Expressões do sagrado e limiar ecológico. Sociogênese do self em contextos religioso-ecológicos

Emerson Sena da Silveira

Resumo


O objetivo do presente artigo é refletir sobre as interfaces entre a religião, os caminhos de expressão do sagrado e os aspectos ecológicos na contemporaneidade. A análise acerca dos estilos de religiosidades, bem como seus possíveis intercruzamentos, apontam para uma zona de convergência: a herança da pulsão romântica e a emergência de uma cultura do self. No entanto, é preciso atentar para as zonas de tensão que, simultaneamente, emergem: a erosão da tradição como continuidade do passado; o transbordamento das fronteiras entre religião e demais campos do social; e a emergência de hegemonias entrecruzadas, tanto entre fenômenos religiosos quanto entre os instrumentos analíticos e paradigmas interpretativos.

Abstract: The article’s objective is to reflect about the interfaces between religion, the ways of the sacred expression and the ecological aspect in contemporary. The analysis about the styles of religiosities, and well as their possible intersections, point to a convergence zone: the inheritance of the romantic pulsation and the emergency of a self-culture. However, it is must focus on the areas of tension that, simultaneously, emerge: the erosion of the tradition as the continuity of the past; the overflow the boundaries between religion and the other social subjects; and the emergency of hegemonies intersecting, both among religious phenomena as the analytical instruments and interpretive paradigms.


Palavras-chave


Religião; Sagrado.

Texto completo:

PDF

Referências


BAUMAN, Z., Modernidade e ambivalência, Jorge Zahar, Rio de Janeiro 1998.

BERMAN, M., Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade, Companhia das Letras, São Paulo 1986.

BOFF, L., Ecologia: grito da terra, grito dos pobres, Ática, São Paulo 1999.

_____., Ecologia, Mundialização, Espiritualidade, Ática, São Paulo 1995.

CAMPBELL, C., A ética romântica e o espírito do consumismo moderno, Rocco, Rio de Janeiro 2001.

CARVALHO, I.C.M./STEIL, C.A., A sacralização da natureza e a ‘naturalização’ do sagrado: aportes teóricos para a compreensão dos entrecruzamentos entre saúde, ecologia e espiritualidade, em: Ambiente & Sociedade, 11/2 (2008) 289-305.

CARVALHO, J.J. de., O encontro de velhas e novas religiões: esboço de uma teoria de estilos de espiritualidade, em: MOREIRA, Alberto/ZICMAN, Renée (orgs.), Misticismo e novas religiões, Vozes, Petrópolis 1992, p. 64-98.

CASTELLS, M., A Sociedade em Rede, Paz e Terra, Rio de Janeiro 1999. CATTON, W.R./DUNLAP, R.E., Environmental sociology: a new paradigm, em:

The American Sociologist 13/1 (1978).

CSORDAS, T. Asymptote of the ineffable: embodiment, alterity, and the theory of religion, em: Current anthropology 45/22 (2004) 163-185.

DUARTE, L.F.D., A pulsão romântica as ciências humanas no Ocidente, em: Revista

Brasileira de Ciências Sociais 19/55 (2004) 5-18.

DUARTE, L.F.D./VENÂNCIO, A.T.A., O espírito e a pulsão: o dilema físico-moral nas teorias da pessoa e da cultura de W. Wundt, em: Mana. Estudos de Antropologia Social 1 (1995).

DURKHEIM,É., As formas elementares da vida religiosa, Martins Fontes,São Paulo 1996.

GIDDENS, A., As consequências da modernidade, UNESP, São Paulo 1991.

HARVEY, D., Condição pós-moderna, Loyola, São Paulo 1992.

KOYRÉ, A., Do mundo fechado ao universo infinito, Forense/USP, São Paulo 1979.

LYOTARD, J., A condição pós-moderna, 6ª ed., José Olympio, Rio de Janeiro 1998.

LOVELOCK, J., Gaia: um novo olhar sobre a vida, Edições 70, Lisboa 1989.

OLIVEIRA, E., Canção Nova, homens novos, mundo novo: entre o “velho” destes tempos e o “novo” do final dos tempos, em: GOMES, E. de C. (org.), Dinâmicas Contemporâneas do Fenômeno Religioso na Sociedade Brasileira, Idéias & Letras, Aparecida 2009, p. 147-168.

PENA-VEGA, A., O despertar ecológico, Garamond, Rio de Janeiro 2005. PIERUCCI, A.F., A religião como solvente: uma aula, em: Novos Estudos 75 (2006) 111-127.

POLANYI, K., A Grande Transformação, Campus, Rio de Janeiro 1980.

RUTHER, J., Gaia and God, Harper e Row, San Francisco 1992.

SANCHIS, P., O campo religioso será ainda hoje o campo das religiões, em: Eduardo HOORNAERT (org.), História da Igreja na América Latina e do Caribe: o debate metodológico, Vozes, Petrópolis 1995, p. 81-131.

______., As tramas sincréticas da história, em: Revista Brasileira de Ciências Sociais 28 (1995b) 123-138.

______., Modernidade e pós-modernidade, em: Análise & Conjuntura 7/2 (1992).

SCHUTZ, A., Fenomenologia e relações sociais, Zahar, Rio de Janeiro 1979.

SEGATO, R.L., Formações de diversidade: nação e opções religiosas no contexto da globalização, em: Ari Pedro ORO/Carlos Alberto STEIL (orgs.), Globalização e religião, Vozes, Petrópolis 1997.

SILVA, W.P. da, Jubileu da Terra, em: Ultimato 38/294 (2005) 1.

SANTOS, B. de S., Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade, Cortez, São Paulo 1995.

SILVEIRA, E.J.S. da, Tradição e Modernidade na Renovação Carismática Católica: um estudo dos rituais, subjetividades e mito de origem. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, 180 f, 2000.

______, Tecnologia e Ética de Si: subjetividade e performance na cura interior católico-carismática a partir da figura do curador. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, 270 f, 2006.

______. Corpo, emoção e rito: antropologia dos carismáticos católicos, Armazém Digital, Porto Alegre 2008.

STEIL, C.A., Religião e natureza no horizonte de uma antropologia da paisagem, em: XXVI REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA (Porto Seguro 2008), Anais da

XXVI Reunião Brasileira de Antropologia, ABA, Brasília 2008.

STEIL, C.A./CARVALHO, I.C.M., O Habitus ecológico e a educação da percepção: fundamentos antropológicos para a educação ambiental, em: Educação e Realidade 34 (2009) 81-94.

TAYLOR, C., As fontes do Self: a construção da identidade moderna, Loyola, São Paulo 1997.

VAZ, H.C. de L., Escritos de filosofia VII:raízes da modernidade, Loyola, São Paulo 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.29386/reb.v71i283.995

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Eclesiástica Brasileira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Instituto Teológico Franciscano
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil