Anúncios

TEMAS-DOSSIÊ PARA OS PRÓXIMOS NÚMEROS/REB

2024-04-09

Aguardamos artigos que abordem algum aspecto referente às temáticas propostas a seguir:

2024

Igreja, Tradição e História (No 329, set.-dez./2024)

  • Church, Tradition and History (Sept.-Dec./2024)
  • Entrega de textos até 31/07/2024
  • Delivery of texts until 2024/07/31

Boa Nova de Jesus Cristo no agitado contexto sociorreligioso atual!

Este agito, no Brasil e no mundo, seria sintoma de quê? Uma crise política, uma orfandade de sentido? Que sinalizam, p. ex.: o tensionamento e a polarização, também no interno de instituições como a Igreja católica; o fenômeno de meias-verdades e fake news; a apropriação de aspectos religiosos em função de interesses pessoais e/ou coletivos; o autoritarismo/fascismo; a teologia do domínio; as discriminações, a indiferença e as desigualdades; o discurso de ódio, a demonização e a desqualificação de pessoas por motivos ideológicos; a violência física, tão explícita nos atuais conflitos armados; a pálida busca de consensos e do bem comum?

Se há sinalização, há convocação para discernimento, possibilidade de ação, certamente também de interação. Nesse pressuposto, a teologia, que interpreta os sinais dos tempos à luz da fé da Igreja, que contribuição pode oferecer? Com certeza, esta contribuição estaria em sintonia com a Tradição viva da Igreja. “Tradição viva”...: como expressá-la, em sintonia com circunstâncias socioculturais dos homens de hoje? Como não se perder em meio a tempestades? Como evocar e tornar compreensível e atraente o mistério da Igreja e sua missão evangelizadora hoje?

 

2025

Sinodalidade e estrutura canônica (No 330, jan.-abr./2025)

  • Synodality and canonical structure (Jan.-Apr./2025)
  • Entrega de textos até 30/11/2024
  • Delivery of texts until 2024/11/30

Fazer, juntos, o caminho. Que vocação e que energia levam ao movimento, na pluralidade do conjunto? A partir de quais pressupostos ou argumentos teológico-eclesiais interpretar o legado do Sínodo sobre a Sinodalidade? Como relacioná-lo com o intuito reformador do pontificado de Francisco? Há algo novo? Se há, como caracterizá-lo? Se se trata de um processo (que pode ser perene ou longo), como situar-se? E, se o percurso é o de um povo – do povo de Deus –, não é um percurso caótico, mas organizado, em função de um sentido... E aqui, em que bases entabular diálogo entre sinodalidade e estrutura canônica? Esta dá conta da sinodalidade? Precisaria ser atualizada e em que? Como poderia auxiliar o povo de Deus em sua missão? Depois de 60 anos do decreto conciliar Presbiterorum Ordinis, como poderia ou deveria o segmento ministerial dos presbíteros conjugar sinodalidade e direito canônico? Como implementar diálogo/entendimento entre dimensão jurídico-canônica e envio evangelizador?

 

Ecoteologia (No 331, maio-ago./2025)

  • Ecotheology (May-Aug./2025)
  • Entrega de textos até 31/03/2025
  • Delivery of texts until 2025/03/31

Habitar a Terra. Ser parte da Terra. Não poucos afirmam que o habitar sabiamente a Terra é a possibilidade e o desafio da humanidade hoje e no futuro... Nesse rumo e em sintonia com o Papa Francisco, em que pode contribuir a ciência teológica? Há razões para os seres humanos serem agradecidos, parceiros, cuidadores da Mãe-Terra (Casa Comum)? Como contribuir para o discernimento das causas da crise ecológica e caracterizá-la? Na evidência de que tudo (a vida) está interligado, o que se poderia ou se deveria aprender de outros saberes, de outros campos da ciência humana? Por que e como somos convocados à corresponsabilidade, à participação no habitar e cultivar a Terra (deixando a marca do Espírito)? Que estilo de vida cristão/católico pode ser prospectado e idealizado?

  

Humanismo cristão e diálogo cultural (No 332, set.-dez./2025)

  • Christian humanism and cultural dialogue (Sept.-Dec./2025)
  • Entrega de textos até 31/07/2025
  • Delivery of texts until 2025/07/31

 Estudiosos da cultura atual indicam o agigantamento do subjetivo e sua afirmação como instância da verdade. Autorreferencial, instaura individualismo e solidão. Carece de afetividade, interação e transcendência. Se esta é uma constatação marcante, o que leva pessoas a fixações, a criar ídolos, a colocar-se como referência inquestionável, a constituir o mix de informações que lhes convém? Se for o caso, que circunstâncias contribuem para esta tendência? A partir do legato teológico, como fundamentar a dignidade humana, sua individualidade e sociabilidade? Como reapresentar a fé cristã no Deus uno e trino, no contexto presencial e virtual, repercutindo nas relações interpessoais e interculturais? Como recolocar diretrizes éticas, particularmente em relação ao diferente, ao injustiçado, ao pobre, ao excluído?

 

Obs.: Condições para submissão: <https://revistaeclesiasticabrasileira.itf.edu.br/reb/about/submissions>.

Saiba mais sobre TEMAS-DOSSIÊ PARA OS PRÓXIMOS NÚMEROS/REB

Edição Atual

v. 84 n. 327 (2024): Liturgia do Povo de Deus
					Visualizar v. 84 n. 327 (2024): Liturgia do Povo de Deus

“A Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” (SC 10). Pois, cremos o que rezamos e celebramos/rezamos o que cremos. O Povo de Deus – imagem cara ao Vaticano II para se referir aos discípulos de Jesus Cristo –, centrado no Mistério Pascal, celebra o amor salvador de Deus – Pai, Filho e Espírito Santo. Na ação celebrativa acolhe a iniciativa de Deus enquanto porção da humanidade, caracterizada por pluralidade e evolução histórico-cultural. Portanto, sua ação litúrgica, para ser fiel a Deus e ao ser humano, conserva o dom recebido e evolui na compreensão e manifestação, ou seja, na linguagem ritual e simbólica que lhe é característica.

É isto que se ressalta neste número da REB, ou seja, e em outras palavras, por um lado, a noção de Tradição (o reportado de geração em geração) e, por outro, a linguagem ritual e simbólica no contexto da evolução humana em sua diversidade de povos e culturas. Paolo Cugini, Matheus da Silva Bernardes, Joaquim Fonseca, Marcos Vieira das Neves e Luís Felipe Carneiro Marques, Tatiana Oliveira Ribeiro e Henrique Fortuna Cairus, José Reinaldo Martins Filho e Daniel Carvalho da Silva, Abimar Oliveira de Moraes e Wagner Francisco de Sousa Carvalho vão, pois, em busca da melhor correlação entre o conservar e o mudar, hoje.

Em “Temas Variados”, pertinentes destaques: o prosseguimento do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade da Igreja. Primeiramente registram-se convergências, questões a afrontar e propostas para a implementação provindas da primeira fase do Sínodo (cf. em Grande Sinal, v. 78, n. 01, 2024: síntese da Síntese da primeira parte do Sínodo) e, em seguida, revisita-se, interpreta-se (com atenção à participação do laicato) o percurso histórico da sinodalidade e se apresentam mais sugestões sinodais para a vida e a missão da Igreja (ver também REB, v. 83, n. 324, p. 223-352, 2023). Seguir com Agenor Brighenti e Antonio José de Almeida.

Allan Silva Coelho ilustra a práxis e a pedagogia transformadoras do Papa Francisco a partir do Evangelho.

A “Casa Comum” e a emergência/urgência climática encontram-se no realce dado à Exortação Apostólica Laudate Deum por Elvis Rezende Messias.

Encerrando, uma janela sobre desistências na Vida Religiosa Consagrada, no contexto civilizatório atual, por Vagner Sanagiotto e Wilmar Santin.

Cadastre-se – <http://reb.itf.edu.br> – e usufrua da REB on-line.

Elói Dionísio Piva ofm

Redator

Publicado: 2024-03-27
Ver Todas as Edições