O ensino religioso na história da CNBB

Autores

  • Sérgio Junqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR.
  • Rivael de Jesus Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR.

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v72i287.845

Palavras-chave:

Ensino Religioso, CNBB.

Resumo

Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa documental que explicita a contribuição da Igreja Católica Apostólica Romana, por meio da CNBB, para a atual configuração da disciplina do Ensino Religioso. Foram analisadas as histórias da Religião e da Educação no Brasil, e mais detidamente do Ensino Religioso, através dos posicionamentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, desde 1952, época de sua formação, até os dias atuais, tendo sido considerados artigos, livros e documentos, tanto digitais quanto impressos, que, de alguma forma, tinham ligação com este componente curricular. A contribuição da ICAR, através da CNBB, está por todo cenário educacional e suas muitas influências são incontestes tanto para o ensino quanto para a compreensão do fenômeno religioso. Procurouse identificar a evolução do posicionamento da ICAR, com relação ao Ensino Religioso, partindo do material divulgado pela CNBB, tendo em vista ser responsável também pela formação de docentes. O valor do tema se dá em vista da inserção do Ensino Religioso, como área de conhecimento conforme é apresentado no Artigo 33, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1997), que robusteceu esta disciplina curricular, cujo conhecimento deve ser construído nas escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental.

This article is the result of a qualitative research document that explains the contribution of the Roman Catholic Church through the CNBB, for the current configuration of the discipline of Religious Education. We analyzed the stories of Religion and Education in Brazil, and more detail of Religious Education, through the positions of the National Conference of Bishops of Brazil, since 1952, the time of its formation until the present day, were considered articles, books and documents , both digital and print that somehow had connection with this curricular component. The contribution of the Catholic Church, through the CNBB is around educational setting and its many influences are undeniable both for teaching and for the understanding of religious phenomena. We sought to identify the evolution of the position of ICAR, in relation to religious education based on the material released by CNBB in order to be also responsible for training teachers. The value of the subject is given in view of the insertion of Religious Education as an area of knowledge as presented in Article 33 of the Law of Guidelines and Bases of National Education (1997), which robusteceu this course curriculum, knowledge of which must be constructed in public and private schools of elementary school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR.

Doutor em Ciências da Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER – www.gper.com.br).

Rivael de Jesus Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR.

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR/PR.

Referências

BLOCH, Marc, Apologia da história ou o ofício do historiador, trad. de Lilia Moritz Schwack, J. Zahar, Rio de Janeiro 2001.

BRASIL, Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e logares mais populosos do Império. Disponível em HTTP://www2.camara.gov.br/legislacao/publicacoes/doimperio. Acesso em 12/02/2007.

______, Lei de diretrizes e bases da educação nacional, LEI 9394/96, MEC, Brasília 1996.

______, Lei nº 9.475 de 22 de julho de 1997. Dá nova redação ao artigo 33 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo (seção I), Brasília DF, 23 jul. 1997.

CARON, L./FIGUEIREDO, A., Histórico dos Encontros Nacionais do Ensino Religioso, CNBB, Brasília 1998.

CARON, L./GRERE, O Ensino Religioso na nova LDB, Vozes, Petrópolis 1998.

CNBB, Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil – 1975-1978 (Documentos da CNBB – 4), Paulinas, São Paulo 1975.

______, Igreja e educação, perspectivas pastorais (Estudos da CNBB – 6), Paulinas, São Paulo 1974.

______, Educação Religiosa nas escolas (Estudos da CNBB – 14), Paulinas, São Paulo 1976.

______, Catequese Renovada – orientações e conteúdo, texto aprovado pela 21ª Assembleia Geral, em 15 de abril de 1983 (Documentos da CNBB – 26), Paulinas, São Paulo 1983.

______, Diretrizes Gerais da Ação Pastoral da Igreja no Brasil – 1987-1990 (Documentos da CNBB – 38), Paulinas, São Paulo 1987.

______, O Ensino Religioso (Estudos da CNBB – 49), Paulinas, São Paulo 1987.

______, Coletânea dos Pronunciamentos da CNBB – 1988 a 1992, CNBB, Brasília 1988.

______, Ensino Religioso no Brasil (CEP – 24 a 27 novembro), Mímeo, Brasília 1987.

______, IX Plano Bienal dos organismos nacionais – 1987/1988, CNBB, Brasília 1988.

______, Pela unidade dos cristãos – Guia ecumênico popular (Estudos da CNBB – 28), Paulinas, São Paulo 1981.

______/INSTITUTO NACIONAL DE PASTORAL, Relatório do Secretariado Nacional de Ensino da Religião, Mímeo, Rio de Janeiro 1952.

FALCãO, F., A Religião na escola, em: Revista de Catequese 11 (1988) 41.

FIGUEIREDO, A., Ensino Religioso, perspectivas pedagógicas, Vozes, Petrópolis 1995.

______, O GRERE na CNBB: uma caminhada de vinte anos, em: Revista de Educação da AEC 34/136 (2005) 90-99.

GRERE, Encontros Nacionais do Ensino Religioso, Mímeo, Fortaleza 1994.

GRUEN W., O Ensino Religioso na escola, Vozes, Petrópolis 1995.

______, Aspectos legais do Ensino Religioso na escola, em: Revista de Catequese 2/5 (1979) 82-87.

GURGEL, M., O objetivo específico da instrução religiosa nas escolas, em: Revista de Catequese 1/1 (1978) 69.

INSTITUTO NACIONAL DE PASTORAL (org.), Presença pública da

Igreja no Brasil (1952-2002): jubileu de ouro da CNBB, Paulinas, São Paulo 2003.

JESUS J., O Ensino Religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (193045), em: Educação em Revista 17 (1993) 68-78.

JOãO PAULO II, Discurso de João Paulo II no Brasil, Vozes, Petrópolis 1981.

JUNQUEIRA, S., O Ensino Religioso no Brasil: estudo do seu processo de escolarização, UPS, Roma 2000.

______, Educação Religiosa, Champagnat, Curitiba 2002.

LAPLANTINE, F., Aprender Antropologia, 12ª reimp. (1ª ed., 1988), Brasiliense, São Paulo 2000.

LUSTOSA O. de F., A Igreja Católica no Brasil República, Paulinas, São Paulo 1991.

NERY, J.I., O Ensino Religioso Escolar no Brasil (ERE) no contexto da história e das leis, em: Revista de Educação AEC 22/88 (1993) 7-20.

Downloads

Publicado

2012-02-15

Como Citar

Junqueira, S., & Nascimento, R. de J. (2012). O ensino religioso na história da CNBB. Revista Eclesiástica Brasileira, 72(287), 516–537. https://doi.org/10.29386/reb.v72i287.845