v. 53 n. 209 (1993): Santo Domingo

					Visualizar v. 53 n. 209 (1993): Santo Domingo

Fiel a uma de suas intuições básicas, a REB se apresenta qual amplo espaço eclesial. Espelha a diversidade e o dinamismo da vida da Igreja de hoje, particularmente no Brasil e na América Latina.

O primeiro bloco de assuntos se relaciona àquela que, com certeza, será um marco permanente no peregrinar da Igreja neste continente: a IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Santo Domingo. Avaliando o Encontro, Dom Luiz Demétrio Valentini, através de sua observação, aguda e anotada no calor dos fatos, oferece importantes elementos do contexto interpessoal em que se desenrolaram os fatos: confronto e confluência de pareceres, até se conseguir uma conclusão final. Dom Aloísio Lorscheider evidencia os grandes temas conclusivos da Conferência, temas estes que, ora mais, ora menos, espelham a reflexão e a prática da Igreja, hoje, neste Continente. Frei Almir Guimarães, específico, ao Documento de Santo Domingo pergunta: qual sua palavra a respeito de assunto tão candente como o da família.

A vida humana é o objeto do segundo conjunto de abordagens. Marcial Maçaneiro contextua sua defesa no horizonte de aspectos de morte, presentes na cultura atual. Leonard M. Martin, de quem, agora, só apresentamos a Ia parte de seu trabalho, orienta sua indagação para um objeto inédito, certamente, e de grande interesse: o paciente terminal nos códigos brasileiros de ética médica. Por fim, em tomo da morte cerebral, Hubert Lepargneur coloca a possibilidade que o próprio homem aprimorou: manipulação e/ou respeito à vida.

Paulo Fernando C. de Andrade observa o desenrolar da cultura moderna. Relaciona pós-modernidade e pastoral popular. Desperta sensibilidade com relação aos impactos e efeitos daquela sobre esta.

Riolando Azzi aborda um tema muito caro ao nosso povo: a celebração da Paixão de Cristo. Recordando o “como” somos e o “por que” assim somos, valoriza nossa cultura religiosa popular.

Enfim, nos Comunicados, Você encontra mais explicitações destes e de outros assuntos.

Que estas abordagens, tirando do baú coisas novas e velhas, possam ajudar sua caminhada.

Frei Elói Dionísio Piva

Redator

Publicado: 2021-06-30

Crônica

Necrologia

Apreciações

Pelas Revistas