Hagiografias e metodologias educacionais

Biografia dos santos, identidade confessional e sua influência na educação

Autores

  • Jacqueline Crepaldi Souza
  • Sérgio Rogério Junqueira

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v83i326.5222

Palavras-chave:

Hagiografia; Scalabrinianas; Salesianos; Agostinianos; Identidade confessional.

Resumo

Os modelos hagiográficos vêm sendo estudados há algum tempo por pesquisadores do campo religioso. Nesse viés, a vida dos santos pode dialogar com a Pastoral e com a sala de aula e influenciar as propostas educacionais. O objetivo desse artigo é identificar três dessas propostas: scalabriniana, salesiana e agostiniana, identificando metodologias educacionais que revelam a essência da vida de João Batista Scalabrini, de São Francisco de Sales e de Santo Agostinho. A metodologia biográfica revela a singularidade dos santos e sua especificidade nas metodologias educacionais. Conclui-se que a hagiografia, repleta de narrativas e memórias religiosas, pode guiar a prática escolar inspirando e influenciando propostas, critérios para atividades e valores humanos, definindo a identidade confessional e as metodologias educacionais de um grupo.

Abstract: Hagiographic models have been studied for some time by researchers in the religious field. In this bias, the lives of the saints can dialogue with the Pastoral and with the classroom and influence educational proposals. The purpose of this article is to identify three of these proposals: Scalabrinian, Salesian and Augustinian, identifying educational methodologies that reveal the essence of the life of John Baptist Scalabrini, St. Francis de Sales and St. Augustine. The biographical methodology reveals the uniqueness of the saints and their specificity in educational methodologies. It is concluded that hagiography, full of narratives and religious memories, can guide school practice by inspiring and influencing proposals, criteria for activities and human values, defining the confessional identity and educational methodologies of a group.

Keywords: Hagiography; Scalabrinians; Salesians; Augustinians; Confessional identity.

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Biografia do Autor

Jacqueline Crepaldi Souza

Doutora e Mestra em Ciências da Religião (PUC Minas). Pedagoga (Newton Paiva). Psicopedagoga e Técnica em Comunicação Assistiva (PUC Minas). Teóloga (PUC Minas). Tem experiência na área de Educação com ênfase na inclusão. Autora do Projeto Diversidade, que possibilita a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. Escritora de livros: Surdez e alteridade: as expressões religiosas das crianças surdas (Fonte Editorial, 2018); Agostinho e o maravilhoso sentido da vida (Editora PUC Minas, 2019); Coleção Pedagogia do Ensino Religioso (Editora PUC Minas, 2021); Coleção Ensino Religioso: o maravilhoso sentido da vida (2022, no prelo), entre outros. Instrutora de Cursos e Oficinas para professores. Integrante do Grupo de Pesquisa “Religião, Educação, Ecologia, Libertação e Diálogo”, REDECLID, PUC Minas. Diretora da Consultoria de Ensino Religioso (C.E.R), cujo objetivo é buscar sentidos para a vida numa ética da alteridade. Lecionou Cultura Religiosa na PUC Minas. Atualmente leciona Ensino Religioso no Colégio Santo Agostinho-BH.

Sérgio Rogério Junqueira

Livre Docente e Pós-Doutor em Ciência da Religião; Pós-Doutor em Geografia da Religião; Doutor e Mestre em Ciência da Educação; Licenciado em Pedagogia. Diretor do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Souza, J. C., & Junqueira, S. R. (2023). Hagiografias e metodologias educacionais: Biografia dos santos, identidade confessional e sua influência na educação. Revista Eclesiástica Brasileira, 83(326), 684–705. https://doi.org/10.29386/reb.v83i326.5222