Crise na transmissão da memória eclesial
Diagnósticos e prognósticos
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v84i329.5876Resumo
Há uma ruptura na comunicação da memória cristã, associada a uma profunda mudança de época, visível no alheamento de uma grande parcela da população jovem em relação ao cristianismo ou no redirecionamento de outra parcela a ambientes de cunho fundamentalista. Esse estado de coisas foi reconhecido pelos bispos da América Latina no Documento de Aparecida e pelo Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii gaudium. Este artigo deseja retomar a interpretação que esses dois documentos fazem dessa crise, ampliando-a com o recurso a três autores que traçam diagnósticos e prognósticos sobre essa situação: Armando Matteo, Fabrice Hadjadj e Tomáš Halík. Pontos de convergência entre esses autores e os documentos magisteriais são: a constatação de que a ruptura geracional na transmissão da memória cristã está ligada ao esgotamento de um modelo de linguagem; o reconhecimento de que o modelo vigente caducou porque se revelou incapaz de estar à altura do reconhecimento da alteridade neste contexto de mudança epocal; e a possibilidade de que a linguagem simbólico-ritual e poético-artística seja assumida como uma resposta capaz de gerar um momento novo.
Abstract: There is a rupture in the communication of Christian memory, associated with a profound change of era, visible in the alienation of a large portion of the young population in relation to Christianity or in the redirection of another portion to fundamentalist environments. This state of affairs was recognized by the bishops of Latin America in the Document of Aparecida and by Pope Francis in the apostolic exhortation Evangelii gaudium. This article seeks to revisit the interpretation that these two documents make of this crisis, expanding it with the contributions of three authors who outline diagnoses and prognoses about this situation: Armando Matteo, Fabrice Hadjadj and Tomáš Halík. Points of convergence between these authors and the magisterial documents include: the acknowledgement that the generational rupture in the transmission of Christian memory is linked to the exhaustion of a language model; the recognition that the current model has become obsolete because it has shown itself incapable of recognizing otherness in this context of epochal change; and the possibility that symbolic-ritual and poetic-artistic language could be assumed as a response capable of generating a new moment.
Keywords: Secularization; Youth; Fundamentalism; Pastoral theology; Symbolic language.
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