Autenticidade e transcendência em Charles Taylor

Autores

  • Rogério Foschiera Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.29386/reb.v72i285.917

Palavras-chave:

Charles Taylor, Experiência Religiosa.

Resumo

Em termos taylorianos, educar para a autenticidade é situar o ser humano num contexto de vida que o transcende. Para Charles Taylor, oferecer o melhor sentido inclui não só proporcionar a orientação melhor e mais realista sobre o bem, mas também permitir que melhor se compreenda e encontre sentido nas ações e sentimentos próprios e dos outros. Taylor denomina hiperbens os bens que não apenas são incomparavelmente mais importantes que os outros, como proporcionam uma perspectiva a partir da qual esses outros devem ser pesados, julgados e decididos. Abrir-se à experiência religiosa é viabilizar o entendimento de questões humanas básicas e constitutivas e que dizem respeito à vida e à morte. Contudo, tal processo só será possível com uma profissão de fé no pluralismo.

Abstract: In Taylor terms, to educate for the authenticity is to situate the human being in a life context that transcends him. For Charles Taylor, to offer the best sense includes not only to proportionate the best and most realistic orientation about the good, but also to permit that one understands better and finds sense in the own actions and sentiments and of the others. Taylor denominates as hyper goods the goods that are not only incomparably more important than the others, as they also proportionate a perspective from which those others must be pondered, judged and decided. To open oneself to the religious experience is to make viable the understanding of basic and constitutive human questions and that concern life and death. However, such process will only be possible with a faith profession in the pluralism.

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Biografia do Autor

Rogério Foschiera, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

É psicólogo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e também graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), e Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988). Tem mestrado em Ética e Filosofia Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), MBA em Gestão Empresarial pela FGV (2004) e Doutorado em Educação e Religião pela Escola Superior de Teologia (2008). Atua como Professor, Gestor Educacional e Psicólogo. Tem experiência na área de Psicologia Clinica e Organizacional, na Gestão de Organizações de Ensino e no Magistério Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: ética, educação, autenticidade, desejo e gestão.

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Publicado

2012-02-18

Como Citar

Foschiera, R. (2012). Autenticidade e transcendência em Charles Taylor. Revista Eclesiástica Brasileira, 72(285), 50–75. https://doi.org/10.29386/reb.v72i285.917