O Papa Francisco e a causa indígena: sugestões de aproximação

Autores

  • Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v75i297.367

Palavras-chave:

Pastoral indigenista, Papa Francisco

Resumo

Síntese: Este artigo se propõe a ser uma análise da relação entre a questão indígena e a prática pastoral católica no Brasil, discutindo as mudanças que a atuação pastoral indigenista católica, representada pelo CIMI (Conselho Indigenista Missionário), vem sofrendo nas últimas décadas e os avanços no diálogo entre Igreja e povos indígenas. O artigo traz para a discussão alguns eventos específicos que sinalizam a aproximação entre o Papa Francisco e os povos indígenas brasileiros para levantar a importância de se discutir os conflitos que envolvem os grupos indígenas brasileiros.

Palavras-chave: Pastoral indigenista. Papa Francisco.

Abstract: This paper is an analysis of the relationship between Indians and the Catholic pastoral practice in Brazil, discussing about the changes that the Catholic indigenous pastoral action, represented by CIMI (Indigenous Missionary Council) has suffered in recent. The article starts the discussion from some specific events between Pope Francisco and the Brazilian indigenous people to raise the importance of discussing the conflicts involving the Brazilian Indians.

Keywords: Indigenous pastoral. Pope Francisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões, Universidade Federal de Juiz de Fora

A autora é bolsista de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, além de bacharelado e licenciatura em História pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas na área de Ciência da Religião, com ênfase em Diálogo Inter-religioso, atuando com os temas: identidade, prática missionária e pastoral indigenista.

Referências

AZEVEDO, Marcello de Carvalho. Viver a fé cristã nas diferentes culturas. São Paulo: Loyola, 2001.

AZZI, Riolando. Método Missionário e prática de conversão na colonização. In: SUESS, Paulo (Org.). Queimada e Semeadura: da conquista espiritual ao descobrimento de uma nova evangelização. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 89-105.

CIMI. Documento Final da I Assembleia Geral do CIMI. In: PREZIA, Benedito (Org.). Caminhando na Luta e na Esperança. São Paulo: Loyola, 2003, p. 229-233.

______. Relatório de Violência contra os Povos Indígenas no Brasil. 2008.

KRAUTLER, Erwin. O compromisso da Igreja com os povos indígenas no contexto pós-constituinte – diálogos e solidariedade. In: CNBB. XXVII Assembleia Geral da CNBB. Brasília: CIMI/CNBB, abril, 1989.

MONTERO, Paula. A universalidade da missão e a particularidade das culturas. In: MONTERO, Paula (Org.) Entre o mito e a história. Petrópolis: Vozes, 1996, p. 31-135.

RUFINO, Marcos Pereira. Ide, portanto, mas em silêncio: faces de um indigenismo missionário católico heterodoxo. Tese de doutorado em Antropologia, pelo Museu de Antropologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002, 344 p.

______. O código da cultura: o CIMI no debate da inculturação. In: MONTERO, Paula (Org.). Deus na Aldeia: missionários, índios e mediação cultural. São Paulo: Globo, 2006, p. 235-275.

SUESS, Paulo. Cálice e Cuia: crônicas de pastoral e política indigenista. Petrópolis: Vozes, 1985.

______. CIMI 30 anos: Contexto, Origem, Inspiração. Palestra proferida no dia 12 de dezembro 2002, por ocasião do Congresso “CIMI – 30 anos”. Disponível em <http://www.missiologia.org.br/artigos.php>. Acesso em 18 mar. 2003.

______. Sociedades Indígenas: 500 anos frente a custos e benefícios da presença missionária. Disponível em . Acesso em 21 abr. 2003.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Simões, M. C. dos S. R. (2015). O Papa Francisco e a causa indígena: sugestões de aproximação. Revista Eclesiástica Brasileira, 75(297), 71–87. https://doi.org/10.29386/reb.v75i297.367