Penitência cotidiana. Uma verdade a ser recordada
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v76i302.209Palavras-chave:
Penitência cotidiana, Escuta da Palavra de Deus, Esmola, Oração, Jejum, Confissão a leigosResumo
Síntese: Nos seis-sete primeiros séculos, procurava-se o perdão dos pecados em formas cotidianas de obter a reconciliação que Deus nos oferece em Cristo. A forma elaborada, conhecida na pesquisa histórica como “penitência canônica” (sacramento da penitência), era reservada para poucos pecados gravíssimos, exigia penitências rigorosíssimas que duravam anos e não podia ser repetida. Em compensação, as formas cotidianas (escuta da Palavra de Deus, esmola-oração-jejum, confissão a leigos, a eucaristia como sacramento do perdão) eram muito valorizadas e recomendadas. Se essas formas cotidianas forem novamente valorizadas, não haverá razão para lamentar-se sobre a chamada “crise da confissão”. O estudo é precedido por uma reflexão antropológica sobre a reconciliação (o “fazer as pazes”) no âmbito humano.
Palavras-chave: Penitência cotidiana. Escuta da Palavra de Deus. Esmola. Oração. Jejum. Confissão a leigos.
Abstract: In the first six to seven centuries forgiveness from sins was sought by way of quotidian forms to obtain the reconciliation that God in Christ offers us. The elaborate form, known in historical research as “canonical penance” (the sacrament of penance) was reserved for a few serious sins, demanded severe penances that lasted years, and could not be repeated. On the other hand, the quotidian forms (listening to the Word of God, alms giving-prayer-fasting, the confession to lay persons, the Eucharist as a sacrament of forgiveness) were highly recommended and valued. If these forms were newly valued, there would not be any reason to lament the so-called “crisis of confession”. This study is preceded by an anthropological reflection regarding reconciliation (“making peace”) in the context of human relations.
Keywords: Quotidian penance. Listening to the Word of God. Alms giving. Prayer. Fasting. Confession to lay persons.Downloads
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