O leão é o cordeiro

Ap 5,1-8 na construção de uma cristologia da paz

Autores

  • Waldecir Gonzaga Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-5929-382X
  • Vinicius Pimentel Baquer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v84i329.5872

Resumo

O presente estudo traz uma análise das imagens cristológicas do leão e do cordeiro, presentes em Ap 5,1-8, e busca compreender a maneira como tais imagens podem cooperar para a elaboração de uma cristologia da paz. A perícope escolhida emoldura-se numa cerimônia de entrega, na qual o “leão da tribo de Judá” é considerado digno de abrir o livro, contudo tal leão não é visto, e em seu lugar aparece um cordeiro imolado, mas vivo. A figura dupla do leão-cordeiro, age como chave-hermenêutica para compreender como o autor do Apocalipse de João, constrói seu mundo simbólico em contraposição ao poder do Império. Tal observação permitirá, à luz da práxis histórica de Jesus de Nazaré, oferecer ao final do estudo um fundamento teórico para uma cristologia da paz, entendida como resolução não-violenta de conflitos, à luz da fé em Cristo. Os passos dados para a redação deste estudo, servindo-se de alguns elementos do Método Histórico-Crítico e da Análise Narrativa, são o oferecimento do texto grego e tradução portuguesa de Ap 5,1-8, notas de tradução e de crítica textual, bem como a análise das imagens do leão e do cordeiro de Ap 5,1-8, no contexto do livro do Apocalipse de João, e o diálogo com a Teologia Sistemática, especificamente nos estudos da Cristologia da Paz.

Abstract: The present study presents an analysis of the Christological images of the lion and the lamb, presented in Rev 5:1-8, and seeks to understand the way in which such images can cooperate in the elaboration of a Christology of peace. The chosen pericope is framed in a delivery ceremony, in which the “lion of the tribe of Judah” is considered worthy of opening the book, but this lion is not seen, in its place a sacrificed but alive lamb appears. The double figure of the lion-lamb was like a hermeneutic key to understanding how the author of the Apocalypse of John built his symbolic world in opposition to the power of the Empire. Such observation will allow, in the light of the historical praxis of Jesus of Nazareth, to offer at the end of the study a theoretical foundation for a Christology of peace, understood as the non-violent resolution of conflicts in the light of faith in Christ. The steps taken to write this study involve some elements of the Historical-Critical Method and Narrative Analysis, including the offering of the Greek text and Portuguese translation of Rev 5,1-8, translation notes and textual criticism, as well as the analysis of the images of the lion and the lamb from Rev 5,1-8, in the context of the book of Revelation of John, and the dialogue with Systematic Theology, specifically in the studies of the Christology of Peace.

Keywords: Lamb; Lion; Apocalypse; Christology; Peace; Non-violence.

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Biografia do Autor

Waldecir Gonzaga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália. Possui Pós-doutorado junto à FAJE/BH, Brasil. Atualmente é diretor e professor de Teologia Bíblica do Departamento de Teologia da PUC-Rio. É criador e líder do Grupo de Pesquisa Análise Retórica Bíblica Semítica, credenciado junto ao CNPq. E-mail: waldecir@hotmail.com, Currículo Lattes: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/369991. http://lattes.cnpq.br/9171678019364477 e ORCID ID: https://orcid.org/0000-0001-5929-382X.

Vinicius Pimentel Baquer , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: <vbaquer@hotmail.com>, Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1487172093093008 e ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-8619-6109

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Gonzaga, W., & Baquer , V. P. (2024). O leão é o cordeiro: Ap 5,1-8 na construção de uma cristologia da paz. Revista Eclesiástica Brasileira, 84(329), 613–633. https://doi.org/10.29386/reb.v84i329.5872