Statio orbis

Os Congressos Eucarísticos Internacionais: panorâmica histórica e reflexão litúrgico-teológica

  • Francisco Taborda

Resumo

Em preparação aos próximos Congressos Eucarísticos (o 52º CE Internacional, em Budapest, Hungria; o 18º CE Nacional, no Recife, PE), este artigo pergunta pelo sentido de eventos desse gênero, o que levou a criá-los e mantê-los, a evolução sofrida nesse mais de século desde que surgiram. Com essa finalidade o artigo percorre em largos traços a história dos Congressos Eucarísticos Internacionais, tentando identificar os ideais que os motivaram e moldaram, tanto do ponto de vista sociopolítico (relação entre Igreja e sociedade), como, especialmente, da perspectiva teológico-litúrgica a eles subjacente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Taborda

Pe. Jesuíta, professor emérito de teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Belo Horizonte, MG. Doutor em teologia pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster (Alemanha).

Publicado
2021-12-16
Como Citar
Taborda, F. (2021). Statio orbis: Os Congressos Eucarísticos Internacionais: panorâmica histórica e reflexão litúrgico-teológica. Revista Eclesiástica Brasileira, 81(320), 704-739. https://doi.org/10.29386/reb.v81i320.3541