A Igreja que sonhamos construir
DOI:
https://doi.org/10.29386/reb.v65i260.1625Palavras-chave:
Igreja, Vaticano II, MedellínResumo
O início de um Pontificado torna-se ocasião propícia para se sonhar com uma Igreja que se quer construir sobre a herança do Vaticano II e de Medellín. Do Vaticano II, deve-se guardar e enriquecer uma teologia feita no paradigma hermenêutico. Dele emerge a figura de Igreja em que a Palavra de Deus mantém absoluto primado. Ela é pensada na pluralidade de experiências, participativa, colegial, construída em rede. Outros traços a serem reforçados: vocação universal à santidade, diálogo ecumênico e inter-religioso e com o mundo moderno, valorizando a liberdade religiosa. A herança de Medellín deixou a marca indelével da opção pelos pobres numa Igreja da libertação. Prolongá-la significa assumir uma dimensão profético-crítica, uma Igreja de CEBs com liturgia inculturada, ensaiando novas estruturas eclesiásticas. Um olhar mais para o futuro demanda uma Igreja que enfrente os desafios do mundo atual: a ideologia da sociedade moderna avançada e globalizada, a mistura lingüística, o fenômeno religioso. E os caminhos que se abrem de resposta vão na direção da retomada corajosa da prática da libertação, do redimensionamento do magistério oficial e da hierarquia eclesiástica, da evangelização das culturas e do surto religioso espiritualista. Numa sociedade do saber, cabe à Igreja colaborar na criação de um novo paradigma ecológico e de um projeto alternativo de sociedade.
Abstract: A new Pontificate is a most favorable occasion to dream of a Church we want to build upon the heritage of Vatican II’s and Medellín. From Vatican II, we should cherish and enrich a theology based on the hermeneutic paradigm. From it comes the Church image where God’s Word excels. It appears in a plurality of experiences, participative, collegial, comprehensive. Other features to be reinforced: universal vocation to sanctity, ecumenical and inter-religious dialogue as well as interection with the modern world, valuing religious freedom. The Medellín heritage left an indelible mark: the option for the poor in the Liberation Church. To prolong it means to take a prophetic-critic dimension, a Church of CEBs (basic ecclesiastic communities) with uncultivated liturgy, practising new ecclesiastical structures. A glance into the future demands a Church that faces the challenges of the current world: the ideology of an advanced modern and globalized society, the linguistic mixture, the religious phenomenon. The answers open ways towards a courageous resuming of the liberation practice, giving a new dimension to the official education and ecclesiastical hierarchy, the evangelization of cultures, and the surge of spiritualist religions. In a society of knowledge, it’s up to the Church to collaborate in the creation of a new ecological paradigm, and of an alternative project of society.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Eclesiástica Brasileira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos autorais; como gratificação, a REB oferece dois exemplares ao Autor de um artigo.
A REB adere à licença não comercial (Creative Commons). Portanto, é permitida cópia, distribuição e exibição dos textos, respeitados os direitos autorais e citada a fonte de sua proveniência.