveu um trabalho quê merece ser estudado e discutido: “Retrato de 15 anos da Teologia da Libertação”.

O texto do Pe. José Comblin “O Tema da Reconciliação e a teologia na América Latina” é de grande relevância. Ele atende a um convite feito pelo CELAM para que os teólogos latino- americanos se ocupassem da questão. Comblin, com boa base bíblico-dogmática; desenvolve o tema de uma forma que evita plenamente a ideologização a que se prestou o tema da reconciliação na história da Igreja: legitimar uma ordem discricionária. O A. mostra bem que a teologia da reconciliação não é uma alternativa à teologia da libertação, antes uma exigência interna desta.

Paulo Suess estuda as incidências da “Libertatis Conscientia” sobre as culturas, particularmente as indígenas. Suas reflexões críticas são pertinentes: “A questão da filosofia da libertação” é suscitada entre nós por Manoel J. de F. Castelo Branco. Há uma lacuna no projeto global da libertação que deve ser preenchida. O A. mostra as exigências e aponta as direções.

O Brasil acaba de reatar relações diplomáticas com Cuba. É interessante ler o relato objetivo e critico e ao mesmo tempo esperançador que Frei Clodovis Boff fez de uma viagem de estudos é encontros em Cuba. Os comunicados de E. Hoornaert e de Luiz Alberto Gómez de Souza são dignos de estudo e reflexão. Aos nossos leitores auguramos bom proveito na leitura dos textos.

Frei Leonardo Boff

Frei Elói D. Piva

Redatores

Publicado: 2021-11-17