Por uma transformação intercultural da teologia

Sinivaldo Silva Tavares

Resumo


O anúncio cristão tem se dado mediante um diálogo intercultural que, historicamente, caracterizou-se por uma cerrada polarização entre fé e cultura. Esta polarização foi desconstruída pelo Vaticano II, ao propor-nos a transparência da cultura em relação à fé. A Teologia da Libertação latinoamericana explicitou as contradições internas da cultura moderna, propondo-nos relacionar fé e culturas provenientes do “reverso” da história e do “mundo dos pobres”. Nos dias que correm, as teologias se sentem desafiadas a se submeterem a um processo de transformação intercultural, onde o intercultural seja assumido como perspectiva e método e não apenas como tema.

Abstract: The Christian message has been proclaimed through an intercultural dialog that, historically, was characterized by a strong polarization between faith and culture. Vatican II deconstructed this polarization, by proposing to us the transparency of culture with regard to faith. The Latin American Liberation Theology made explicit the internal contradictions of modern culture, inviting us to relate faith and cultures from the “other side” of History and from the “world of the poor.” In our days, theologies feel challenged to undergo a process of intercultural transformation, where the intercultural is assumed as a perspective and method and not just as a topic.

Keywords: Faith; Reason; Culture; History; Interculturality.


Palavras-chave


Fé; Razão; Cultura; História; Interculturalidade.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTH, K. L’Epistola ai Romani. Milano: Feltrinelli, 1922.

BLUMENBERG, H, La legittimità dell’Età Moderna. Genova: Marietti, 1992.

BOFF, C. Sinais dos Tempos. Princípios de leitura. São Paulo: Loyola, 1979. BOFF, L. A Teologia da Libertação: recepção criativa do Vaticano II a partir da ótica dos pobres. In: ID. Do lugar do pobre. Petrópolis: Vozes 1984, p. 13-43.

BONHÖFFER. D. Resistência e submissão. São Paulo: Paz e Terra; São Leopoldo: Sinodal, 1980.

CHENU, M.-D. Une école de théologie: le Saulchoir. Paris: Cerf, 1937. ______. La Parole de Dieu. 1. La foi dans l’intelligence; 2. L’Évangile dans le temps. Paris: Cerf, 1964.

CODINA, V. Fe latino-americana y desencanto occidental. In: COMBLIN, J.; GONZÁLEZ FAUS, J.I.; SOBRINO, J. (Ed.). Cambio social y pensamento cristiano en América latina. Madrid: Trotta, 1993. p. 271-296.

ELIADE, M. El mito del eterno retorno. Madrid, 1979.

ELLACURÍA, I. Conversión de la Iglesia ao reino de Dios. San Salvador, 1985.

ESTERMANN, J. Interculturalidad: vivir la diversidad. La Paz: ISEAT, 2010.

______. Hacia la transformación intercultural de la Teología. Disponível em: . Acesso em: 30 abr. 2017.

FORNET-BETANCOURT, R. Interculturalidade: crítica, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.

______. Interculturalidade: crítica, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004.

______. El quehacer teológico en el contexto del diálogo entre las culturas en América Latina. Revista Iberoamericana de Teología, Cuidad de México, n. 4, p. 73-84, 2007.

______. Tareas y propuestas de la Filosofía Intercultural. Aachen: Mainz Verlag, 2009.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade. II. O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

GMAINER-PRANZL, F. Theologie interkulturell: die diskursive Form Von Katholizität. Korrespondenzblatt des Canisianums, Innsbruck, v. 143, n. 2, p. 16-34, 2010.

GUTIÉRREZ, G. Teología desde el reverso de la historia. Lima: CEP, 1977.

______. La fuerza histórica de los pobres. Salamanca: Sígueme 1982. ______. Beber en su próprio pozo en el itinerario espiritual de un pueblo. Salamanca: Sígueme, 1986.

______. Non possiamo fare teologia in un’angolo morto della storia. In: GIBBELINI, R. Il dibattito sulla teologia della liberazione. Brescia: Queriniana, 1986. p. 125-126.

______. Hablar de Dios desde el sufrimiento del inocente: Una reflexión sobre el libro de Job. Salamanca: Sígueme, 1988.

______. Una Teología de la Liberación en el contexto del Tercer Milenio. In: CELAM (Ed.). El futuro de la reflexión teológica en América Latina. Bogotá: CELAM,1996. p. 97-165.

HARNACK, A. VON. L’essenza del cristianesimo. Brescia: Queriniana, 1980.

HINKELAMERT, F. El mapa del emperador. San José, 1998.

KANT, I. Il conflitto delle faccoltà. Brescia: Morcelliana 1994.

______. A Religião nos limites da simples Razão. Lisboa: Edições 70, 1995.

______. Resposta à pergunta: O que é o Esclarecimento? Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2019.

LIBANIO, J.B. Panorama da Teologia da América Latina nos últimos vinte anos. In: ID.; ANTONIAZZI, A. Vinte anos de Teologia na América Latina e no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 19-24.

LÖWITH, K. Significato e fine della storia. I presupposti teologici della filosofia della storia. Milano: Comunità, 1965.

PANIKKAR, R. Técnica y tiempo. La tecnocronía. Buenos Aires: Columba, 1967.

______. La nueva inocencia. Estella: Verbo Divino, 1993.

______. La intuición cosmoteándrica. Madrid: Trotta, 1999.

______. De la mística. Experiencia plena de la vida. Barcelona: Herder, 2005.

PANNENBERG, W. Tipi di rapporto tra filosofia e teologia. In: ID. Teologia e Filosofia. Brescia: Queriniana, 1999. p. 15-29.

PIMENTEL CHACÓN, J. (Comp.) Teologías de la liberación e interculturalidad. Primer Encuentro Latinoamericano de Teologias de la Liberación e Interculturalidad. San José: Sebila, 2010.

ROSENZWEIG, F. La stella della redenzione. Milano: Vita e Pensiero, 2005. SEGUNDO, J.L. Liberación de la teologia. Buenos Aires: Carlos Lohré, 1975.

SOBRINO, J. El conocimiento teológico en la teologia europea y latinoamericana. In: MALDONADO E.R. (Org.). Liberación y cautiverio: debates en torno al método de la Teologia en América Latina. Encuentro Latino Americano de Teologia, Ciudad de México, 1975. Cuidad de México: Imprenta Venecia, 1976. p. 177-208.

______. Hacer teología en América Latina, Theologica Xaveriana, v. 39, n. 2, p. 139-156. 1989.

TAVARES, S.S. A teologia e seu método no Prólogo da Ordinatio de Duns Scotus. Scintilla. Revista de Filosofia e Mística Medieval, Curitiba, v. 2, p. 67-106, 2005.

______. Revelação e História: implicações recíprocas. O legado da Dei Verbum e da Gaudium et Spes. In: AGOSTINI, N. (Org.). Revelação e História. Uma abordagem a partir da Gaudium et Spes e da Dei Verbum. São Paulo: Paulinas, 2007. p. 55-85.

______. À margem de uma comemoração: considerações sobre a Teologia da Libertação no seu quarentenário. Horizonte, Belo Horizonte, v. 11, 32, p. 1378-1402, 2013.

______. Teologia sob o signo da travessia. Rumo a uma teologia intercultural. Horizonte, Belo Horizonte, v. 13, n. 40, p. 1955-1981, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.29386/reb.v78i311.1402

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Eclesiástica Brasileira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Instituto Teológico Franciscano
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil