v. 49 n. 193 (1989): Aids: Apelo e Desafio Ético-Pastoral

					Visualizar v. 49 n. 193 (1989): Aids: Apelo e Desafio Ético-Pastoral

Um dos méritos das contribuições apresentadas na REB é o de, à luz da fé e do saber humano, pensar e repensar alguns dos desafios que, particularmente em nosso meio, aos cristãos se apresentam. Este esforço intelectual testemunha o espírito profético no Povo de Deus, enquanto mantém este mesmo Povo vigilante em relação a ilusões que o possam adormentar e enquanto incentiva e qualifica sua ação evangelizadora.

O primeiro apelo/desafio aqui abordado por Fr. Antônio Moser nos vem dos aidéticos. A AIDS assusta. A AIDS desencadeia questionamentos de caráter ético que nos ajudam a desmascarar camuflagens da Verdade, a incentivar a busca pelo sentido da existência humana e a assinalar a presença de Deus.

Nem sempre é fácil relacionar engajamento pastoral e participação política. Nesta composição encontram-se identidade religiosa e autonomia das realidades terrenas, notadamente as de ordem social. Armando de Melo Lisboa nos propõe algumas considerações de interesse a respeito.

Direitos humanos no Brasil: uma bandeira que, no dizer de José Reinaldo de Lima Lopes, recuperou fervor revolucionário. Ele organiza com lucidez o que neste campo ocorreu recentemente e o que vem ocorrendo agora, indica aspectos novos desfraldados por esta bandeira e, de ouvido na Justiça, aponta a face insurrecional e utópica em toda a formulação positiva do Direito. Socialmente, os marginalizados são os portadores privilegiados desta dimensão.

Henri D’Aviau de Ternay e Lúcia Weiler caracterizam o fio condutor da corrente teológica, denominada “Teologia Narrativa”. Valorizando o aspecto histórico da salvação, constatam pontos de contato com a Teologia da Libertação.

Paulo Suess analisa com propriedade e sob diversos ângulos a relação entre evangelização e cultura e/ou culturas. O assunto é de constante atualidade para os cristãos, particularmente na América Latina, onde, no momento, se avalia os modos de evangelização aqui havidos no passado. Esta avaliação pode conduzir-nos ou reconduzir-nos à descoberta do Filho de Deus nos crucificados de hoje e, portanto, a acolher Sua Boa Nova.

Por fim, além de assinalar a sugestiva variedade de temas apresentados nas “Comunicações”, gostaria de chamar a atenção para a nova seção que a REB coloca à disposição de seus leitores, neste ano em que a CNBB propôs como tema da CF a Comunicação para a Verdade e a Paz: PALAVRA DO LEITOR — um espaço de diálogo e de intercomunicação.

Fr. Elói D. Piva

Redator

Publicado: 2021-10-07